A OMUNGA, empreendimento social
catarinense com sete anos de história, viu em um ano atípico como 2020 que
novas ações precisavam ser tomadas. O novo coronavírus chegou também nos locais
onde o instituto atua: sertão do Piauí, interior do estado do Amazonas e na
periferia de Luanda, capital da Angola, e com mais intensidade do que a ajuda
necessária para a prevenção.
Roberto Pascoal, empreendedor social
e fundador, afirma que em alguns desses municípios não há hospitais, apenas
postos de saúde, como em Curral Novo do Piauí e Betânia do Piauí, incluindo a
região de Atalaia do Norte (AM), que foi parte do epicentro das contaminações
em comunidades indígenas.
A partir de momentos de escuta com o
poder público das cidades beneficiadas pelo empreendimento social catarinense
sobre como poderiam ajudar nesse contexto, nasceu a Força-Tarefa OMUNGA.
“Analisamos a possibilidade de potencializar aulas e outras atividades
virtuais, mas percebemos a inviabilidade por conta do acesso limitado ou
inexistente à internet e equipamentos tecnológicos nessas regiões. Constatamos,
então, que a principal necessidade nesse momento é proteger a vida de milhares
de pessoas que residem naqueles municípios, oferecendo informações e itens que
promovam os cuidados básicos de higiene e prevenção”, colocou Pascoal.
O instituto tem buscado desde então
pessoas, empresas e organizações sociais que possam contribuir com recursos
financeiros ou com itens para montar 10 mil kits de prevenção, que irão
beneficiar 10 mil famílias que já são acolhidas pela instituição por meio dos
projetos educacionais e, que agora, serão atendidas para proteger sua saúde. Os
itens que compõem os kits foram selecionados de acordo com a sugestão da OMS
(Organização Mundial da Saúde) e outras entidades de proteção. Além disso,
foram relacionados itens ligados à educação, indicados pela equipe pedagógica e
mentores do instituto.
A OMUNGA é um dos negócios de impacto
social que fazem parte do programa VOA em Santa Catarina desde 2019, e tem como
objetivo promover mais liberdade, autonomia e poder de escolha para crianças
que vivem em regiões de extrema vulnerabilidade social, por meio da educação.
“O VOA nos preparou para o contexto atual do Brasil e do mundo. Pois, durante o
programa, revisamos operações, métodos, processos, gestão, objetivos que
resultou no empoderamento de nosso potencial de execução e fortaleceram nossa
conexão com a causa da OMUNGA. Acabamos mais preparados para todo tipo de
adversidade, inclusive, o da pandemia. Estamos mais obstinados para construir
bibliotecas e realizar formações de professores no Brasil e no mundo”, afirmou
Pascoal.
Atualmente, três projetos são
promovidos pelo empreendimento social: Projeto Escolas do Sertão (nas cidades
de Betânia do Piauí e Curral Novo do Piauí/PI), Livros para África (Luanda,
capital de Angola) e OMUNGA na Amazônia (Atalaia do Norte/AM) que, no conjunto,
beneficiam mais de 6 mil crianças e 550 professores.
Os recursos financeiros para o
desenvolvimento dos projetos são obtidos com a venda de produtos, especialmente
camisetas, um clube de assinatura (OMUNGA Clube), doações mensais e/ou
pontuais, além de recursos captados via Lei de Incentivo à Cultura, antiga Lei
Rouanet. A previsão de entrega dos kits é no início do ano de 2021, por isso,
ainda dá tempo de doar via conta corrente ou entrar em contato com a
instituição.
Para doar: Conta Corrente do
Instituto OMUNGA: Banco Brasil do Brasil – 001 | CNPJ: 28.229.448/0001-09 |
Agência: 2981-4 | Conta Corrente: 43.478-7.
Roberto Pascoal, empreendedor social:
47 98905-4401
Romão Luiz Melo, coordenador de
projetos da OMUNGA: 47 99961-8045
Sobre o VOA
O VOA é o programa criado pela
Cervejaria Ambev para compartilhar com ONGs seus conhecimentos em gestão. O
objetivo é ajudar essas organizações a se estruturaram melhor e, assim,
ampliarem seu impacto positivo na sociedade. Por meio do VOA, a companhia
capacita as ONGs e, ainda, incentiva o voluntariado entre seus funcionários.
Todas as aulas e mentorias do programa são dadas por funcionários da cervejaria
que se voluntariam para doar tempo e conhecimento para as participantes,
transmitindo conceitos de gestão de orçamento, planejamento estratégico,
captação de recursos, estabelecimento de metas e indicadores. Em 2018, primeiro
ano do programa, 185 ONGs de todo o Brasil, selecionadas entre quase 2 mil
inscritas, receberam consultoria personalizada. Foram quase 200 voluntários que
dedicaram 12 mil horas para ajudar as ONGs a impactarem cerca de 2 milhões de
pessoas. Em 2019, 71 novas organizações se juntaram ao programa e somam-se mais
de 270 voluntários 2 participando do programa. Neste ano, o VOA criou uma
plataforma para compartilhar os conhecimentos e módulos do programa de forma gratuita
com o público em geral, permitindo que qualquer interessado ou instituição
acesse os conteúdos de gestão do programa.
Sobre a Cervejaria Ambev
Unir as pessoas por um mundo melhor.
Esse é o sonho da Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 18 países. No Brasil, somos mais de 32
mil pessoas que dividem a mesma paixão por produzir
cerveja e trabalhamos juntos para garantir momentos de celebração e diversão. A
Ambev é uma cervejaria inovadora e temos o consumidor no centro de nossas
decisões e iniciativas. Nosso portfólio conta com cervejas, refrigerantes,
chás, isotônicos, energéticos e sucos, de marcas reconhecidas como Skol,
Brahma, Antarctica, Budweiser, Stella Artois, Wäls, Colorado, Guaraná
Antarctica, Fusion, do bem e AMA, a água mineral que destina 100% de seu lucro
para projetos que levam acesso à água potável para famílias do semiárido
brasileiro. Somente nos últimos cinco anos, investimos R$ 17,5 bilhões no país
e deixamos um legado além dos investimentos com nossa ampla plataforma de
sustentabilidade. Esse compromisso inclui metas claras, divulgadas
publicamente, e se traduz em quatro pilares: consumo inteligente, água, resíduo
zero e desenvolvimento. Esse trabalho é feito com uma rede de parceiros, pois
acreditamos que a construção de um mundo melhor se torna mais rica quando feita
em conjunto.