Blog Top Society - Karla Cruz

A surpreendente combinação entre chá e cerveja

05/11/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/4363_post_13775.jpg
Cerveja ou chá? Os dois juntos. As notas adocicadas do chá vermelho Pu Erh harmonizam com o sabor amargo da India Pale Ale para produzir a Revelia Praliné, uma cerveja que surpreende pela originalidade. Em lata de 473 ml, o lançamento é uma parceria entre a Tea Shop, a maior e mais especializada rede de chás gourmet do Brasil, e a Cruls Cervejaria Artesanal, de Brasília, cervejaria mais premiada do Centro-Oeste. A Revelia Praliné é encontrada nas 34 lojas de chá espalhadas pelo país, nos sites da Tea Shop e da Cruls ou na rede de distribuição da cervejaria no Distrito Federal.

Inspirada na escola cervejeira inglesa com infusão da mescla Praliné, da Tea Shop, a Revelia tem cor avermelhada, é encorpada e elaborada a partir de um conjunto de maltes que trazem toques de caramelo e biscoito. Ao adicionar o chá, a cerveja ganha complexidade e apresenta aromas e sabores de avelã, baunilha e cacau. "Nós fazemos o preparo do chá, seguindo instruções como temperatura da água e tempo de infusão. Depois disso, de ter o chá pronto, a gente faz a transferência desse líquido para a cerveja e aguarda que essa mistura chegue ao seu ápice sensorial. Uma vez alcançado esse patamar, seguimos para o envase da cerveja", explica Pedro Montes, cervejeiro da Cruls.

Esta não é a primeira vez que chá e cerveja se unem em nome do paladar. Em 2019, a Tea Shop lançou duas cervejas à base dos chás branco e verde, assinadas pela cervejaria Albano, de Belo Horizonte. "A versatilidade é uma das características mais apreciadas do chá", explica o CEO da marca, Michel Bitencourt. "O chá é um ingrediente que pode ser usado na culinária ou na preparação de drinques e smoothies sem perder a personalidade e acrescentando novas notas", acrescenta.

Degustação Revelia Praliné

O resultado agradou quem entende. "É uma clássica IPA Inglesa, com as características do chá Praliné presentes e muito bem inseridas, tornando a cerveja agradável para a degustação", analisa a sommelière e mestre em estilos de cervejas Rafaela De Conti, de Porto Alegre. "Um rótulo imperdível para quem gosta de chás e também para quem gosta de uma boa India Pale Ale", acrescenta.

Uma sensação semelhante é compartilhada pela especialista Debs Dezotti, de São Paulo, que observou com clareza na Revelia Praliné os sabores do chá e da cerveja: "Tive a oportunidade de experimentar o chá, para identificar bem as características que resultaram na cerveja. Com aromas e sabores terrosos, percebi notas de caramelo e biscoito, passando também por camadas mais complexas como avelã e baunilha. Poder ter o chá junto fez a experiência ainda mais completa."

A Tea Shop

Presente nos principais centros do país, a Tea Shop disponibiliza mais de 130 chás e infusões nas 34 lojas físicas e também por tele-entrega ou pela loja virtual. A rede nasceu em Barcelona, Espanha, há três décadas e hoje tem quase 100 lojas em seis países. As operações no Brasil ficam em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza, Recife, Goiânia, Cuiabá, Vitória, Florianópolis, Santos, Gramado, Balneário Camboriú, Niterói, Vila Velha (ES), Caxias do Sul (RS) e Canoas (RS).

O site www.teashop.com.br disponibiliza uma vitrine completa de mesclas à escolha do consumidor, com opções por funcionalidade (digestivo, antioxidante, relaxante, energizante etc.), para saborear em diferentes momentos do dia (manhã, após as refeições, antes de dormir, no pré e pós-treino etc.), para harmonizar com todos os tipos de comida e bebida e também de acordo com a individualidade de cada apaixonado por chá (grávidas, veganos, crianças, idosos e outras).

A Cruls

A Cruls Cervejaria Artesanal é uma microcervejaria rural localizada em Santa Maria, cidade satélite do Distrito Federal. Com três anos no mercado cervejeiro, é a cervejaria mais premiada da Região Centro-Oeste, tendo conquistado 20 premiações em competições nacionais e internacionais.

Crédito da imagem: Rafaela De Conti
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página