O ritmo de crescimento da Fakini, de Pomerode (SC), é intenso. Novidades entre os
licenciados, ampliação na rede de pontos de vendas e a aquisição da marca
Angel, no início de 2020, mostram que a empresa não parou, mesmo com os
desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus. Na área industrial,
dezenas de novos investimentos em praticamente todos os setores aconteceram nos
últimos meses e seguem sendo implantados.
Valmor Wilhelms, diretor industrial da Fakini,
comenta que a adaptação rápida e a manutenção do planejamento de investimentos
foram fundamentais para que a empresa seguisse em ascensão, mesmo com os
desafios impostos pela pandemia. “Temos um olhar para o futuro muito sólido.
Graças a isso, mantivemos as expansões previstas e, com isso, conseguimos
reagir rápido à retomada do mercado”, comenta.
O executivo afirma que os equipamentos
organizam a capacidade e trazem ganhos que aliam qualidade e volume. “No
entanto, nada disso seria possível se não tivéssemos uma equipe fantástica e
muito engajada, que está ciente da sua responsabilidade no cenário da pandemia
e comprometida com o momento de retomada. Somos muito gratos ao nosso time”,
diz.
Além da matriz, em Pomerode (SC), a Fakini tem
seis unidades nas cidades catarinenses de Taió, Mirim Doce, Lontras,
Agrolândia, São Bento do Sul e Itajaí. Juntas, elas contam com um time de mais
de 1,2 mil funcionários.
Os investimentos
Uma estrutura de 2 mil metros quadrados,
iniciada em 2019, está sendo finalizada este ano. No piso superior, está um
espaço que será dedicado ao depósito e recebimento de novos equipamentos. Na
área inferior, em um conceito inédito, está sendo triplicada a capacidade da empresa
no tratamento de efluentes.
No parque fabril, a Fakini investiu na
aquisição de equipamentos. Entre os destaques, uma estamparia localizada que
trouxe autonomia para o atendimento de desenhos em maiores dimensões e com até
10 cores. Valmor destaca que poucas indústrias no país contam com esse tipo de
maquinário.
Já na área de corte, foram adquiridos novos
equipamentos para ampliação da capacidade dos produtos da Fakini, Playground e
especialmente da Angel, marca de moda adulta feminina que foi adquirida pela
empresa no início do ano. Novos teares de alta velocidade também foram
encomendados para a produção de artigos especiais. Eles chegam em 2021.
Sobre a Fakini
Com mais de 10 mil pontos de vendas ativos em
todos os estados brasileiros, a Fakini produz mais de 1 milhão de peças ao mês
de vestuário infantil e adulto. Além da marca homônima, a companhia produz
ainda com as etiquetas Playground (também infantil) e Angel (adulto feminino).
Entre os licenciados, já tem longas parcerias com estúdios como Disney, Mattel
e Warner.
Além da matriz, em Pomerode (SC), são seis
fábricas nas cidades catarinenses de Taió, Mirim Doce, Lontras, Agrolândia, São
Bento do Sul e Itajaí. Juntas, elas contam com um time de mais de 1,2 mil
funcionários.