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Sugestão de pauta: Convivência e etiqueta nas empresas durante a pandemia

05/11/2020    Maristela Brites

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Especialista indica comunicação criativa para empresas estimularem cuidados contra Covid-19*
_Consultor empresarial aposta em vídeos transmitidos em áreas comuns e na entrega de kits próprios para funcionários. Transparência deve ser o norte dentro da equipe e para clientes, mas gestores devem dar exemplo_

Gestores e donos de empresas devem investir em uma comunicação bem pensada e criativa para que os cuidados indicados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como forma de reduzir a exposição ao novo Coronavírus, não caiam no esquecimento durante a rotina no trabalho. É o que indica o consultor e especialista em Gestão Empresarial, Diego Martins, sobre o retorno ou manutenção das atividades presenciais em meio à pandemia, que chegou a marca de 5.553.439 casos confirmados só no Brasil nesta terça-feira (3).

“As empresas precisam garantir a saúde de todos os colaboradores no processo de retorno, dado que os cuidados ainda são extremamente necessários. Uma comunicação atrativa, capaz de envolver as pessoas, vai facilitar a sensibilização sobre o uso constante de máscaras e álcool em gel, bem como o distanciamento social necessário. Também é importante que a conversa com a equipe seja franca e chame a atenção. Temos vistos vários comunicados sobre os cuidados, mas isso naturalmente vai cansando as pessoas e elas deixam de dar atenção”, reforça.

Entre as iniciativas criativas que podem ser adotadas pelas empresas estão a veiculação de vídeos em televisões presentes nas áreas comuns, como refeitório e espaço para café; totens informativos em bancadas ou mesas de salas de reuniões; e a entrega de kits exclusivos com caneta própria, álcool em gel e máscara personalizada. Exemplos simples, mas que fazem que o trabalhador perceba a preocupação da empresa e se motive a seguir as regras, segundo Diego.

Em relação aos clientes, Martins explica que cabe à empresa se posicionar e orientar seus funcionários a manterem os cuidados recomendados pelos órgãos competentes, além de deixar a clientela ciente do posicionamento. “Nesse caso, a questão com o cuidado pode ficar difícil. Nem todos os clientes irão respeitar as normas. O gestor precisa reforçar ao seu funcionário que, seja a situação que for, ele mantenha o cuidado dele. Além disso, vale lembrar ao visitante que a empresa preza pelos cuidados, entende sua importância e, por isso, espera respeito  e colaboração. O diálogo transparente com o cliente sempre foi importante, agora não seria diferente”, comenta.

Para o especialista, o retorno às atividades presenciais das empresas tem sido aguardado por muitos empreendedores. Isso é reforçado por dados do IBGE, que aponta que, até a terceira semana de agosto, 11,2 milhões de trabalhadores retornaram aos seus postos de trabalho presencial. “Este é um momento de olhar constante, de troca e de cada um assumir a responsabilidade no processo. Cabe à liderança, inclusive, além de estimular os cuidados, ser exemplo para toda a equipe e mostrar que segue as orientações dos órgãos competentes”, finaliza.
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