Se por um lado a facilidade do acesso às compras por meio da tecnologia transportou muitos consumidores ao universo online, a busca por vivências que influenciam no bem-estar está moldando o mercado de varejo de luxo em todo o mundo, inclusive no Brasil. Dados do mall premium catarinense BravaMall, na Praia Brava de Itajaí, revelaram o aumento de pelo menos 10% no fluxo de visitantes nos dois primeiros meses do ano em relação ao mesmo período do ano anterior e que eventos e ações ligadas às marcas e ao público do mall, incluindo exposições culturais, presença de designers de moda, saraus, festivais literários e gastronômicos têm estimulado a visita de público interessado pela experiência de lazer completa e que agreguem não apenas o produto, mas também momentos de lazer e socialização ligados aos seus interesses.
O último relatório "Future of Luxury" da TBWA, que avalia as tendências globais do luxo, aponta que empresas desse nicho evoluem para atender a desejos emocionais e narrativas autênticas, tornando espaços que oferecem experiências ainda mais atrativas. Além disso, segundo uma recente pesquisa da empresa americana de tecnologia, a LoopMe, 57% dos entrevistados optaram por comprar produtos de luxo em uma loja física.
Atento a este cenário mundial, o BravaMall, um dos principais ambientes de produtos e serviços de alto padrão na região, tem se tornado palco para a realização de eventos exclusivos, desde saraus, noites de autógrafos, lançamentos de obras nacionais e internacionais, música, dança, festivais literários, gastronômicos e diversas exposições.
Para 2025, o BravaMall já traz novidades culturais, como foi o caso da exposição "A Luz da Pandemia", de Marcela Schmidt, no final de fevereiro, que aborda um olhar sensível sobre histórias de superação vividas durante a pandemia. Apresentações musicais, festivais gastronômicos e atrações oferecidas pelas próprias operações seguirão ao longo do ano.
Nos últimos anos, o BravaMall recebeu uma série de eventos que transformaram os corredores e lojas em espaços de imersão cultural, além de atrações gastronômicas e de lazer. Lançamentos de livros, como 'Milei – A Revolução que Eles Não Esperavam', que conta a história do presidente da Argentina, Javier Milei, e as três novas versões do best-seller 'Café com Deus Pai', voltadas para adultos, crianças e adolescentes, foram algumas das várias atrações no ano passado. O BravaMall também realizou, em 2024, a inauguração de um espaço cultural que trouxe a exposição do artista catarinense Walmor Corrêa, conectando a fauna e a flora brasileira com a arte em azulejaria.
Ainda, houve a exposição da Família Schurmann, que apresentou ao público a grandiosidade das expedições da família de velejadores ao redor do mundo. Com um público cada vez mais interessado em experiências sensoriais e interativas, o BravaMall também realizou edições da Feira de Vinil, encontros com estilistas renomados e desfile de carnaval pet, valorizando a cultura brasileira, inclusive, entre os companheiros de 4 patas.
Além disso, o espaço literário a|Livraria foi palco de tardes de autógrafos, oficinas para diversos públicos e da 1ª Feira Literária do BravaMall, que transformou o empreendimento em um grande ponto de encontro entre escritores, leitores e editoras. Festivais gastronômicos e apresentações musicais de renomados artistas locais, além de ambientes decorados em datas festivas foram mais atrativos. “Vivemos em uma era dominada pelas telas, onde a imersão digital se tornou uma extensão da nossa existência. Mas é justamente nesse cenário que a arte se torna ainda mais essencial.
As exposições e eventos do BravaMall não são apenas um convite para contemplar, mas um chamado para sentir, tocar e se conectar de forma autêntica com o que nos rodeia. Seja através da literatura, da gastronomia, das artes plásticas ou da música, buscamos nos reconectar com a nossa própria essência”, reflete Miriam Almeida, diretora executiva do BravaMall.