Blog Top Society - Karla Cruz

Ação social doa 10 mil kits de itens escolares e de prevenção ao Covid-19 em Santa Catarina

05/11/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/4370_post_12270.jpg
A OMUNGA, empreendimento social catarinense com sete anos de história, viu em um ano atípico como 2020 que novas ações precisavam ser tomadas. O novo coronavírus chegou também nos locais onde o instituto atua: sertão do Piauí, interior do estado do Amazonas e na periferia de Luanda, capital da Angola, e com mais intensidade do que a ajuda necessária para a prevenção.
 
Roberto Pascoal, empreendedor social e fundador, afirma que em alguns desses municípios não há hospitais, apenas postos de saúde, como em Curral Novo do Piauí e Betânia do Piauí, incluindo a região de Atalaia do Norte (AM), que foi parte do epicentro das contaminações em comunidades indígenas.
 
A partir de momentos de escuta com o poder público das cidades beneficiadas pelo empreendimento social catarinense sobre como poderiam ajudar nesse contexto, nasceu a Força-Tarefa OMUNGA. “Analisamos a possibilidade de potencializar aulas e outras atividades virtuais, mas percebemos a inviabilidade por conta do acesso limitado ou inexistente à internet e equipamentos tecnológicos nessas regiões. Constatamos, então, que a principal necessidade nesse momento é proteger a vida de milhares de pessoas que residem naqueles municípios, oferecendo informações e itens que promovam os cuidados básicos de higiene e prevenção”, colocou Pascoal.
 
O instituto tem buscado desde então pessoas, empresas e organizações sociais que possam contribuir com recursos financeiros ou com itens para montar 10 mil kits de prevenção, que irão beneficiar 10 mil famílias que já são acolhidas pela instituição por meio dos projetos educacionais e, que agora, serão atendidas para proteger sua saúde. Os itens que compõem os kits foram selecionados de acordo com a sugestão da OMS (Organização Mundial da Saúde) e outras entidades de proteção. Além disso, foram relacionados itens ligados à educação, indicados pela equipe pedagógica e mentores do instituto.

img/topsocie_blog/4370_post_7270.jpg
 
A OMUNGA é um dos negócios de impacto social que fazem parte do programa VOA em Santa Catarina desde 2019, e tem como objetivo promover mais liberdade, autonomia e poder de escolha para crianças que vivem em regiões de extrema vulnerabilidade social, por meio da educação. “O VOA nos preparou para o contexto atual do Brasil e do mundo. Pois, durante o programa, revisamos operações, métodos, processos, gestão, objetivos que resultou no empoderamento de nosso potencial de execução e fortaleceram nossa conexão com a causa da OMUNGA. Acabamos mais preparados para todo tipo de adversidade, inclusive, o da pandemia. Estamos mais obstinados para construir bibliotecas e realizar formações de professores no Brasil e no mundo”, afirmou Pascoal.
 
Atualmente, três projetos são promovidos pelo empreendimento social: Projeto Escolas do Sertão (nas cidades de Betânia do Piauí e Curral Novo do Piauí/PI), Livros para África (Luanda, capital de Angola) e OMUNGA na Amazônia (Atalaia do Norte/AM) que, no conjunto, beneficiam mais de 6 mil crianças e 550 professores.
 
Os recursos financeiros para o desenvolvimento dos projetos são obtidos com a venda de produtos, especialmente camisetas, um clube de assinatura (OMUNGA Clube), doações mensais e/ou pontuais, além de recursos captados via Lei de Incentivo à Cultura, antiga Lei Rouanet. A previsão de entrega dos kits é no início do ano de 2021, por isso, ainda dá tempo de doar via conta corrente ou entrar em contato com a instituição.
 
Para doar: Conta Corrente do Instituto OMUNGA: Banco Brasil do Brasil – 001 | CNPJ: 28.229.448/0001-09 | Agência: 2981-4 | Conta Corrente: 43.478-7.
Roberto Pascoal, empreendedor social: 47 98905-4401
Romão Luiz Melo, coordenador de projetos da OMUNGA: 47 99961-8045
 
Sobre o VOA
 
O VOA é o programa criado pela Cervejaria Ambev para compartilhar com ONGs seus conhecimentos em gestão. O objetivo é ajudar essas organizações a se estruturaram melhor e, assim, ampliarem seu impacto positivo na sociedade. Por meio do VOA, a companhia capacita as ONGs e, ainda, incentiva o voluntariado entre seus funcionários. Todas as aulas e mentorias do programa são dadas por funcionários da cervejaria que se voluntariam para doar tempo e conhecimento para as participantes, transmitindo conceitos de gestão de orçamento, planejamento estratégico, captação de recursos, estabelecimento de metas e indicadores. Em 2018, primeiro ano do programa, 185 ONGs de todo o Brasil, selecionadas entre quase 2 mil inscritas, receberam consultoria personalizada. Foram quase 200 voluntários que dedicaram 12 mil horas para ajudar as ONGs a impactarem cerca de 2 milhões de pessoas. Em 2019, 71 novas organizações se juntaram ao programa e somam-se mais de 270 voluntários 2 participando do programa. Neste ano, o VOA criou uma plataforma para compartilhar os conhecimentos e módulos do programa de forma gratuita com o público em geral, permitindo que qualquer interessado ou instituição acesse os conteúdos de gestão do programa.
 
Sobre a Cervejaria Ambev
 
Unir as pessoas por um mundo melhor. Esse é o sonho da Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 18 países. No Brasil, somos mais de 32 mil pessoas que dividem a mesma paixão por produzir cerveja e trabalhamos juntos para garantir momentos de celebração e diversão. A Ambev é uma cervejaria inovadora e temos o consumidor no centro de nossas decisões e iniciativas. Nosso portfólio conta com cervejas, refrigerantes, chás, isotônicos, energéticos e sucos, de marcas reconhecidas como Skol, Brahma, Antarctica, Budweiser, Stella Artois, Wäls, Colorado, Guaraná Antarctica, Fusion, do bem e AMA, a água mineral que destina 100% de seu lucro para projetos que levam acesso à água potável para famílias do semiárido brasileiro. Somente nos últimos cinco anos, investimos R$ 17,5 bilhões no país e deixamos um legado além dos investimentos com nossa ampla plataforma de sustentabilidade. Esse compromisso inclui metas claras, divulgadas publicamente, e se traduz em quatro pilares: consumo inteligente, água, resíduo zero e desenvolvimento. Esse trabalho é feito com uma rede de parceiros, pois acreditamos que a construção de um mundo melhor se torna mais rica quando feita em conjunto.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página