Blog Top Society - Karla Cruz

VERÃO, MAR, SOL E OS CUIDADOS PARA EVITAR O CÂNCER DE PELE

09/01/2023    Maristela Brittes

img/topsocie_blog/10814_post_12469.jpg

 Verão é sinônimo de mar e sol, muito sol.  Porém, é nese período que muitas pessoas esquecem de tomar os cuidados necessários para evitar o câncer de pele, que responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) são registrados cerca de 185 mil novos casos por ano. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele e registra 8,4 mil casos anualmente, conforme os dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia
img/topsocie_blog/10814_post_6452.jpg
De acordo com a médica dermatologista, Ana Kris da Silva Sommariva, membro da Associação Brusquense de Medicina – ABM, a incidência de raios solares na nossa região é muito alta, por isso é fundamental ficar atento aos melhores horários de exposição ao sol, como antes das 10 horas da manhã e depois das 16 horas, e sempre usar protetor solar, além de roupas adequadas, chapéu e óculos de sol. A médica alerta ainda, para a importância de cuidar da pele ainda na infância. 

“Antes dos seis meses de idade não se usa protetor solar, só se protege a criança do sol com roupas e deixando sempre à sombra. Depois dos seis meses é possível usar protetor solar infantil e com mais de seis anos, a criança já pode usar protetor solar adulto”, esclarece a dermatologista. “Para as mamães que deixam os bebês na cama para pegar aquele ‘solzinho’ em busca da vitamina D, é bom lembrar que precisa ser das 10 às 15h por cerca de 10 minutos, que é o suficiente. A janela deve estar aberta, pois o vidro não deixa passar esses raios de sol ideais”, completa. 

VITAMINA D PARA ADULTO
Sabemos que a Vitamina D é muito importante para o bom funcionamento do nosso corpo e mais exige uma exposição bem pequena ao sol. De acordo com a Dra Ana Kris “A exposição precisa ser no horário ruim, das 10 às 15 horas. A pessoa passar protetor solar em todo o corpo, deixando apenas uma parte dos braços ou das pernas sem proteção. Se a pele for mais “branquinha”, 10 minutos por dia no sol é o suficiente e as mais morenas, 20 minutos. Ao passar esse tempo de exposição, deve-se aplicar o protetor solar nestas partes também”, ensina a médica. 

BRONZEADO
A dermatologista alerta para a importância do bronzeado sadio, que é conseguido com tempo. O ideal é buscar o bronzeado usando protetor solar a partir do fator 30 e ir pegando sol devagar. Vai demorar mais, mas pelos menos será um bronzeado sadio. “Não esqueça dos óculos de sol, pois os nossos olhos sofrem muito com os raios solares. Lembrar que o sol causa câncer de pele, mas também manchas e envelhecimento precoce”, complementa. 

QUEIMADURA SOLAR
Se apesar de todos esses cuidados, a pessoas ainda se queimar, o ideal é que não se passe nada como vinagre, café, pasta de dente ou outros. A recomendação, segundo a dermatologista “é hidratar a pele com cremes hidratantes e beber muita água para repor o líquido perdido. Pode usar gel pós sol para alívio da queimadura. Se tiver bolha é recomendado procurar ajuda médica.”

SINTOMAS DE CÂNCER DE PELE
De acordo com a médica, algumas situações devem ser observadas como feridas que não cicatrizam ou sangram com facilidade. Outra observação importante, são os sinais que mudam de cor, crescem ou mudam de formato. na observância de alguma dessas situações, procurar logo um médico. 

TRATAMENTO
Todos os tipos de câncer de pele tem tratamento, desde que diagnosticados cedo. A maioria dos tratamentos são cirúrgicos, porém, em alguns casos, pode ser necessário fazer um tratamento adjuvante. Lembrando que, o câncer de pele melanoma, tem mais chance de causar metástase e levar a morte. 

“Uma última dica é evitar ao máximo as queimaduras solares, pois elas são um dos fatores de risco mais importantes para o desenvolvimento do câncer de pele melanoma”, conclui a médica dermatologista.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página