Blog Top Society - Karla Cruz

Especialista em Lighting Design, arquiteta Helena C. Gentili retorna ao Brasil

31/10/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10374_post_551.jpg
A arquiteta e Lighting Designer, Helena C. Gentili, após temporada no exterior, retorna ao Brasil, em novembro para cumprir agenda. Entre os novos projetos está sua participação como convidada no III Congresso de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, evento híbrido, para o qual trará seu conhecimento com uma palestra sobre a importância do projeto de iluminação no ambiente urbano e oficina sobre lighting design com participação da arquiteta e também lighting designer Susanna Antico, da Itália.
 
Helena morou na Itália, nas cidades de Roma e Milão, de 2006 a 2021. Em 2012 fundou seu próprio escritório, Helena Gentili Lighting Design, em Milão, conhecida como a capital do design, e ao retornar ao Brasil, em 2021, abriu sua filial em Florianópolis.
 
Desde 2017 atua como principal consultora de iluminação da Ivorysense, uma empresa de soluções integradas fundamentada no design, que fornece soluções para edifícios e espaços públicos, em Bangalore, na Índia.
 
Por lá também coordena e desenvolve vários projetos de iluminação integrados com soluções de automação baseadas na Internet das coisas (IOT) para diferentes campos de aplicação, como residencial, comercial, patrimônio cultural e iluminação urbana. Atuante no segmento, ainda presta consultoria de design de iluminação para outras empresas em diversos países como Itália, Bélgica, Suíça e no Brasil.
 
Na Índia assinou o projeto de iluminação da HMG Stones Showroom (2018) e atualmente coordena o desenvolvimento do projeto para iluminação das obras de Arte para o novo aeroporto internacional de Bangalore, entre outros trabalhos corporativos como o novo Campus da Boeing, na mesma cidade.
 
Já na Bélgica foi responsável, em colaboração com Susanna Antico Lighting Design Studio, em 2019, pelo projeto de iluminação da Catedral de Antuérpia e seus arredores, vencendo o prêmio internacional Execellence Award pela Associação Internacional de Lighting Desing (IALD).
 
O IALD Awards é o programa de premiação mais antigo e de importância, que reconhece a excelência em design de iluminação arquitetônica. O prêmio é universalmente reconhecido como a maior honra na indústria de design de iluminação, e colocou em destaque a arquiteta brasileira. Outro momento importante para sua carreira aconteceu em 2018, quando recebeu o prêmio 40under40, premiação que destaca os 40 jovens mais talentosos e promissores da atualidade, com até 40 anos de idade, na área de design de iluminação em todo o mundo.

img/topsocie_blog/10374_post_3523.jpg
img/topsocie_blog/10374_post_7629.jpg
img/topsocie_blog/10374_post_9202.jpg
img/topsocie_blog/10374_post_5386.jpg
img/topsocie_blog/10374_post_6001.jpg
img/topsocie_blog/10374_post_646.jpg
img/topsocie_blog/10374_post_10351.jpg
 
A Lighting Designer brasileira, foi selecionada entre mais de 350 indicados, juntamente com outros 22 homens e 18 mulheres de 12 países diferentes. A premiação foi criada em 2016, como uma oportunidade de reconhecimento e celebração de talentos emergentes pela indústria de iluminação. A cerimônia de entrega do Lighting Design Awards aconteceu em maio de 2018, no London Hilton Park Lane (Inglaterra).
 
No Brasil, assinou o projeto de iluminação do restaurante carioca Casa Momus, o conceito de iluminação para a marca vegana Lapa Shoes no Rio e em Florianópolis, e atua como consultora para lojas como Camicado e Kopenhagen em parceria com os escritórios gaúchos R4 Design e Villa Lighting.
 
Entre seus projetos atuais, o empreendimento Lago Almeida, no Jurerê Internacional, em  Florianópolis, da RMZ Construtora projetado pelo escritório Nieroschott Studio e também o Hospital Veterinário Ponta Porã em São Paulo trazendo para o projeto uma abordagem de iluminação dinâmica que tem como objetivo ajustar o relógio biológico e equilibrar o metabolismo para proporcionar maior conforto e bem-estar aos clientes e funcionários.
 
Sua experiência de mais de 15 anos na área de design de iluminação envolve o setor público e privado. De acordo com Helena, o trabalho do lighting designer é agregar senso e valor a um espaço, seja interno ou externo, para criar uma determinada atmosfera usando a luz artificial e seus componentes técnicos e sugestivos como principal meio de expressão. "O design de iluminação é um processo tanto funcional quanto estético. Porque a luz também é um fator emocional e fisiológico", explica. 
 
Cabe a este profissional compreender o papel da iluminação no plano da cidade, tanto na arquitetura, ou no design de interiores e contar com seu amplo conhecimento de equipamentos e sistemas de iluminação para garantir um design de alta qualidade e criatividade", define. 
 
Sobre a Arquiteta
 
Helena Conelian Gentili tem formação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com mestrado em Lighting Design pela Università degli Studi di Roma "La Sapienza" e Doutorado em Design Arquitetônico e Urbano pelo Politecnico di Milano, com o objetivo de aprofundar o estudo do papel da iluminação artificial na paisagem noturna contemporânea.
 
Atualmente, é professora adjunta do Mestrado em Lighting Design & Led Technology do Politecnico di Milano e participa como palestrante em seminários e workshops internacionais e nacionais.
 
Desde 2014, ela é membro da APIL (Associação Italiana de Lighting Designers) e recentemente, em 2022 se filiou a Asbai (Associaqäo Brasileira de Arquitetos de Iluminação). De 2019 a 2021 foi embaixadora da plataforma digital inspiradora e global Women in Lighting (Índia), que visa promover o perfil de mulheres que trabalham na área do design de iluminação.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página