Blog Top Society - Karla Cruz

Urologista de Blumenau dá dicas para prevenir o câncer de próstata

31/10/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10375_post_7653.jpg
No calendário anual, o Novembro Azul é o mês oficial da conscientização sobre a saúde do homem e alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A glândula do sistema reprodutor masculino fica localizada logo abaixo da bexiga. O tumor se manifesta com mais frequência a partir dos 50 anos e é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil, depois do câncer de pele.
 
Estima-se que a cada ano cerca de 66 mil brasileiros receberão este diagnóstico, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Por isso é tão importante falar sobre a prevenção: a detecção precoce aumenta as chances de cura e diminui os efeitos colaterais do tratamento.
 
O urologista Sérgio Augusto Skrobot, de Blumenau, alerta que a conscientização ganha ainda mais peso considerando que o público masculino costuma ter mais resistência para manter uma disciplina de consultas periódicas e exames de rotina. A prevenção está diretamente ligada aos hábitos e ao zelo com a saúde.
 
Confira a seguir seis dicas do médico para prevenir o câncer de próstata:
 
1. Visite o urologista regularmente
Manter os exames em dia é fundamental para a detecção precoce do câncer de próstata. A partir dos 50 anos a recomendação é fazer anualmente os exames de toque e PSA (dosagem sanguínea de proteína produzida pela glândula).
 
2. Não tenha medo do exame
Não vamos deixar que o tabu e as piadas nas rodas masculinas nos afastem da nossa saúde. Através do exame de toque na parede do reto, o médico avalia tamanho e consistência da próstata, podendo detectar alguma anormalidade. O exame dura segundos e é indolor.
 
3. Adote uma dieta equilibrada
Alguns estudos apontam que excesso de carne vermelha e laticínios podem ter uma influência negativa no desenvolvimento do câncer de próstata. Em contrapartida, uma dieta rica em verduras, frutas e vegetais verde-escuros está associada à prevenção. Uma alimentação equilibrada também evita o sobrepeso, que é um dos fatores de risco da doença.
 
4. Pratique atividade física
A atividade física regular entra como um coadjuvante para a prevenção ao câncer de próstata – esta é uma orientação para prevenir vários tipos de câncer e doenças crônicas. Manter o corpo em movimento equilibra o metabolismo e níveis de insulina e glicose.
 
5. Corte o cigarro e modere o álcool 
O tabagismo está associado ao desenvolvimento da neoplasia e a chances menores de recuperação quando o câncer de próstata é diagnosticado. O consumo elevado de álcool também é fator de risco.
 
6. Considere seu histórico familiar
Há um fator genético associado ao desenvolvimento da doença. Homens que têm casos de câncer de próstata em familiares de primeiro grau (pai e irmãos) antes dos 60 anos devem começar a rotina de rastreamento mais cedo. Nestes casos recomenda-se fazer os exames a partir dos 45 anos. 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página