Blog Top Society - Karla Cruz

ANACLA apresenta exposição " A Arte Sustentável que Salva a Terra" no Atlântico Shopping

30/05/2022    Maristela Brittes


img/topsocie_blog/8954_post_9619.jpg

Para celebrar o “Dia Mundial do Meio Ambiente” que acontece no dia 5 junho, a ANACLA – Academia Nacional de Ciências, Letras e Artes – Núcleo de Balneário Camboriú com apoio do Atlântico Shopping, realizam a Exposição “A Arte Sustentável que Salva a Terra”, com obras inéditas de artistas acadêmicos da ANACLA, de Balneário Camboriú, Itapema, Camboriú, Penha e Blumenau.
O Evento acontece do dia 1º ao dia 12, na sala LE 47 – 1º piso do Atlântico Shopping de Balneário Camboriú, no horário das 10:00 às 22:00hrs.
O campo da arte ambiental é tão vasto como o mundo natural que o inspira. A arte é uma lente através da qual é possível explorar todos os aspectos da sociedade – desde a produção urbana de alimentos, a política climática, gestão de bacias hidrográficas, infraestrutura de transporte e design de roupas .
“Arte ambiental” é um termo genérico que se refere a uma ampla gama de trabalho que ajuda a melhorar a nossa relação com o mundo natural. Seja informando sobre as forças ambientais, ou demonstrando problemas ambientais, e até com uma participação mais ativa, reaproveitando materiais e restaurando a vegetação local. Muitas práticas artísticas, como a land art, eco-arte, e arte na natureza, bem como os desenvolvimentos relacionados em prática social, ecologia acústica, slow food, slow fashion, eco-design, bio-art e outros podem ser considerados como parte desta mudança cultural maior.
A exposição reúne 5 artistas, sendo: 2 de Balneário Camboriú, com Arlene Dellatorre e RoseSpíndola; Camboriú, com Miriam Arceno; Itapema, com Felipe Guimarães e Penha, com Márcio Carneiro e ainda,todos acadêmicos da ANACLA.

Artistas 


– Arlene Dellatorre
– RoseSpíndola
– Mirian Arceno
– Felipe Guimarães
– Márcio Carneiro

img/topsocie_blog/8954_post_1303.jpg

img/topsocie_blog/8954_post_7900.jpg

img/topsocie_blog/8954_post_9609.jpg


img/topsocie_blog/8954_post_10457.jpg

São obras e estilos deferentes e diferenciados, que formam artes únicas e inéditas, com produtos retirados de sobras descartados ou que fazem parte da natureza: Reciclar e Reutilizar.
Simone Macedo, diretor do Núcleo BC da ANACLA, ressalta que “A arte e o meio ambiente apelam à razão e aos sentimentos. O que ocorre quando são misturados? A resposta está na arte ambiental, um movimento praticado por artistas de diferentes áreas que converte a natureza em sua inspiração — ou matéria-prima — para nos transmitir sua beleza e incentivar sua preservação.”

Expositores

Arlene Dellatorre – Balneário Camboriú
A artista plástica Arlene Dellatorre, deixou de ser empresária para dedicar-se à causa da Sustentabilidade. Utiliza várias técnicas e materiais descartados em nossa cidade de Balneário Camboriú para serem reutilizados expressando as formas e cores de cada obra.
Idealizou o Projeto de Sustentabilidade chamado "Salve os Oceanos", amparado na ideia de conscientizar sobre a necessidade de preservarmos as praias e os oceanos. São mais 50 obras, elaboradas a partir de materiais reutilizados e alternativos, que possibilitam uma nova forma de expressão artística, mostrando como a reutilização pode se tornar instrumento de consciência social e ambiental. De rolhas a celulares e chinelos, vários materiais recolhidos da natureza ganham formas e cores inusitadas nos traços da Artista.
Arlene Dellatorre participou de várias exposições, entre elas "VOLVO OCEAN RACE", Ministério Público de Santa Catarina e Beto Carrero World. Recebeu Moção de Congratulação, da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, como homenagem ao seu trabalho e sua arte.

RoseSpíndola – Balneário Camboriiú
Artista nas Artes Visuais e escritora autora, RoseSpíndola é uma autodidata, nas tintas e na literatura. De modo geral, todas suas obras, nos dois segmentos, acontecem sempre através de “insights” ou melhor dizendo, por inspiração.
Membro da Academia de Letras do Brasil - Seccional: Balneário Piçarras, e da ANACLA.
Nas Artes Plásticas participou da Exposição individual – Galeria de Arte Fundação Cultural Balneário Piçarras/SC; – Coletivas: “Mulheres” e “Frida Kahlo”. Galeria de Arte Fundação Cultural Balneário Piçarras/SC. Membro do GAP – Grupo de Artistas Plásticos de Balneário Camboriú com participações em várias coletivas.
Participação como artista/produtora executiva na “Transmutare Exposição Coletiva de Arte Sustentável”. Edições: – Galeria Municipal de Arte/BC; Ponto de Memória “Casa Linhares”-Barra-Balneário Camboriú; Galeria de Arte Fundação Cultural de Balneário Picarras; Espaço Cultural Mercado do Peixe/Itajaí/SC; Galeria de Arte Fundação Cultural de Bombinhas; Galeria de Arte Lindolf Bell – CIC – Florianópolis; Exposição Coletiva “Moças Bem Comportadas” – Espaço Cidadela Cultural, Joinville – Exposição Itinerante CONEXÕES da FAAPSC-AAPLAJ/Joinville


Mirian Arceno Rocha - Camboriú
Artista plástica, artesã e escritora Miriam teve seu envolvimento com a arte a partir de 1993. É autodidata em grande parte de seus trabalhos. Seu estilo é figurativo, indo do acadêmico ao contemporâneo. Ministrou aulas de artesanatos e pintura em óleo sobre tela em Itajaí e Camboriú, durante anos. Realiza exposições individuais e coletivas com diversos temas desde 2001. É membra da CAPPAZ (Confraria de Artistas e Poetas pela Paz) desde 2010, é autora das capas das Antologias publicadas em 2012, 2014 e 2021. Também da ANACLA -Academia Nacional de Ciências, Letras e Artes - e GAP -Grupo de Artistas Plásticos- de Balneário Camboriú. Participa pintando ao vivo em seminários, conferências, escolas e ambiente eclesiásticos em diversos estados do Brasil. Palestrante do tema "Abuso Sexual", é idealizadora do projeto social" Arte que Denuncia Combate e Previne" através da exposição de arte com o tema Violência contra a Mulher e a Criança lançada em 2019.


Felipe Guimarães - Itapema
Seu despertar artístico em fazer a arte virar profissão, veio em 2021 quando recebeu um convite para mostrar seu talento em um campeonato nacional de esculturas, onde a proposta era criar uma peça feita de sucata de metal e técnicas de solda.
Visionário ele procurou meios alternativos e oportunidades para viver do seu sonho, levou suas ideias a sério e vem as transformando em projetos sustentáveis em prol ao município de Itapema, aonde revitaliza parquinhos recreativos públicos com matérias primas que o município já disponibiliza em pátio ou descarte.
Neste ano, teve seu primeiro monumento em espaço público e referência histórica em Itapema. O Projeto Geração conta em forma de escultura a tradição das famílias açorianas que colonizaram Itapema ensinando a tradição da pesca artesanal.
O que faz desse monumento único em Santa Catarina é a matéria prima na qual ele foi revestido, cerca de 300kg sucata de talheres de inox foram utilizados.
Ressaltando que o descarte incorreto desse material demora até 500 anos para se degradar no meio ambiente e através da arte esse material teve um novo destino.
“O impossível é só aquilo que ainda não tentei”


Márcio Carneiro – Penha
Conhecido como Bruxo, Márcio Carneiro trabalha com a madeira, galhos e resíduos que vem do mar, transformando o negativo em positivo, em contato direto com a natureza e sua força.
Ao resgatar madeiras e resíduos, Márcio lembra que identifica o que a natureza pré-grita e dessa forma trazemos esse material para o atelier e os lapidamos, mostrando toda sua beleza em formas únicas.
“O prazer de fazer o que se ama é pura magia, lembrando que não sou o melhor, mas faço o melhor”.

Assessoria: Simone Macedo
Fotos: divulgação


Compartilhe nas redes sociais:

Lançamento do Livro - Memórias de Artistas Arteiros, em BC

30/05/2022    Maristela Brittes


img/topsocie_blog/8953_post_5748.jpg

O livro “Memórias de Artistas Arteiros”, que reúne textos escritos por quinze artistas do GAP – Grupo de Artistas Plásticos de Balneário Camboriú, conta episódios interessantes que lhes impactaram na infância ou na adolescência. Essas memórias são acompanhadas de imagens de obras de arte inéditas, criadas especialmente para o livro, e que expressam o olhar de cada um sobre sua própria história rememorada. As memórias variam em forma e conteúdo. Misturam contos, crônicas, relatos... Algumas são mais poéticas, pueris; outras, mais “arteiras”; outras, ainda, de drama, trazendo experiência e superação... Os textos são diferentes em foco, como diferente é cada artista com suas peculiaridades.

img/topsocie_blog/8953_post_3608.jpg
   
O livro contém também relatos dos artistas sobre como se envolveram com o mundo das artes. Os artistas participantes são: Alberto Ducati, Doda Fries, Elis Teixeira, Franci Floriani, Maria Luiza de Castro Brandeburgo, Maria Paula Giacomini, Mirian Arceno Rocha, Onildo Borba, Paloma Her, Ragli V. Rotta Martins, RoseSpíndola, Roseli Braun, Solange Sol Ribeiro, Tânia Maria de Souza, Vânia Regina Bergonsi.

Com lançamento agendado para o dia 02 de junho próximo, às 19h30min, na Biblioteca Municipal Machado de Assis, de Balneário Camboriú, o livro une as artes plásticas e a literatura num só trabalho, visando estimular a leitura ¬– com textos curtos – e a apreciação das artes junto ao público jovem, como também junto a outros públicos que apreciem livros de papel. A obra tem como idealizadora a professora e artista plástica Tânia Maria de Souza, que, atualmente, preside o GAP. E quem coordena o projeto é a artista plástica RoseSpíndola. O projeto foi contemplado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), através do edital Prêmio ELISABETE ANDERLE DE ESTÍMULO À CULTURA – EDIÇÃO 2021, e visa alcançar estudantes do ensino médio de escolas estaduais do ensino regular e de jovens e adultos (EJA), bem como os residentes em recuperação, da Comunidade Terapêutica “Viver Livre”. O livro chegará a essas instituições, acompanhado de dinâmicas com artistas do projeto, e com a exposição concomitante das obras de arte que ilustram as memórias.

O GAP celebra 26 anos
O grupo foi fundado no ano de 1996, formado por amigos que se encontravam periodicamente para confraternizar, pintar e conversar sobre arte e cultura. Eles resolveram transformar esses encontros em algo mais significativo e, assim, sob a liderança de Dagmar Sanchez, surgiu o GAP - Grupo de Artistas Plásticos de Balneário Camboriú, que posteriormente foi transformado em associação.
Tânia lembra que, ao longo desses 26 anos, o GAP sempre contribuiu para a cultura de Balneário Camboriú e região, levando arte para os mais variados espaços, desde galerias e fundações culturais até espaços informais. Ele organiza oficinas de arte, viagens culturais e leilões online, entre outros eventos.


Compartilhe nas redes sociais:

Fundador da KNN lança livro sobre empreendedorismo e motivação

30/05/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/8952_post_4610.jpg
O empresário Reginaldo Boeira, fundador de uma das maiores redes de franquias do Brasil, lança livro sobre sua jornada no mundo do empreendedorismo. A obra, intitulada “Quando o sucesso é a única opção”, resgata a história de Reginaldo desde sua infância desafiadora e revela que caminhos percorreu até chegar ao sucesso.
 
Reginaldo nasceu no interior de Minas Gerais em uma família muito humilde. Filho do meio entre 11 irmãos, viu a fome de perto e começou a empreender por pura necessidade. Com apenas 12 anos, passou a vender doces na cidade em que morava e pouco tempo depois já era dono de sua própria distribuidora. Chegou a enfrentar três grandes falências durante sua vida, mas jamais deixou de persistir.
 
Ao mesmo tempo em que é uma autobiografia, o livro também traz ensinamentos valiosos sobre empreendedorismo, liderança e motivação. Por entre as 112 páginas, Reginaldo destaca o valor da persistência e em que pilares é preciso se apoiar para garantir um futuro próspero no âmbito profissional.
            
O livro está disponível para na Amazon, na loja virtual da Editora Labrador e em diversas livrarias como Livraria Martins FontesLivraria Loyola e Livraria da Vila.
 


Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página