Café em lata: tendência Cold Brew chega ao Brasil
04/10/2022
Gustavo Siqueira

Invenção japonesa muito apreciada
na Ásia, o café em lata vem ganhando espaços na Europa e América do Norte nos
últimos anos e chega agora ao Brasil com o lançamento da Moose Cold Brew:
uma bebida de café extraída a frio em um processo de fabricação artesanal.
A categoria já é considerada a
próxima tendência do mercado de bebidas, e o formato gelado e pronto para beber
se alinha aos novos hábitos de consumo dos brasileiros, ao clima tropical do
país e à demanda por produtos mais naturais contendo cafeína, que deve ter
aumento de 2,8% no próximo ano, segundo pesquisa da Euromonitor encomendada
pela Ball.
O produto da Moose traz
características bem definidas do Cerrado Mineiro e leva de 18 a 24 horas para a
extração do líquido após a imersão do café na água. Esse processo permite
um resultado mais leve com sabor adocicado, apesar dos únicos ingredientes
serem o café e a água presentes no envase da lata de alumínio, que é a
embalagem mais sustentável entre as opções para bebidas. O novo formato de
consumo já é uma realidade e ganha cada vez mais espaço em um cenário
de busca por energéticos mais naturais e de baixa caloria.
A responsável pela latinha de
alumínio que protege o sabor do café dos raios UV é a Ball Corporation, líder
mundial em embalagens sustentáveis de alumínio e pioneira em lançamento de
novas categorias de bebidas em lata. A empresa é precursora em categorias além
do vinho, como drinks, hard seltzer e água em lata e, para Hugo Magalhães,
diretor de Marketing e Novos Negócios da Ball para América do Sul, a entrada do
café em lata no Brasil é uma situação parecida com o lançamento da categoria de
vinhos enlatados.
“Em 2019, a Ball produzia cerca
de um milhão de latas para vinhos destinadas ao mercado brasileiro, e, em um
ano, esse número cresceu mais de 15 vezes. Estimamos que um crescimento
significativo semelhante a esse ocorra com o café em lata em alguns anos”,
conta Hugo. Sobre a união do café com a latinha, ele completa:
“O consumidor da América do Sul
segue essa tendência internacional de buscar bebidas que tragam energia de
forma alternativa, e o café gelado em lata chega para agregar nesse sentido.
Também vemos uma procura cada vez maior por produtos que inspirem
sustentabilidade, que é o caso de Moose, envasada na lata de alumínio, a
embalagem mais sustentável da cadeia de bebidas”.
A lata sempre foi considerada por
Gabriel Adamo, fundador de Moose, como o envase perfeito. Além da praticidade e
segurança, a lata gela mais rápido, se alinhando com a produção feita de
maneira 100% fria, mantem o sabor sem interferência dos efeitos da luminosidade
e é a opção mais amiga do meio ambiente, já que, se descartada corretamente,
volta às prateleiras como uma nova lata em 60 dias.
“A Moose surgiu depois de uma
viagem aos Estados Unidos, quando percebemos que os americanos encaravam o café
em lata como um energético natural. A bebida pareceu favorável para o Brasil logo
de cara, levando em consideração que o país é um dos maiores produtores e
consumidores de café do mundo, e estas impressões foram confirmadas com
pesquisas depois”, explica Gabriel Adamo.

“Procuramos a Ball Corporation
por conta do pioneirismo da empresa no lançamento de categorias como vinho e
água em lata, e da inovação”, completa.
O café em lata da Moose, primeiro
do Brasil na embalagem, pode ser encontrado no site da própria Moose e na VADELATA Store, e-commerce da Ball focado em
bebidas em lata, além da loja Marukai, especializada em produtos orientais no
bairro da Liberdade, e o Koa Food Market Itaim, ambos em São Paulo. Em breve, a
novidade também estará disponível em mais de 130 unidades do supermercado Pão
de Açúcar espalhadas pelo Brasil.