Blog Top Society - Karla Cruz

Empresária de Balneário Camboriú tokeniza carro em blockchain pública

22/04/2024    Karla Cruz

img/topsocie_blog/14241_post_9927.jpg
Trata-se do primeiro registro no Brasil
 
Na vibrante cidade de Balneário Camboriú, a empresária Marcella Zorzo enfrentou uma jornada repleta de desafios ao tentar realizar o registro relativo à compra de um veículo cujo proprietário residia no Mato Grosso do Sul. Confrontada com uma série de burocracias aparentemente intermináveis, Marcella sentiu na pele as dificuldades e frustrações do processo tradicional de transferência de propriedade.
Cansada das barreiras enfrentadas e determinada a encontrar uma solução inovadora, uma ideia inusitada começou a florescer em sua mente empreendedora: e se ela pudesse registrar a venda na blockchain?
Impulsionada por sua visão de simplificar e modernizar o processo de transferência de propriedade de veículos, Marcella embarcou em uma jornada rumo à inovação. Como advogada especialista em tokenização, coautora do livro “O Guia Jurídico da Tokenização”, ela viu na blockchain uma solução revolucionária para os desafios enfrentados pelos compradores e vendedores de veículos em todo o país.
Determinada a transformar sua visão em realidade, Marcella reuniu uma equipe de especialistas em tecnologia para desenvolver uma plataforma inovadora de registro de vendas de veículos na blockchain. Com a implementação dessa solução, ela não apenas resolveu seus próprios problemas, mas também abriu as portas para uma nova era na indústria automotiva, onde a burocracia e as barreiras geográficas não mais impediriam as transações de veículos.
A solução foi desenvolvida pela empresa brasileira DATACURRENCY, cujo CEO é o advogado e programador especializado em DEFI, Fernando Lopes, que inicialmente falou sobre a validade jurídica do registro:
“muito embora de acordo com o artigo 1267 do Código Civil a propriedade de bens móveis seja transferida pela tradição, contrariamente ao que ocorre no caso de bens imóveis à luz do artigo 1245, o registro prévio do negócio jurídico na blockchain pode ser de grande valia em inúmeros casos, seja para assegurar direitos, mas principalmente para criação de novos modelos de negócio, como o sistema de carro por assinatura com opção de compra”
Perguntado sobre a diferença entre o registro em blockchain pública e o “serviço de Transferência Digital de Veículos”, lançado em março deste ano pelo governo de São Paulo, que usa blockchain, ele explica:
“São questões totalmente diversas. Primeiro, o registro no Detran constitui mera formalidade administrativa, conforme jurisprudência consolidada no STJ. Segundo, embora as informações registradas na blockchain de redes privadas possam estar mais seguras do que em sistemas que não utilizam blockchain, elas podem ser alteradas, não apresentando a mesma garantia de imutabilidade das redes públicas. Terceiro, as redes públicas possuem interoperabilidade com o comércio eletrônico internacional, sendo possível a realização, em segundos, de um negócio jurídico direto entre um chinês e um brasileiro, mediante uso de stablecoins, por exemplo. Quarto, a possibilidade de negociação direta significa a eliminação dos intermediários, principal objetivo de criação da blockchain, o que não ocorre nas redes privadas de caráter centralizado. Enfim, mas não apenas, os custos no uso de blockchains públicas são muito mais reduzidos”
 
Desse modo, graças à visão e determinação de Marcella Zorzo, a expectativa é que, muito em breve, proprietários de veículos em todo o país possam desfrutar de um processo simplificado e transparente de realização de negócios jurídicos, graças à tecnologia blockchain. Sua jornada não apenas destaca a capacidade de inovação dos empreendedores brasileiros, mas também inspira outros a buscar soluções criativas para os desafios do mundo real.
Os dados do registro podem ser conferidos nos seguintes links:
Registro de transferência do token para um smart contract capaz de vender frações de direitos sobre o veículo
https://polygonscan.com/token/0x065edf25462b926ee9cb199974591177f90a5f36
             Metadado do NFT com detalhes jurídicos em registro distribuído:

Compartilhe nas redes sociais:

Festa do Pinhão terá virada de lote dos ingressos em 8 de maio

22/04/2024    Karla Cruz

img/topsocie_blog/14240_post_6548.jpg
Compras com valores de lote atual poderão ser feitas até quarta, dia 8 de maio. Aquisições a partir do dia 9 de maio terão novos valores.

img/topsocie_blog/14240_post_9665.jpg
 

A virada de lote dos ingressos para a 34ª Festa Nacional do Pinhão está programada para o dia 8 de maio. Para garantir entradas com preços atuais é preciso se apressar, acessar o site festadopinhao.com ou ir até um dos pontos de venda, localizados no Mercado Público, Fhortec, Suplement Store e Fort Atacadista. Os valores de meia-entrada estão sujeitos a aumento sem aviso prévio. 


A 34ª edição da Festa do Pinhão está programada para ocorrer entre 24 de maio e 2 de junho, no Parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages. Com um programa repleto de entretenimento, gastronomia típica e música de alta qualidade, a Festa do Pinhão continua a atrair multidões para celebrar a cultura e os sabores característicos da região sul do Brasil.

 

A programação completa pode ser conferida no site e redes sociais do evento.

 

 

Por Catarinas Comunicação

Compartilhe nas redes sociais:

Abril Verde: saúde e segurança no trabalho devem estar no foco da indústria

22/04/2024    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/14239_post_8145.jpg
Os acidentes de trabalho são uma preocupação constante de empresas e colaboradores, principalmente no setor da indústria, onde muitas funções podem se deparar com atividades de risco. De acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), apenas em 2022* foram registrados 612,9 mil acidentes de trabalho no Brasil, sendo que destes, 2,5 mil trabalhadores morreram.
 
Os dados mostram a importância do investimento em ações que melhorem a saúde e a segurança dos colaboradores no ambiente de trabalho. Os impactos desses acidentes não se limitam apenas aos trabalhadores afetados, mas também às empresas, que enfrentam custos com indenizações e afastamentos. Investir em segurança no trabalho não é apenas um dever ético, mas também uma estratégia inteligente para evitar prejuízos humanos e financeiros.
 
Para conscientizar empresas e trabalhadores sobre a importância da Segurança e Saúde no Trabalho foi criado o movimento Abril Verde, que utiliza o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado em 28 de abril, para ressaltar a necessidade do debate e do investimento na promoção de ações focadas neste objetivo.
 
Cuidados e benefícios
 
As medidas de prevenção são fundamentais para garantir um ambiente de trabalho seguro. Entre esses cuidados imprescindíveis estão o cumprimento da legislação, realização de treinamentos adequados, fornecimento e uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), revisão de máquinas e equipamentos, implantação de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e manutenção de um ambiente limpo e organizado.
 
Ao adotar essas práticas, as empresas não apenas cumprem suas obrigações legais, mas também colhem uma série de benefícios. Colaboradores mais satisfeitos, clima organizacional positivo, ambiente de trabalho seguro, preparo para lidar com imprevistos e redução de custos com acidentes são apenas algumas das vantagens.
 
Para apoiar empresas que desejam investir na área de SST, o SESI possui uma gama de serviços desenvolvidos para promover a cultura da segurança e da saúde dentro das empresas.
 
Gestão de SST
 
Foco em gestão de riscos ocupacionais e saúde do trabalhador na busca por melhoria contínua com entrega de resultados e com simplificação no envio de dados de SST para e-Social por meio de tecnologias automatizadas. Elaboração de laudos e programas, como PGR - Programa de Gerenciamento de RiscosPCMSO- Programa de Controle Médico de Saúde OcupacionalLI - Laudo de InsalubridadeLP - Laudo de Periculosidade e LTCAT - Laudo Técnico das Condições de Trabalhoparte fundamental da Gestão em SST, principalmente, para determinar as condições ambientais e se elas irão influenciar em processos e rotinas trabalhistas, como direito à aposentadoria especial ou pagamento adicional de insalubridade e periculosidade.
 
Para manter os programas e laudos sempre atualizados, levando em consideração todas as alterações e modernizações pelas quais a SST passa nos últimos anos, os serviços do SESI preveem documento vivo, com atualização constante e emissão de novas versões sempre que necessário.
 
Também são entregues o Relatório Analítico do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e o Relatório Geral do Programa de Gerenciamento de Riscos, documentos fundamentais que apresentem o desenvolvimento e resultado desses programas e o planejamento para os próximos ciclos.
 
A ferramenta web é desenvolvida de forma especializada para as rotinas de SST das empresas e permite a gestão de informações legais como:
 
·       Visualização de exposição de risco por grupo ou trabalhador;
·       Entrega de Equipamento de Proteção Individual;
·       Emissão de ordens de serviço;
·       Gestão de CIPA;
·       Gestão de treinamentos;
·       Gestão de Plano de Ação;
·       Convocação de exames ocupacionais;
·       Agendamento de exames e consultas ocupacionais;
·       Gestão Eletrônica de Documentos;
·       Registros de incidentes;
·       Emissão de Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).
 
Medicina do trabalho
 
Os exames médicos ocupacionais são realizados conforme os termos da Norma Regulamentadora 7: exames admissionais; periódicos; demissionais; mudança de risco ocupacional (antiga mudança de função); e de retorno ao trabalho.
 
Todos os exames são realizados de acordo com a indicação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Além disso, é feita a avaliação clínica do trabalhador, buscando a aptidão para a função exercida.
 
Cursos de NR (Norma Regulamentadora)
 
Treinamentos que preparam os trabalhadores para atividades exercidas na indústria. Com um colaborador devidamente treinado, a chance de ocorrerem acidentes de trabalho é reduzida. As qualificações ministradas pelo SESI somam a flexibilidade do ensino à distância e a prática necessária das aulas presenciais, onde os trabalhadores estudam para manter os ambientes de trabalho seguros em qualquer situação.
 
Atualmente, são disponibilizados cursos das principais Normas Regulamentadoras: NR05, NR10, NR11, NR12, NR13, NR15, NR18, NR20, NR22, NR23, NR26, NR31, NR33, NR34, NR35, NR36.
 
Com serviços especializados em Segurança e Saúde no Trabalho, o SESI oferece soluções abrangentes para ajudar as empresas a promoverem uma cultura de segurança. Seja na gestão de riscos ocupacionais, na realização de exames médicos ocupacionais conforme as normas regulamentadoras ou na oferta de cursos de capacitação em diversas NRs, o SESI é referência em tornar as indústrias mais seguras e competitivas.
 
*Dado mais recente consolidado.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página