Blog Top Society - Karla Cruz

Hospital brasileiro realiza primeira neurocirurgia com fototerapia intraopetarória das Américas

20/05/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/8887_post_14173.jpg
O Instituto de Neurologia de Curitiba (Hospital INC) acaba de registrar mais um avanço no tratamento de tumores cerebrais. O Hospital realizou a primeira cirurgia nas Américas com Terapia Fotodinâmica Intraoperatória (TFD) e corante 5-ALA para tratamento de glioma cerebral. A TFD, atualmente aplicada em pouquíssimos centros da Europa, é uma ferramenta valiosa e vibrante para o arsenal de tratamento de gliomas de alto grau, um tipo de câncer incurável cuja incidência é de 4,7 pessoas a cada 100 mil – variando de acordo com sexo, etnia e faixa etária.
 
Estudos preliminares publicados pelo Journal of Neurosurgery e Journal of Neuro-Oncology, ano passado, mostraram que essa terapia traz benefícios para o paciente, sem riscos adicionais durante a cirurgia. Isso significa que a aplicação da TFD aumenta as chances do paciente viver por mais tempo sem o reaparecimento da doença. “A recidiva da doença é o grande desafio no tratamento de tumores malignos, pois invariavelmente eles acabam voltando ao leito onde foram tratados. No caso dos gliomas malignos, a radiação e a quimioterapia são fundamentais. Então, após uma cirurgia com TFD e 5-ALA, o tratamento convencional deve ser retomado”, explica Dr. Erasmo Barros Júnior, neurocirurgião do INC.
 
De acordo com o médico, o grande diferencial desse procedimento é poder tratar o paciente no próprio leito operatório, imediatamente após a remoção do tumor, com a iluminação. O 5-ALA marca as células doentes na cavidade cirúrgica e um difusor conectado a uma fonte de luz vermelha gera uma reação fotoquímica para destruí-las, tratando as margens do cérebro. “O objetivo é neutralizar as células cancerosas residuais que ainda existem. Após essa etapa, que aumenta em uma hora o tempo operatório, a cirurgia é finalizada com o fechamento, conforme a rotina”.
 
INC adaptou o protocolo de aplicação da TFD
A eficácia da TFD ainda está sendo estudada, mas já se sabe que melhora a resposta imunológica local e ajuda no controle do tumor. A Divisão de Neurooncologia do Departamento de Neurocirurgia do INC se baseou nos dois maiores estudos publicados a respeito desse assunto, em Munster (Alemanha) e Lille (França), e realizou adaptações do protocolo. “Foi feito um extenso trabalho, ao longo de dois anos, seguindo o rigor científico necessário, através de uma parceria científica do INC com a DMC, que é uma empresa especialista em desenvolver laser de uso médico, e também com o Instituto Nupen, uma fundação de ensino e pesquisa em saúde”, informa Dr. Erasmo Barros Júnior. 
 
O neurocirurgião lembra que se trata de uma técnica muito recente, com poucos anos de desenvolvimento, mas com um imenso potencial de benefício no controle de uma doença tão grave. “Existem estudos realizados na França e na Alemanha, a partir de 2017, demonstrando a segurança da fototerapia intraoperatória e um melhor controle da doença”.
 
 


Compartilhe nas redes sociais:

Contação de histórias é atração da Tarde Cultural no Shopping Itaguaçu

20/05/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/8886_post_7739.jpg
O Shopping Itaguaçu e a livraria Página promovem neste sábado, 21 de maio, a sua Tarde Cultural, com diversas atrações para as crianças e atividades a partir das 15h. A programação conta com uma atração especial às 16h, onde é a vez da contadora de histórias Adriane Forster encantar com contos e interpretações que fascinam a qualquer pessoa.

Segundo Soraya Kobner, coordenadora de Marketing do Shopping, também é papel do Itaguaçu participar da formação cultural e social de seus clientes e frequentadores. "Sabemos a importância de estimular a leitura para a formação sociocultural das pessoas, e poder levar isso aos nossos é realmente muito gratificante. O Itaguaçu é considerado o Shopping da família e o que pretendemos aqui é também proporcionar momentos para todos da família", explica.

A programação da Tarde Cultural contará com sorteio de bolsas para os cursos da escola de idiomas Rockfeller Language Center. Para concorrer é  necessário preencher um cupom e inserir na urna que estará na Página Livraria, ou encaminhar nome completo e telefone pelo WhatsApp. Serão considerados válidos os cupons e mensagens recebidas até o dia 25 de maio.
 


Compartilhe nas redes sociais:

FG Empreendimentos anuncia ampliação de investimentos no segmento hoteleiro

20/05/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/8885_post_10696.jpg
Os empresários Francisco e Jean Graciola, empreendedores que têm forte relação com o desenvolvimento de Balneário Camboriú, confirmam novos investimentos no setor hoteleiro, onde estão à frente de três marcas: Fazzenda Park, Marambaia Hotel e Vila Germânica. O projeto que está em desenvolvimento trará para a cidade o primeiro Hotel Upscale. A cidade vem demonstrando essa necessidade, com um mercado cada vez mais concorrido, impulsionado por grandes equipamentos turísticos e empresariais.
 
Com o compromisso de oferecer "acabamentos premium" e empreendimentos assinados, a escolha reflete uma tendência de mercado, em que marcas de moda high-end estão emprestando cada vez mais seus nomes e experiência em estilo para projetos imobiliários de prestígio. “O setor imobiliário tradicional está se adaptando às áreas urbanas e os hotéis urbanos com quartos com diferentes e propostas e design com alto investimento em tecnologia estão atraindo cada vez mais viajantes corporativos e de lazer”, destaca o empresário Jean Graciola.
 
O mercado de viagens corporativas deve ultrapassar US$ 2 tri até 2028 com impacto direto nos setores de tecnologia, hotelaria e transporte. Os dados são do Business Travel Market, que apresenta a projeção de uma taxa de crescimento de 13,2% ao ano, influenciadas pelas Bleisure Travels, como são chamadas as viagens de negócios que são estendidas ou emendadas com viagens de lazer. “Percebemos que o que o bleisure travel é uma opção bastante atraente para quem deseja conciliar a viagem de lazer com outros objetivos, entre eles, o trabalho”, completa Graciola. 
 
O novo projeto será de cobranding. “Fomentar o turismo na cidade está dentro das premissas da FG. Nosso plano é anunciar em breve o projeto e contribuir para o desenvolvimento, não apenas no turismo de lazer, mas também com foco no turismo de negócios da região”, finaliza o empresário Jean Graciola.

Crédito da foto: Hildo Jr


Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Colunista social há 28 anos, é idealizadora tanto do Programa, como quanto Revista e Blog Top Society, além do evento Mulheres em Ev...
Curta Nossa Página