Blog Top Society - Karla Cruz

Blumenau recebe sessão de cinema especial voltada para o público Autista

31/03/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11481_post_624.png
Para celebrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, que ocorre neste domingo, dia 02 de abril, o Shopping Park Europeu promove pela terceira vez, uma sessão de cinema adaptada para o público com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
 
O evento acontece no cinema Arcoplex, no Shopping Park Europeu, às 14 horas. A sessão terá o custo de meia entrada e é dedicada a acompanhantes e pessoas autistas. O filme apresentado será “Shazam 2 - Fúria dos Deuses”, do gênero aventura.
 
A sessão será toda adaptada e especial. As salas serão levemente iluminadas, a plateia é livre para andar, dançar, falar ou cantar à vontade. Vale lembrar que as vagas são limitadas e é necessária a apresentação da carteira de identidade PCD ou laudo médico.
 
Para mais informações acesse as redes sociais do Shopping. O evento é uma parceria entre o Shopping Park Europeu e a rede de cinemas Arcoplex.
 
Conscientização do Autismo
 
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é resultado de alterações físicas e funcionais do cérebro e está relacionado ao desenvolvimento motor, da linguagem e comportamental. O TEA não tem cura e afeta o comportamento da pessoa. Os primeiros sinais podem ser notados em bebês nos primeiros meses de vida.
 
Por isso, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo tem como intuito difundir informações para a população geral sobre a doença e reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno. 

Compartilhe nas redes sociais:

Dia internacional da visibilidade trans marca a luta contra o preconceito

31/03/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11480_post_14789.jpg
Em 31 de março comemora-se o Dia Internacional da Visibilidade Trans. A data é dedicada a celebrar as pessoas transgênero e aumentar a consciencialização sobre a discriminação enfrentada por elas em todo o mundo, além de comemorar as suas contribuições e conquistas na sociedade.
 
O dia foi fundado pela ativista norte-americana e transgênero Rachel Crandall, e é celebrada desde 2009.
 
“O dia da visibilidade trans é um dia de luta”, afirma o médico José Carlos Martins Junior, que comanda em Blumenau a Transgender Center Brazil, clínica especializada em pacientes trans. O médico complementa que a medicina tem um papel importante para a saúde desta população e faz parte da conquista das pessoas trans.
 
Há quatorze anos, o Brasil se mantém em primeiro lugar no ranking dos países que mais assassinaram pessoas trans. Em 2022 foram registrados 131 assassinatos e, de acordo com a Rede Trans Brasil, 22 assassinatos foram registrados só no primeiro bimestre do ano de 2023.
 
A Associação Nacional de Travestis e Transexuais denuncia que enquanto a expectativa de vida da população geral é de 75 anos, a das pessoas trans é de apenas 35 anos de idade. 
 
Devido a esses números alarmantes, o 31 de março tem se somado a outras datas importantes para debater e fomentar ações relacionadas à comunidade LGBTQIA+.
 
“Conhecimento é a arma mais importante contra o preconceito. Enquanto as pessoas se negarem a acolher a população trans e ignorar que elas existem e são pessoas comuns, como quaisquer outras, ainda teremos muitos casos de preconceito e violência”, afirma Dr. José Carlos Martins.
 
Dados de 80 países reunidos pelo projeto internacional Trans Murder Monitoring (monitoramento de assassinatos de pessoas trans, em tradução livre) mostram que, das 4.639 mortes registradas entre 2008 e setembro de 2022: 1.741 ocorreram no Brasil (37,5% do total); 649 no México (14%); 375 nos Estados Unidos (8%).
 
O levantamento indica ainda que 68% dos casos acontecem na América Latina e Caribe.

Compartilhe nas redes sociais:

Crianças e adultos autistas têm entrada gratuita no Dreams Eco Park

31/03/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11479_post_5164.jpg
A partir deste sábado, 1º de abril, crianças e adultos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem entrada gratuita no Dreams Eco Park, em Foz do Iguaçu.
 
A campanha - que terá duração até o dia 30 -, é alusiva ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2. Para receber o benefício a criança ou o adulto precisa apresentar a Carteira do Autista ou laudo médico e um documento de identidade com foto.
 
Para Daiany Caputti, especialista em Transtorno do Espectro Autista, mãe do Theo e esposa do Douglas, ambos com TEA, esta promoção é realmente um presente para as famílias.
 
Segundo Daiany, frequentadora assídua do Vale dos Dinossauros, se para uma criança sem o diagnóstico de autismo ter contato com animais e com a natureza já é importante, para o autista os benefícios são imensos.
 
Esse contato permite que a criança autista tenha seu repertório sensorial ampliado, desenvolvendo o emocional e o sistema nervoso, aumentando a tolerância às novas situações. E ainda, promove experiências variadas e ricas com diversos estímulos sensoriais”, disse.
 
A advogada Aline Milanez é mãe do Joaquim de 4 anos, que também foi diagnosticado com TEA, em 2021. Para ela, levar o filho no Dreams Eco Park, além de um momento de lazer, será uma terapia. “Muitos médicos indicam o passeio de cavalo (equoterapia) como parte do tratamento. Melhora a motricidade e gera benefícios ao equilíbrio, concentração e postura”, destacou.
 
O parque
 
O Dreams Eco Park, em Foz do Iguaçu, é o mais novo parque ecológico da região trinacional. Localizado ao lado do Dreams Park Show, é um espaço de conscientização e cuidado das aves, animais e da mata atlântica, mas que também oferece diversas opções de lazer e entretenimento para todas as idades.
 
Numa área de mais de 30 mil metros quadrados, abriga o Centro de Falcoaria, um espaço destinado a proteção e readaptação das aves de rapina e uma imersão na arte e história falcoaria, técnica milenar trazida da Europa cujo objetivo é reabilitar aves de rapina (carnívoras) a caçar.
 
Também a Mini Fazenda. Dentro das casinhas vermelhas, que parecem a versão moderna dos “3 Porquinhos”, tem um casal de lhamas, porquinhos da índia, vacas, patos, gansos, pavões, cavalos, ovelhas, cabritos, avestruzes, entre outros animais. Além do parquinho e uma área de descanso e piqueniques.
 
No Dreams Eco Park, os visitantes também podem andar de cavalo.
 
Para conhecer as técnicas aplicadas pelo Centro de Falcoaria e o voo das aves, o visitante pode escolher dois horários: às 10h30 e às 16h. Antes, às 10h e às 15h30 tem a apresentação dos cavalos.
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Colunista social há 28 anos, é idealizadora tanto do Programa, como quanto Revista e Blog Top Society, além do evento Mulheres em Ev...
Curta Nossa Página