Blog Top Society - Karla Cruz

Antonio Koerich palestra para alunos de ciências contábeis na UFSC

02/06/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/12061_post_11450.jpg
Na próxima terça-feira, 06 de junho, o empresário Antonio Koerich, presidente da Lojas Koerich, uma das maiores varejistas de Santa Catarina, estará na Universidade Federal de Santa Catarina, a convite da professora doutora Nathália Laffin, para conversar com alunos do curso de ciências contábeis sobre sua trajetória empresarial. Koerich lançou recentemente um livro contando sua trajetória, trazendo fatos marcantes desde a chegada de seus descendentes ao Brasil, abertura da Eugênio Raulino Koerich em 1955, o crescimento e cisão das empresas e a diversificação de mercado como uma das principais lições nestes 68 anos de Koerich.
 
O nono de 13 filhos, Antonio Koerich construiu um legado que vai muito além da empresa que traz o seu sobrenome e que faz parte da história de Santa Catarina. Um homem religioso, que sempre esteve à frente de seu tempo, amante da música, um admirador da comunicação, visionário. Junto a seu irmão, Walter, ousou empreender e criar uma cultura comercial, a começar pela capital de Santa Catarina.
 
O eixo norteador do bate-papo com os acadêmicos serão os aprendizados de uma vida, que Koerich também compartilha com os leitores em seu livro, com lições que construiu ao longo de toda a sua trajetória. Alguns trechos da obra são marcantes, e que o empresário também objetiva compartilhar com os estudantes, como os primeiros anos nos bancos escolares, a primeira professora, que ensinou a Koerich as primeiras lições de oferta e procura, a infância, o início da vida laboral, a veia para comunicação, a religiosidade, a música e o legado das adversidades.
 
A empresa conta atualmente com 122 lojas em Santa Catarina e com projeto de expansão para 2023. Conta com 1400 e vem crescendo globalmente, em faturamento, na ordem de 10 a 15%. O e-commerce da marca vem crescendo acima da média nacional, com destaque para o segmento de móveis e linha branca, que puxa a alta do canal. Além das lojas tradicionais, a empresa vem apostando em espaços de experiência, onde o cliente pode encontrar produtos para todas as áreas, expostos de forma setorizada, facilitando a imersão e o contato com as marcas. Atualmente o Koerich conta com sete mega lojas e o projeto é ampliar, levando o conceito para outras regiões do estado. Outra área em franca expansão é a financeira, que desde janeiro deste ano passa a concentrar todos os produtos e serviços no KAB. A financeira do Koerich está na lista das cinco maiores financeiras do país, respaldando todas as operações do grupo.


Compartilhe nas redes sociais:

Brasileira desenvolve técnica Zero Dor para perfuração de orelhas em bebês

02/06/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/12060_post_13473.jpg
A prática de perfuração de orelhas em bebês tem gerado discussões acaloradas entre pais e profissionais de saúde. Enquanto alguns acreditam que a perfuração é uma tradição cultural e uma forma de embelezar as crianças, outros argumentam que a prática deve ser evitada devido ao risco de dor e infecção.
 
Uma nova técnica tem chamado atenção: a perfuração de orelhas indolor. Esse método utiliza anestésico tópico e crioterapia, ou seja, redução da temperatura da orelha, tornando o procedimento indolor para o bebê. A técnica é simples e rápida, e muitas mães relatam que seus filhos nem sequer choraram durante o processo.
 
A enfermeira Keilla Viegas, especialista em Anatomia Musculoesquelética pela University of Harvard/MA, que atua há oito anos nos Estados Unidos, criou o método Zero Dor, perfuração humanizada e indolor das orelhas.
 
Utilizamos algumas técnicas para que o bebê fique o mais confortável possível e que não se torne traumático. O método é aplicado dentro da rotina dos bebês, por exemplo, se estiverem com sono, esperamos eles dormirem, colocamos sons de ruído branco, entre outros métodos para deixá-los confortáveis”.
 
Diferenciais que tornam a perfuração indolor
 
Keilla revela que para tornar o procedimento indolor, na técnica Zero Dor é utilizado anestésico tópico e crioterapia, ou seja, baixa temperatura local. “Utilizamos tudo isso na medida certa, afinal, o uso incorreto dessas técnicas fará com que a perfuração seja dolorida”, comenta.
 
“A humanização e o material que uso realmente são os diferenciais aplicados. Além disso, os brincos que são próprios para bebês, ou seja, esterilizados e que tornam a aplicação silenciosa. É importante lembrar que não usamos as famosas  pistolas na hora da aplicação. Faço acompanhamento após o procedimento, neste momento verifico se está tudo bem com o bebê, entrego um kit para cuidados com prescrição de cuidados e um material para que os familiares cuidem de forma correta da cicatrização do furo”, explica.
 
Cursos e especializações da técnica ZERO DOR
 
Cada vez mais pessoas procuram serviços de perfuração de orelhas para seus bebês, seja por questões culturais ou estéticas. No entanto, é importante lembrar que esse é um procedimento que requer cuidados especiais e técnicas apropriadas para ser realizado com segurança e minimizar a dor e o desconforto do bebê.
 
Por isso, é fundamental que os profissionais de saúde que realizam a perfuração de orelhas em bebês tenham conhecimento e habilidades específicas para oferecer um serviço de qualidade e seguro aos pais e aos pequenos pacientes.
 
Felizmente, existem cursos especializados nessa área que capacitam os profissionais de saúde para oferecer um serviço de alta qualidade e minimizar o desconforto dos bebês durante o procedimento. Pensando nisso, Keilla desenvolveu uma mentoria sobre a técnica Zero Dor.
 
“O curso engloba diversas informações sobre técnicas modernas de perfuração, escolha dos dispositivos mais seguros e estéreis, cuidados pós-procedimento, prevenção de infecções,  orientações aos pais sobre a higiene, cuidado das orelhas perfuradas do bebê, entre outros. Além disso, revela como tornar todo esse processo indolor, seguro e não traumático”, conta a especialista.
 
Keilla ainda reforça que, ao realizarem um curso especializado em perfuração de orelhas em bebês, os profissionais de saúde se tornam mais capacitados e confiantes em oferecer um serviço de qualidade e com foco na segurança e bem-estar do paciente. “Assim, os pais podem ter mais tranquilidade ao escolher um profissional capacitado para realizar a perfuração, sabendo que ele será tratado com cuidado e atenção especial”, conclui.
 
Sobre Keilla Viegas 
 
Keilla Tabordes Viegas Ribas é formada em enfermagem pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. É especialista em Anatomia Musculoesquelética pela University of Harvard/MA e certificada para colocar brincos em bebês e piercings em adultos com uma técnica 100% indolor. Além disso, Keilla é especialista em reparo do lóbulo, ou seja, lobuloplastia, sem cirurgia.

Compartilhe nas redes sociais:

TEDxBlumenau acontece neste domingo, 4

02/06/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/12059_post_131.jpg
O domingo, 4, será de transmissão de boas ideias a partir de Blumenau. A nona edição do TEDxBlumenau acontece a partir das 14h30min e apresenta 12 palestras com diferentes perspectivas sobre o tema deste ano, que é Principia.
 
Embora pouco conhecido, o termo resume uma das teorias de Newton que fala que dois corpos, independentemente do seu tamanho, quando se encontram, são transformados para sempre. No palco, diferentes perspectivas sobre estes encontros serão apresentados.
 
E não são apenas os mais de 400 participantes que adquiriram ingresso que poderão aproveitar o conteúdo, preparado por um time de mais de 50 voluntários durante todo o ano. Qualquer pessoa interessada pode assistir o evento na íntegra, através do Youtube do TEDxBlumenau, no link https://bit.ly/tedxblumenau2023-aovivo.
 
A mestre de cerimônias do evento será Cris Guterres, apresentadora da TV Cultura e colunista do Universa UOL. Em 2022, ela abriu o evento com uma fala sobre adoção de crianças mais velhas. Os 12 palestrantes confirmados são:
 
·         Ana Suy: psicanalista, escritora, professora universitária e autora de "A gente mira no amor e acerta na solidão" e de outros quatro livros. Doutora em pesquisa e clínica pela UERJ, mestre em psicologia clínica pela UFPR.
·         Avós da Razão: Gilda Bandeira e Sonia Bonetti são amigas que encantam a internet através dos vídeos do canal Avós da Razão. Legalização da maconha, velhice, espiritualidade, sexo, relacionamento aberto. Com uma mente aberta, elas conversam sobre tudo e buscam não reproduzir preconceitos.
·         Caio Badu: designer curitibano com vivência em agências, startups, centros de pesquisa e multinacionais, atuando hoje como Head de Design da Ambev Tech. Representa a primeira liderança trans de nível estratégico em design no Brasil e tem se especializado em prol de estratégias concretas e plurais de diversidade, inclusão e equidade.
·         Camila Werling: é mestre em Música pela UDESC na área de musicologia onde atualmente cursa o doutorado em Música. Atualmente é professora universitária na Universidade Regional de Blumenau (FURB) além de lecionar na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes e no Programa de Bandas e Fanfarras do município de Blumenau.
·         Débora Montibeler: atua como especialista em diversidade e inclusão da Blend Edu, membra da Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial, do Conselho Consultivo da UNESCO-SOST Transcriativa e do EUCONECTO, movimento que surgiu para conectar mulheres com espírito empreendedor.
·         Gabriel Romão: pedagogo e apaixonado pela educação, ele acredita que apenas por meio dela que a sociedade poderá melhorar. Hoje, está como CO-CEO da TODXS, posição alinhada com o seu objetivo de vida: impactar na transformação da sociedade por meio da educação, diversidade, empatia e principalmente afetividade.
·         Helena Galante: criadora do podcast Jornada da Calma, diretora de redação de diversas revistas, como a Claudia. Vive na correria, mas não desiste de encontrar caminhos possíveis para contemplar a dança frenética da transformação com olhos mais serenos.
·         Jotapê: nascido e criado na periferia de São Paulo, é o fundador e CEO da NewSchool - um movimento educacional que está revolucionando o aprendizado de qualidade para os jovens da periferia.
·         Lucas Pompeu: trabalha na área de tecnologia como engenheiro de dados e já publicou diversos artigos e capítulos de livros relacionados a essa temática, além da autoria de um livro sobre a linguagem Python lançado em 2019. É um jovem paraense criativo e inovador, enquanto ainda estava na faculdade, desenvolveu uma Linguagem de programação chamada Égua.
·         Mayumi Sato: é diretora de uma empresa brasileira que reúne os principais aplicativos adultos da América Latina. Um deles é o Sexlog, a maior rede social de sexo e swing do Brasil, com mais de 18 milhões de pessoas cadastradas. Formada em matemática, uniu a paixão pelos números com suas pesquisas sobre sexualidade e relacionamentos.
·         Samuca: Samuel Stumpf é formado em Gestão de Recursos Humanos e atua há 10 anos na área de D&I (Diversidade e Inclusão). Hoje é analista na RD Station, que está entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Instrutor de Yoga, no seu tempo livre também surfa, acampa, corre maratonas, anda de skate e já foi até atleta patrocinado no circuito gaúcho de mountain bike.
·         Thiago Guimarães: é roteirista, videomaker e criador do canal Ora Thiago, onde publica vídeo-ensaios sobre cultura pop, política, filosofia e pequenas grandes questões da contemporaneidade.
O TEDxBlumenau é uma edição local, independente e licenciada do maior evento de compartilhamento de ideias do mundo, o TED. Através das agendas realizadas na cidade por um time de mais de 50 voluntários, as 135 palestras que aconteceram em Blumenau somam mais de 3,5 milhões de visualizações no perfil internacional da plataforma.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Colunista social há 28 anos, é idealizadora tanto do Programa, como quanto Revista e Blog Top Society, além do evento Mulheres em Ev...
Curta Nossa Página