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ACBG Brasil promove 6ª edição da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço no Julho Verde

03/07/2022    Maristela Brittes

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ACBG Brasil promove 6ª edição da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço no Julho Verde
Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço alerta para a necessidade do autocuidado e do diagnóstico precoce
A Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil) promove a 6ª edição da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, com o slogan “Autocuidado é SobreViver”. A entidade quer conscientizar a população sobre a importância do autocuidado e atenção aos primeiros sinais e sintomas da doença (diagnóstico precoce), ampliando as taxas de cura, com menos sequelas. A campanha ocorre de 1º a 31 de julho, sendo 27 de julho o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço.
Após cinco anos de luta, em abril de 2021 foi sancionada a lei 14.328, que instituiu o Julho Verde, ou seja, o mês nacional do Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. “Com a sanção da lei, entidades e organizações da sociedade civil poderão realizar inúmeras ações, com objetivo de informar e conscientizar toda a sociedade. A inclusão da campanha no calendário nacional também contribui para que os pacientes tenham acesso a um tratamento integral, sendo reabilitados e incluídos com plena noção dos seus direitos”, destaca a fundadora e presidente voluntária da ACBG Brasil, Melissa Ribeiro.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), os cânceres de cabeça e pescoço ocupam o terceiro lugar no ranking, com 7% dos 685 mil novos casos por ano. Anualmente, o INCA registra cerca de 40 mil novos casos de cânceres de cabeça e pescoço, denominação genérica de tumores que se originam em regiões das vias aéreo-digestivas, como boca, língua, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe e seios paranasais.
“Até 2022, 45 mil pessoas no país poderão perder parte de suas faces por causa do câncer na cavidade oral. Em média, 22.950 brasileiros correm o risco de perder a voz em consequência de um câncer de laringe. Precisamos agir”, alerta Melissa Ribeiro. Neste contexto, destaca-se o diagnóstico tardio: a cada quatro novos casos, três chegam com a doença em estágio avançado, resultando no óbito de cerca de 50% desta população.
Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, o médico cirurgião Rafael Nunes Goulart destaca a importância do diagnóstico precoce para obtenção de sucesso no tratamento e na reabilitação. “Quanto mais cedo é o diagnóstico, menor é a lesão e a agressividade do tratamento. O ideal também é combater os fatores de risco”, acrescenta.
Mesmo após o tratamento, que pode ser realizado com cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou imunoterapia, o câncer de cabeça e pescoço pode causar sequelas irreversíveis, mexendo com a estética facial, com a deglutição e alimentação, com a fala e a voz. “Os pacientes enfrentam desafios como deformação da face e do pescoço, diminuição do paladar e olfato, perdas funcionais como fala, respiração, mastigação, deglutição, audição e visão, que afetam sua qualidade de vida”, informa Melissa Ribeiro.
Existe ainda a dificuldade de reinserção social e de reabilitação dos pacientes, causada pela falta de informação e de políticas públicas.  Além do diagnóstico precoce, a fonoaudióloga Lauanda Barbosa também destaca a importância da consulta com especialista no período pré-operatório. “Os pacientes que buscam superar o câncer de cabeça e pescoço geralmente apresentam problemas de fala e deglutição e o profissional de fonoaudiologia pode fornecer orientações importantes e uma acolhida ainda antes da cirurgia”, ressalta Barbosa.
A ACBG Brasil trabalha para que a Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço alcance em 2022 todos os estados do Brasil, abordando tanto a prevenção, quanto o diagnóstico, o tratamento e reabilitação.
Como contribuir com a Campanha?
? A ACBG Brasil está realizando arrecadação de fundos em prol da causa da venda de camisetas e kits do Julho Verde 2022. Acesse o site da ACBG Brasil e confira todos os materiais da campanha deste ano.
Os principais fatores de risco para estes tumores são:
·         Consumo de tabaco (todos os tipos de cigarros, charutos e cachimbos) e álcool;
·         Má higiene bucal;
·         Infecção viral pelo vírus do papiloma humano (HPV), transmitido principalmente através de relações sexuais desprotegidas (inclusive sexo oral);
·         Consumo de bebidas quentes, principalmente as tradicionalmente servidas em temperaturas muito altas, como o chimarrão/mate;
·         Exposição excessiva ao sol (câncer de lábios, couro cabeludo);
·         Exposição durante o trabalho à poeira de madeira, poeira de têxteis, pó de níquel, colas, agrotóxicos, amianto, sílica, benzeno, produtos radioativos;
·         Infecção pelo vírus de Epstein-Barr (EBV), que pode causar a mononucleose infecciosa, uma manifestação do vírus transmitida por contato com outras salivas.
 
Procure um médico ou dentista, caso sejam identificados um ou mais dos principais sintomas e sinais que durem por duas semanas ou mais:
? Feridas na boca que não cicatrizam;
? Mudança na voz ou rouquidão por mais de duas semanas;
? Manchas vermelhas ou esbranquiçadas na região bucal;
? Dificuldade para mastigar ou engolir;
? Irritação ou dor na garganta;
? Perda de peso sem motivo aparente;
? Mau hálito frequente;
? Ferida no rosto que não cicatriza;
? Dentes moles ou dor em torno deles.
 
Sobre a ACBG Brasil
A ACBG Brasil é uma organização da sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, habilitada como OSCIP que trabalha em prol dos portadores de câncer de cabeça e pescoço, e seus familiares em todo o Brasil.
A presidente, Melissa Medeiros, teve câncer de laringe e enfrentou um longo e doloroso tratamento, mas perdeu sua voz natural para sempre. A ACBG Brasil nasceu da vontade dela em ser útil à sociedade mesmo sem voz, tentando melhorar a jornada do paciente que passa por tal situação. Com o incentivo e orientação do filho Gabriel Marmentini, criou a primeira organização social voltada para acolher os pacientes com câncer de cabeça e pescoço no Brasil, com objetivo de criar e melhorar as políticas públicas de saúde e de direitos básicos dessa população.
A entidade atua em três eixos principais:
? Advocacy - Envolve a realização de iniciativas que visam à defesa de uma causa e a busca por melhores políticas públicas;
? Inclusão - projetos que visam o acolhimento, a integração dos pacientes na sociedade e a implementação de projetos que devolvem a dignidade a sobreviventes que precisam de algum tipo de reabilitação;
? Informação - Execução e apoio de campanhas de conscientização, organização de eventos, palestras de prevenção em organizações e escolas, geração de conteúdo.
 
Acompanhe também a ACBG Brasil nas redes sociais:
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Florianópolis ganha Escritório de Promoção da Inovação para empreendedores no Norte da Ilha

03/07/2022    Maristela Brittes

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Unidade funcionará no Centro de Inovação Albatroz, nos Ingleses, e é uma parceria entre 
Prefeitura e Acate
 
            Empreendedores e pessoas que desejam abrir o próprio negócio passarão a contar, a partir do dia 1º de julho, com um novo Escritório de Promoção da Inovação (EPI), que fará parte da Rede de Inovação Florianópolis. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura (via Fundo Municipal da Inovação) e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE).
O local escolhido foi o Centro de Inovação Albatroz, organização que já atua no setor desde o ano passado. A localização no extremo norte da Ilha (quase na divisa entre os bairros Ingleses e Santinho), visa atender gratuitamente à população da região, que não precisará mais se deslocar, ampliando a área de atuação do projeto. Tudo ficará disponibilizado em um mesmo lugar, desconcentrando a prestação do serviço e reforçando o atendimento nos bairros. 
O lançamento oficial acontecerá no dia 4 de julho, em um evento com a presença de autoridades, empresários e convidados. A Rede de Inovação conta com EPIs também em outros quatro Centros de Inovação, sendo três da ACATE (DowntownPrimavera e Sapiens Parque), além do Soho (Coqueiros).
No EPI Albatroz serão oferecidos orientação, suporte e consultoria especializada por parte dos Agentes de Inovação. No primeiro mês de funcionamento (julho), o atendimento será apenas on-line e, a partir de agosto, haverá também a opção presencial. 
O empreendedor ficará por dentro das múltiplas possibilidades existentes para a abertura ou crescimento da sua empresa. Receberá informações e encaminhamentos personalizados nas áreas de inovação, capital, investimentos, soluções de crédito, recursos humanos, obrigações tributárias, legislação, etc.
A depender do perfil e do nível de maturidade do negócio, a pessoa poderá ser conectada a diversos atores, como Sebrae, Fapesc, Bridge 1o1, Cocreation Lab, Miditec, LinkLab, UFSC, serviços da prefeitura, entre outros. “É um verdadeiro balcão de informações e encaminhamentos”, afirma o presidente da ACATE, Iomani Engelmann. Segundo ele, o foco principal são os negócios nas áreas de tecnologia e inovação, que já são muito fortes em Florianópolis. “É um setor que gera empregos inclusivos, ótimos salários, além de excelentes perspectivas futuras, e tudo isso com pouco impacto ambiental”, ressalta.
            O CEO do Centro de Inovação Albatroz, Marcio Silvado, explica que no local já ocorrem atendimentos, mas a implantação do Escritório vai alavancar os serviços e ajudar a desenvolver ainda mais a região. “Nos Ingleses e bairros vizinhos há muitos empreendedores com ideias incríveis, que têm tudo para se transformar em negócios de sucesso. Mas eles enfrentam dificuldades de todo o tipo e muitas vezes não sabem onde buscar ajuda. O escritório irá preencher esta lacuna e cumprir este papel”, afirma. Informações: redeinovacao.floripa.br
 

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Winter Festival vai agitar Porto Belo

03/07/2022    Maristela Brittes

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Evento terá seis atrações internacionais, com ingressos à venda pelo site Ingresso Nacional
 
Amantes da música eletrônica, preparem-se! Dia 09 de julho acontece o Winter Festival, evento que promete agitar o El Fortin Club, em Porto Belo / SC. As atrações já estão confirmadas, inclusive com seis DJ´s internacionais!
No Mainstage se apresentam o artista croata Matroda e o alemão Sharam Jey, incendiando o palco. Juntam-se aos dois o B2B tão aguardado dos gigantes Louie Cut, português e Kanio, da Grã-Bretanha. Outros grandes que se apresentarão são os brasileiros Dakar, Visage e Marcel Coelho.
Na Black Tarj o comando fica com os israelenses Sajanka e Terra e dos brasileiros Harmonika, Vermont, Capteach, Nando Rajska e Psycosd.
Já o palco origins recebe o showcase da gravadora de Melodic Techno 
Prototype, com Blancah, Tarter, Kommodo, San Schwartz, Hngt, Hig Thao, além do DJ residente Colussi, fundador da label.
Os ingressos estão disponíveis pelo site Ingresso Nacional.
O El Fortin Club fica na Rua Izidoro Bernardino Batista, s/n. Abertura dos portões às 21h. Classificação 18 anos.
 
Imagens: Divulgação El Fortin Club 

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