Blog Top Society - Karla Cruz

Karsten celebra 140 anos consolidando seu legado de inovação

04/10/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10120_post_7414.jpg
Considerada a sexta empresa mais longeva do país e mais antiga do setor têxtil, a Karsten passou por muitos desafios, que permitiram, ao longo de sua história, ganhar ainda mais experiência e transformar seu negócio em missão. Em 2022, celebra seus 140 anos, com comemoração especial na loja de Blumenau, no dia 29 de setembro.
 
img/topsocie_blog/10120_post_10708.jpg
Depois de passar por uma intensa reforma, o espaço foi preparado para proporcionar verdadeiras experiências aos clientes com uma nova proposta que une o tradicional e o inovador, um convite a desbravar toda a sua trajetória.
 
img/topsocie_blog/10120_post_686.jpg
img/topsocie_blog/10120_post_2387.jpg
Anexa ao parque fabril, a loja foi totalmente transformada e traz um conceito sensorial para todos os públicos, proporcionando vivências que resgatam seu DNA. Além da ampliação do espaço, quem passar pelo local poderá conferir algumas atrações que resgatam as tradições germânicas, raízes primordiais da companhia de cama, mesa, banho e decoração.
 
Além disso, uma locomotiva foi instalada no Parque Fabril, para que os visitantes possam conhecer cada pedacinho do complexo de produção da empresa. A experiência é repleta de conteúdo, história e essência de uma das marcas que está há mais tempo em atividade no Brasil, cuidando dos seus clientes com muito amor e ressaltando a paixão pelas pessoas desde 1882. Além disso, a intenção é deixar um legado ainda maior de inspiração para gerações futuras. 
 
“Há 140 anos, uma sociedade de imigrantes, vindos da Alemanha, estabeleceu aqui na região do Rio Testo, uma pequena tecelagem, que na época era tocada por uma Roda d’água, aproveitando o movimento do rio para gerar energia. De modo muito simples, podemos dizer que desde o início somos mantidos pela transformação. Das águas fizemos energia para seguir rodando. A cada novo ciclo da roda, buscamos construir, inovar, reinventar o que fosse necessário, para continuar fazendo parte da história. Sendo assim, celebramos não apenas um ciclo, mas 140 ciclos, 140 anos de paixão por fazer produtos de qualidade e gerar oportunidades”, conta Armando Hess de Souza, presidente da Karsten.
 
O roteiro de visitação à loja é um verdadeiro convite de imersão na história da cultura alemã, da indústria têxtil e da própria empresa. Na entrada, foi instalado um mini-cinema, onde os visitantes podem assistir a um documentário que conta sobre a Karsten e os principais marcos e conquistas, tanto locais, como mundiais.
 
img/topsocie_blog/10120_post_2387.jpg
img/topsocie_blog/10120_post_527.jpg
img/topsocie_blog/10120_post_6771.jpg
img/topsocie_blog/10120_post_5748.jpg
img/topsocie_blog/10120_post_5937.jpg
img/topsocie_blog/10120_post_779.jpg
img/topsocie_blog/10120_post_9244.jpg
img/topsocie_blog/10120_post_153.jpg
O ponto de venda, que anteriormente possuía 400m² de área, conta agora com 1000m², trazendo produtos e elementos feitos para despertar as sensações dos visitantes. É possível ver a força de um tear, operado manualmente, produzindo toalhas Lumina com tecnologia exclusiva Unika, carro-chefe da linha banho há mais de 10 anos;  a arquitetura colonial na parede enxaimel, um dos principais elementos da cultura alemã, elaborada nos modelos mais antigos de montagem das peças de madeira; a reprodução de uma roda d’água de 1895, que foi utilizada na geração de energia para a fábrica no início de sua operação, estendendo-se por um deck com vista para a empresa, além de um café com comidas típicas alemãs.
 
Especialmente sobre a roda d’água, que era utilizada pela empresa no final dos anos 1890 para extrair a força motriz dos teares diretamente das águas do Rio do Testo, atendendo as necessidades de produção da família Karsten, foi elaborada uma reprodução por um funcionário da própria empresa, com o intuito de resgatar esse momento da história industrial e como esse elemento fez parte da evolução e da transformação da marca.
 
O ponto alto da visitação é a possibilidade de passear na locomotiva, batizada de Makuka, e conhecer o parque fabril, que abriu suas portas para que todos possam explorar a companhia. Os funcionários já estrearam o tour pela fábrica e inauguraram a novidade, que possui 15 metros de comprimento, composta por uma cabine e vagão, que atendem 24 visitantes a cada rota do passeio, cujo roteiro inclui diversos pontos interessantes da Karsten.
 
Segundo Márcio Luiz Bertoldi, diretor de Varejo, assim como uma casa, a Loja da Karsten em Blumenau é um espaço de permanência.
 
“Cada detalhe incorporado neste lugar faz dele um ambiente agradável, confortável e inteligente. A inspiração para construir esse espaço veio da necessidade de traduzir para as pessoas, de forma visual, física e tridimensional, a essência da nossa história. Para isso, conduzimos pesquisas de posicionamento e buscamos construir experiências capazes de passar aos nossos clientes, toda a tecnologia e dedicação envolvida em nossos produtos. Mas mais do que isso, estivemos preocupados em fazer com que este ambiente tivesse uma proposta sensorial levando sabor, cor e toque para quem nos visitar. A proposta da loja é ser uma experiência única no Brasil, um conceito que traduz com amor e respeito toda a nossa jornada até aqui. Celebramos com esta loja, todos os ciclos desse legado de história e paixão que nos move. Por isso, cada experiência tem grande importância para quem vem à nossa loja”, conta Bertoldi. 
 
Sobre a Karsten
 
A história da Karsten começou em 1882, com teares trazidos da Alemanha, em um pequeno espaço fabril em Blumenau, que tinha o nome de Tecelagem Roeder, Karsten & Hadlich. A força da empresa têxtil vem desde o século XIX, onde uma roda d'água utilizava as águas do Rio do Testo para acionar as máquinas de fiação e teares. Hoje, é considerada uma das marcas mais conceituadas do setor nacional e internacional.
 
Proporcionando tecnologias capazes de elevar o sentimento de aconchego, por meio do sentir e experienciar do toque, a Karsten segue apostando em oferecer sempre mais qualidade superior e beleza nos seus produtos, pois acredita que conforto casa com inteligência e reforça seu histórico de foco na inovação.
 
Fotos: Pedro Waldrich
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página