Blog Top Society - Karla Cruz

SOBRECARGA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS PODE TRAZER RISCOS A SAÚDE, ALERTA MÉDICA

22/09/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/9993_post_2603.jpg
Com a chegada da primavera e faltando poucos meses para a estação mais quente do ano, muitas pessoas resolvem iniciar uma atividade física, buscando o que chamam de “corpo perfeito” para o verão. Porém, a médica Gabriela Lammel, que atua na área de emagrecimento, performance e estilo de vida e é membro da Associação Brusquense de Medicina – ABM, faz um alerta para os cuidados com a saúde neste período, lembrando que as pessoas que buscam exercício físico para melhorar a saúde, não costumam olhar a temperatura antes de sair de casa.
 
“A fisiologia muscular demanda tempo para adaptar as vias de formação de energia e estímulos de hipertrofia. Além disso, a massa muscular está em constante quebra e formação, então é necessário um estímulo constante para que você colha bons resultados. E, falando em forma física, estética e composição corporal, os resultados a longo prazo são muito melhores”, explica a médica. “A partir de 72 horas sem se exercitar, você começa a perder alguns efeitos benéficos do exercício no seu corpo. Já para quem já tem o exercício físico incorporado na sua rotina, não há problema algum em intensificar o ritmo nessa época do ano”, detalha.
img/topsocie_blog/9993_post_10701.jpg
 
Buscar os “resultados pra ontem”, pode ainda trazer riscos a saúde, como lesões articulares e musculares, desidratação e risco de infarto, sendo, este último de risco aumentado em pessoas com doenças crônicas como diabetes mellitus, obesidade e hipertensão arterial. Neste caso, é indicada a avaliação médica antes da prática de exercícios.  Lembrando ainda que, perder muito peso em um curto espaço de tempo causa perda de massa muscular e, se a pessoa não reduz o seu percentual de gordura, ela não ficou mais magra.
 
EXERCÍCIOS NO SEU TEMPO
É importante destacar que, estudos comprovam que ser sedentário aumenta a mortalidade em 30%, diferente da pessoa que pratica uma atividade física com regularidade. “Do ponto de vista médico, a prática de exercícios é remédio. Ele é prevenção e tratamento de muitas condições, como o diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto, obesidade, fibromialgia, câncer, depressão, ansiedade e tantas outras doenças”, completa a Dra. Gabriela.
 
De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, o ideal é praticar 300 minutos de exercícios físicos por semana para não sermos considerados sedentários, ou seja, 60 minutos, durante cinco vezes por semana. No entanto, estudos mostram que fazer 20 minutos de exercício físico por dia já é capaz de produzir os efeitos benéficos no seu corpo e modificar o seu risco cardiovascular. Então, tempo não é desculpa!
 
DICAS IMPORTANTES
A médica Gabriela Lammel, lembra que fazer exercícios físicos muito intensos ao ar livre, pode causar desidratação, principalmente, quando o tempo excede o período de 45-60 minutos. Atividades com duração de até 45 minutos não obrigatoriamente deve-se ingerir água durante a prática, nestes casos você pode apenas tomar água antes e após o exercício. A partir de 45 minutos, está indicado a ingestão de 300-400 ml de água a cada 40 minutos.
 
“Além disso, é importante saber que o mito de beber dois litros e meio de água precisa ser quebrado. A quantidade de água necessária varia de acordo com o peso e nível de atividade física. Uma dica é multiplicar o seu peso por 35 e o valor encontrado é o mínimo de água que você deve beber ao longo de um dia, em mililitros. Por exemplo: se você pesa 60 kg, esse valor será de 2100 ml. Caso você faça exercício físico, acrescentar 300 ml a cada 40 minutos”, explica.
 
Então, além de caprichar na água, é importante dormir bem, comer três porções de frutas e três porções de verduras ao dia. Imunidade, saúde do intestino, massa muscular, cognição, disposição – tudo depende dos nossos hábitos. Não existe nenhum comprimido que substitua esses bons hábitos, comenta a médica. 
 
“Como boa advogada da “meta proteica” e pensando em manutenção da massa muscular, não posso deixar de mencionar a importância das proteínas na sua alimentação. Seja de origem vegetal ou animal, elas são além de vitais, extremamente importantes no desempenho, desenvolvimento da musculatura, para o colágeno da pele e indutora de saciedade, para os que buscam emagrecimento”, frisa. 
 
Com todas essas recomendações, a médica reforça que, “para quem pretende iniciar agora, com foco no verão, a sugestão é que aproveite esse incentivo e, após o verão, mantenha a prática regular”.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página