Blog Top Society - Karla Cruz

Kreativer Platz é o novo espaço do artesanato de Pomerode

08/02/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/8151_post_12707.jpg
Que a cidade mais alemã do Brasil se fortalece dia a dia no setor turístico, trazendo sempre novidades e se profissionalizando para bem receber o visitante, o Brasil inteiro já sabe. O que o mundo precisa conhecer agora é que há novidades. O espaço recém-inaugurado é focado no artesanato e deverá funcionar durante todos os meses do ano, sempre com uma programação de atividades, além da incrível variedade de produtos criados artesanalmente com técnicas ligadas à tradição germânica.
img/topsocie_blog/8151_post_3742.jpg
img/topsocie_blog/8151_post_3731.jpg
Localizada na Rota do Imigrante, na entrada da cidade por quem vem de Blumenau, o lugar é o resultado de um sonho desejado por 24 profissionais que integram a associação de artesãos Kreativer Platz, criada oficialmente em setembro de 2021. Atualmente, os associados à entidade se dedicam a diferentes técnicas artesanais e apresentam produtos personalizados, únicos e com efeito tanto para quem produz quanto para quem adquire. Eles se uniram para montar o espaço, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Pomerode (ACI Pomerode) que já tinha experiência com um modelo de negócios similar aplicado na cidade.
 
Onde foi instalada a Kreativer Platz

A Kreativer Platz ocupa uma casa no estilo enxaimel, construída em 1934, pela Família Rusch, no que hoje é conhecida como Rota do Imigrante. Foi revitalizada para receber a associação e oferecer uma melhor experiência aos visitantes. “Por meio do nosso Núcleo de Economia Criativa fomos atrás do Iphan para apresentar o projeto, afinal esta é uma casa histórica, tombada e fechada por cerca de 15 anos. Havia necessidade de diferentes autorizações para seguir com a obra. Mas foi bem aceita e hoje repetimos um modelo de negócio já adotado na cidade anteriormente e que contempla um empreendimento associativista”, explica Maurício Nienow, consultor da ACI Pomerode. A obra levou cerca de seis meses até ser inaugurada em janeiro de 2022.
img/topsocie_blog/8151_post_8619.jpg
img/topsocie_blog/8151_post_76.jpg
img/topsocie_blog/8151_post_660.jpg
img/topsocie_blog/8151_post_3841.jpg
img/topsocie_blog/8151_post_1098.jpg
img/topsocie_blog/8151_post_9465.jpg
Ambas instituições acreditam no sucesso da iniciativa porque agora passam a ter a possiblidade de se mostrar ao mercado durante todo o ano, não apenas durante os grandes eventos da cidade. Pomerode ganhou visibilidade e possui turistas durante todos os meses, deixando de ser algo sazonal e confirmando a consolidação do turismo anual. “Os visitantes poderão encontrar na Kreativer Platz artesanatos de vários formatos e técnicas, acessórios, trajes típicos, doces e bolachas caseiras, chope artesanal que poderá ser degustado no local, além de termos um espaço para reserva de piqueniques”, explica Nadir Neumann, que preside a entidade.
 
Algumas das técnicas desenvolvidas e apresentadas na Kreativer Platz

A forma simples de viver é algo que atrai muito os visitantes quando desembarcam em Pomerode. Eles vêm em busca de conhecer um pouco dessa herança deixada pelos colonizadores alemães e se encantam quando percebem peças feitas manualmente, com técnicas como a Bauernmalarei, que é a pintura de flores campestres com leves pinceladas no formado de vírgulas. Até o século 19, esta decoração era comum nos móveis de madeira maciça encontrados nas casas dos moradores da cidade.

Outra técnica artesanal é a Fernsterbilder, em que pedaços de madeira são cortados detalhadamente como quadros vazados que costumavam enfeitar janelas na Alemanha antiga. Em Pomerode, se mantiveram com o passar dos anos e até hoje podem ser encontradas na Kreativer Platz. “Aqui no nosso espaço, o visitante vai encontrar mais do que apenas produtos feitos artesanalmente. Ele vai conhecer a atmosfera criativa da cultura pomerodense. Estamos elaborando um calendário que contemplará atividades diferenciadas para toda a família e até piquenique no nosso jardim”, revela Nadir.

A Kreativer Platz terá atendimento externo de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Aos feriados e finais de semana, das 10h às18h.Os interessados no piquenique precisam fazer reserva com um dia de antecedência. Se forem excursões, é importante reservar pelo menos três dias antes. O contato é o (47) 99104-0845, com Cássia.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página