Blog Top Society - Karla Cruz

Franz Cabaret: um lugar para comer, beber, dançar e amar

08/02/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/8146_post_6441.jpg
Pensando em visitar o Franz Cabaret? Essa casa é um mix de restaurante, bar, local para eventos pequenos, também acolhedora para os que passam de 100 convidados. Ponto de encontro de horas felizes, do entardecer ao anoitecer. Também apreciar uma das vistas mais incríveis de Floripa, com seus morros sinuosos e o azul límpido das águas que banham essa parte da Ilha Catarinense.

"Deixe seus problemas do lado de fora", avisa a Diva Negra pintada pelo artista Bruno Barbi logo na fachada. Adentre o primeiro piso chamado de Franz, em homenagem ao visionário do patrimônio histórico tombado. Carl Franz Albert Hoepcke ergueu a estrutura no século 20 e inseriu Florianópolis nas rotas de navegação internacionais. Abasteceu a cidade e acolheu os passageiros a bordo, que nesta localização, pernoitavam para seguir viagem no dia seguinte.

O andar do Franz é para degustar sabores inspirados nas histórias daquelas redondezas. De gente marcada na história que deu e dá ideias para alquimias etílicas oferecidas na carta de drinks com assinatura dos bartenders Iuri Disconzi, Leo Piano e Aline Silva. Eles se revezam entre os dois bares, o de cima e o de baixo, mas fica mais pra frente a explicação deste layout.

Com decoração a la cabaret, objetos de outro tempo, vitrolas, obras de arte de artistas da cidade como o jovem Lunaticboy - também personalidade retratada em drink -, o duo O Tropicalista com suas estampas botânicas e arte têxtil, ainda obras de autoria do cineasta Paulo Trejes e Camila Saavedra. Só alguns. A casa poderia ser considerada uma galeria. Eclética na sua nomenclatura, o espaço é fluido, flexível aos projetos e arranjos. Um piano sugere pequenos concertos. 

Abra o cardápio e em poucas linhas descobrirá que a gastronomia regional pilotada pelos chefs Adriana Fernandes Rosa, Felipe Maggi e Daniel Crisanti prioriza a herança deixada pelos povos originários elegendo a mandioca e os pescados como base de muitos pratos. A influência açoriana e alemã tem peso significativo nas receitas. Tudo é preparado com muito esmero e segundo um dos idealizadores do local, Tiago Rodrigues, faltava na Ilha uma opção de restaurante na zona central que oferecesse variedade de sabores com um toque contemporâneo.

Pães com ervas, tartar, burrata, carpaccio, tábua de frios, ostras naturais, camarões crocantes ou grelhados, mariscos cremosos, polvo confit, vieiras, pastel são algumas das pedidas só na entrada do jantar, servido a partir das 19h, de terça a sábado. Ou para petiscar. 
img/topsocie_blog/8146_post_14268.jpg
img/topsocie_blog/8146_post_12329.jpg
img/topsocie_blog/8146_post_6705.jpg
img/topsocie_blog/8146_post_5062.jpg
Na seção principal "Mar" há Moqueca ao Molho de Camarão, Camarão à moda da Chef Adri, Tagliatelle com frutos do mar, Bacalhau com Batatas, Roseta de Linguado ao molho de camarão e o já famoso Arroz Negro com polvo à moda da Chef Daux.

Se você não é muito fã de frutos do mar, avance para a página da Montanha. Arroz de Borrego, Costelinha Suína à moda do Bebeto, Pato Confit com Mandioquinha e Aspargos, Tornedor de Mignon estão entre as opções. Deu água na boca? 

Para vegetarianos o Roti de Mandioca com cogumelos e vegetais salteados ao molho romesco é de comer "rezando". Ainda saladas com queijo gratinado ou parma para quem não dispensa uma refeição mais leve. Sobremesas como o Torta Franz, Sopa Gelada de Frutas Vermelhas e Carolinas Recheadas com Doce de Leite deixam a experiência completa. 

No andar de baixo é o Cabaret, onde o som toca, a magia acontece, a pista ferve. O pavimento possui formatação de um mini teatro, todo equipado com o melhor da acústica e iluminação para acolher shows. Por ali também fica o segundo bar, aquele que os bartenders revezam para servir os drinks criativos, chopp, cerveja, vinhos e o que mais o cliente desejar.

No cardápio do Cabaret tem Burrata, Choripan do Cabaret, Coxinha de Frango Crocante, Tábua de linguiça caseira com farofa, Ostras gratinadas, Pastéis, Carpaccio, Tartar de peixe, Hackepeter (prato típico alemão com carne bovina picada e temperada), Tábua Cabaret, Canudinhos de Maionese com ervilhas, Peixe crocante com abacate e Batatas canoa com molho da casa.

Salivou por aí?  O Franz Cabaret fica aberto de terça a quinta, das 17h - quando o bar abre - às 24h. E na sexta e sábado, das 17h às 2h da manhã, noites que geralmente reservam boas atrações musicais e artísticas no palco. Mais informações no www.franzcabaret.com
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página