Blog Top Society - Karla Cruz

Segurança: Pouco uso dos carros devido ao aumento do home office requer uma atenção maior às palhetas automotivas

26/04/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/5489_post_12967.jpg
Talvez elas não sejam a sua primeira lembrança ao falar da manutenção do seu carro, mas as palhetas automotivas são itens fundamentais para a segurança do condutor e dos passageiros, afinal são elas as responsáveis por auxiliar na visibilidade em dias de chuva. Porém, com a pandemia da Covid-19 e a adoção do trabalho em casa, os veículos têm passado mais tempo parados e, isso pode danificar as palhetas por falta de uso e manutenção.
 
Um dos danos mais comuns é o ressecamento da borracha, perdendo parte da sua funcionalidade, devido ao pouco uso e à exposição às variadas condições climáticas.  
 
“Se o carro fica exposto ao tempo, ou próximo de árvores, é necessário fazer uma limpeza no pára-brisa e nas palhetas antes de ligar o sistema de limpadores. Você pode fazer isso com um pano limpo úmido e detergente neutro. O mesmo deve ser feito na palheta, sem utilizar querosene ou álcool, como é possível achar em “dicas” na internet, porque isso resseca as borrachas”, orienta o empresário Leonardo Proença Salomé, sócio da Autoimpact Palhetas Automotivas, empresa catarinense que é referência de qualidade no segmento.

 
img/topsocie_blog/5489_post_14365.jpg

Uma outra medida importante é sempre utilizar o esguicho do limpador de para-brisa antes de ligar o mesmo. Isso porque com o tempo, o vidro e a própria palheta acabam acumulando sujeira enquanto não estão sendo utilizados, e ao lavar o vidro com o esguicho é possível remover boa parte dessa sujeira e detritos que poderiam danificar a palheta e até mesmo arranhar o vidro do veículo. “A utilização de aditivos de qualidade junto com a água no reservatório do sistema também é uma boa opção”, completa.
 
A hora indicada para fazer a troca do jogo de palhetas é outra questão recorrente entre muitos proprietários. Para o especialista, o primeiro sinal de faixas e riscos no vidro, formação de manchas ou até mesmo dificuldade na hora de utilizar o limpador são sinais que não podem ser ignorados.
 
Portanto, fique atento às condições da sua palheta automotiva, afinal, esses cuidados são essenciais para garantir a segurança de motoristas, passageiros e pedestres. 
 
"E claro, se assegurar da procedência do item que está instalado em seu veículo é essencial. O consumidor deve exigir um produto com certificações”, completa. 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página