Esta semana foi celebrado o Dia Mundial da
Propriedade Intelectual, organizado pela World Intellectual Property
Organization (WIPO). Todos os anos, no dia 26 de abril, empresas e organizações
ligadas ao setor promovem conversas para disseminar os conceitos da disciplina
para todos os públicos.
Mestre no assunto pelo Instituto Nacional de
Propriedade Intelectual (INPI) e sócia da Cerumar, Ana Bilbao define a área como “gestão de ativos
intangíveis”. “De uma forma didática, propriedade intelectual é tudo o que não
dá pra tocar, mas vale dinheiro. E isso, no âmbito empresarial, se demonstra de
várias formas: conhecimento, tecnologia e inovação estão entre elas”, explica.
A especialista destaca que o grande objetivo da
Propriedade Intelectual é documentar e dar a alguém a propriedade de uma marca,
patente ou desenho industrial. “Com a globalização das formas de produção, cada
vez mais o que tem valor não é o produto, mas o conhecimento embutido nele.
Garantir que isso esteja assegurado é o nosso papel”, afirma.
Ana acrescenta ainda que a estratégia da gestão
de intangíveis é uma disciplina que vai muito além do registro de marcas, mais
disseminado entre os empreendedores. Ela diz que “a proteção ao símbolo que
representa um negócio e sua trajetória é fundamental e geralmente o primeiro
passo para que, com acompanhamento profissional, a propriedade intelectual se
transforme em parte da estratégia de negócios de qualquer setor”.
O tema do Dia Mundial da Propriedade
Intelectual deste ano é o papel das micro e pequenas empresas no cenário de
desenvolvimento econômico e de que forma elas podem usar as ferramentas da
Propriedade Intelectual para crescerem.
Sobre a Cerumar
Com 20 anos de experiência em propriedade
intelectual, a Cerumar tem uma carteira de mais de 5 mil clientes ativos em
todo o mundo. Além da matriz em Rio do Sul (SC), a empresa conta com oito
regionais em Santa Catarina.
Entre os serviços prestados estão de gestão de
ativos intangíveis, redação de patentes e desenhos industriais, consultoria em
contratos que envolvem propriedade intelectual, direito autoral e defesa
preventiva ou estratégica. Também atua no apoio a internacionalização de marcas
através dos protocolos globais e de uma rede de parceiros estrangeiros.