Blog Top Society - Karla Cruz

Lages em detalhes: arquitetura e arte

13/07/2018    Karla Cruz

Há 12 anos em Lages, artista plástica Kareenn Zanela lança seu primeiro livro

img/topsocie_blog/1509_post_11723.png

A estética e cultura da Serra Catarinense é reconhecida mundialmente por seus campos serranos. É nessa beleza que se encontra as araucárias, o pinhão, e vários outros símbolos que fazem parte dessa cultura. E Lages, é parte fundamental desse eixo cultural rico em elementos. Porém, existem também outros marcadores que definem a identidade de um povo, e que sem ela, tal identidade simplesmente desaparece: a Arquitetura.

img/topsocie_blog/1509_post_11977.jpg


Natural de São Miguel do Oeste, Kareenn Cristina Zanela Diener, escolheu a cidade de Lages para viver e expressar sua grande paixão pela arte e docência. Artista de formação, pintora, fotógrafa, designer gráfico e amante do conhecimento, após três anos de pesquisa, Kareenn lança de forma independente seu primeiro livro: “Lages em detalhes: arquitetura e arte”. A obra poderia ser só mais uma publicação que reúne um apanhado da história do povo lageano, se não fosse pelo aprofundamento e didatismo apresentado pela autora.

img/topsocie_blog/1509_post_4362.jpg


Após completar seu Mestrado em educação, Kareenn iniciou sua carreira como professora, na cadeira de História da Arquitetura na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Por esse motivo, sentiu a necessidade de conhecer mais sobre as edificações da cidade. “Comecei a pesquisar e percebi que havia materiais muito bons, como o da professora Zilma Peixer e da professora Láscara, sobre o estilo Art Déco e também do professor Fabiano Teixeira sobre as Casas do Planalto Catarinense.

img/topsocie_blog/1509_post_9380.png


Nessa inquietação, a artista plástica sentiu a necessidade de aprofundar os conhecimentos sobre os estilos que se fazem presentes na arquitetura de Lages. Foi então que surgiu a ideia de criar um livro sobre a arquitetura e arte lageana.

img/topsocie_blog/1509_post_12605.png

“Escrever sobre a história da arquitetura não é uma tarefa muito fácil, são centenas de livros e materiais que temos que nos aprofundar. Pontuar e classificar detalhes estilísticos, traçar a iconografia de uma edificação, situando-a no tempo e no espaço. É trabalhoso, mas como sou fã de desafios, aceitei este”.

img/topsocie_blog/1509_post_9172.png


Segunda a autora, o livro surgiu de uma necessidade acadêmica. A forma didática com que é apresentada torna ele um manual de estilos e detalhes arquitetônicos, que inclui um glossário explicando cada detalhe encontrado na pesquisa. “Para o leitor que não é versado sobre a matéria o livro oferece o significado da terminologia que é própria da arquitetura”.

img/topsocie_blog/1509_post_10227.png

“Além de ser um guia de consulta, o livro leva as pessoas a repensarem o seu entorno, de modo a expandir a visão sobre o progresso evolutivo, tanto material, como imaterial e conseguir desta forma captar a trajetória seguida pela sociedade na qual nasceu ou que convive. Lages tem um rico acervo, plasmado em pedra, cal e argamassa e difundir o conhecimento sobre os símbolos que são testemunhos da memória da cidade, é um grande privilégio”, revela a autora.

img/topsocie_blog/1509_post_3462.png


“Esperamos que as pessoas, por meio das imagens fotográficas da cidade possam mirá-la sob uma outra ótica, oportunizando para que elas mesmas se tornem comprometidas com sua história e busquem assim, evitar a degradação ou destruição de seus valores. Afinal, construir recordações e conservá-las, nos faz mais conscientes do nosso entorno, de si mesmo e de nossas raízes”.

img/topsocie_blog/1509_post_3462.png


Receptividade

“Posso dizer que a receptividade para o livro tem sido uma grata surpresa; o feedback das pessoas tem sido muito positivo. Elas têm identificado a história de suas vidas, de suas trajetórias com as edificações, sentindo-se orgulhosas de poder dizer que há muito a ser mostrado na cidade a qual pertencem”.

Atualmente, Kareenn trabalha simultaneamente em mais três livros ainda em processo de pesquisa e edição. Os temas abrangem conceitos da arquitetura, designe e fotografia.

Os interessados podem entrar em contato pelo telefone: (49) 9918 20802
 
Texto: Dionathan Sousa
 
 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página