Blog Top Society - Karla Cruz

Festival no Sul da Ilha terá 10 horas de programação cultural gratuita neste sábado

24/05/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11975_post_3877.png
O Projeto Culturaberta apresenta seu primeiro festival, com 10 horas de programação gratuita e aberta ao público, no Sul da Ilha, neste sábado, 27.
 
Das 13h às 23h o público será presenteado com um cronograma cultural recheado de atrações renomadas como Dandara Manoela e Cores de Aidê, o projeto Há Um Blues no Fim do Túnel, de Marco Oliva e Claudio Schuster, a banda Tarrafa Elétrica, de Itajaí, além da peça A Grande Invenção de Julio Maestri, e o Boi de Mamão Arreda Boi, da Barra da Lagoa.
 
Tudo isso intercalado por apresentações dos professores e alunos das oficinas do projeto, de dança tribal, dança afro-brasileira, flamenco, canto, pandeiro, cavaquinho, palhaçaria e circo, dança de salão, além da exposição de desenho realista e fotografias. Os intervalos serão embalados pelo DJ Kibo.
 
O Projeto Culturaberta iniciou há dois meses e tem mais de 300 alunos inscritos em 16 cursos de formação estendida em diversas áreas artísticas. Programado para acontecer de abril a novembro de 2023, o projeto tem como principal objetivo impactar positivamente a sociedade, por meio da formação, difusão e promoção da cultura, visando valorizar o trabalho artístico autoral catarinense e dar oportunidade aos cidadãos de acessar arte e cultura nas mais diversas formas.
 
Por isso, além das oficinas, a iniciativa propõe a realização de quatro festivais gratuitos e abertos ao público, não só para oferecer à população uma opção cultural e de lazer, mas também para os alunos das oficinas terem a oportunidade de aplicar seus aprendizados, e apresentá-los ao público no formato de intervenções artísticas, com a segurança e apoio de seus professores.
 
“Incluir na programação do festival os alunos e professores das oficinas, apresentando ao público os trabalhos desenvolvidos em aula, mesmo que ainda em processo, será nosso diferencial, pois queremos mostrar que a arte é construção e que aprender e criar são processos permanentes. É uma oportunidade para os visitantes e para os participantes do projeto”, explica Osvaldo Pomar, diretor artístico, proponente do projeto e professor da oficina de pandeiro.
 
A realização do Culturaberta é garantida pelo incentivador único Brasil Atacadista, via Programa de Incentivo à Cultura.
 
“A proposta do projeto Culturaberta, de promover a cultura popular, está conectada com a marca do Brasil Atacadista. Estamos felizes por valorizarmos juntos quem faz arte em nossa terra e por contribuir para que as pessoas tenham acesso à produção artística, em toda sua riqueza e diversidade”, afirma Ulysses Horn, Gerente de Marketing do Brasil Atacadista.
 
Programação completa
 
13h - Exposição de Artes Visuais das Oficinas
14h30 - A Grande Invenção - Júlio Maestri (Florianópolis-SC)
15h30 - Intervenções das Oficinas
16h - Boi de Mamão - Arreda Boi (Florianópolis-SC)
17h - Intervenção das Oficinas
17h30 - Tarrafa Elétrica - Som Peixeiro de Raiz (Itajaí-SC)
18h45 - Intervenção das Oficinas
19h10 - Há Um Blues no Fim do Túnel - Marcoliva e Cláudio Schuster (Florianópolis-SC)
20h20 - Intervenções das Oficinas
21h - Dandara Manoela & Cores de Aidê (Florianópolis-SC)
 
Como chegar
 
O 1º Festival Culturaberta será no espaço Matura Floripa, no Campeche, localizado na SC 405, próximo à rótula do novo acesso ao aeroporto. A organização do evento recomenda o uso do transporte público e aplicativos de mobilidade.
 
Para os que optarem ir de carro, haverá um estacionamento parceiro por R$ 10. O estacionamento da Matura será disponibilizado para atender ao público e infraestrutura do Festival. A produção também recomenda não estacionar nas ruas laterais e nos acostamentos da rodovia, evitando multas e transtornos ao coletivo.
 
Se beber, não dirija! Chegue cedo para aproveitar toda a programação e garantir a entrada. Local sujeito a lotação.
 
Alimentação e bebidas
 
Comidinhas de boteco e lanches serão oferecidos pelo bar da Matura, que também serve suas cervejas artesanais de produção própria e bebidas não-alcóolicas. A casa funciona mediante a compra de fichas no caixa para consumo ao longo do evento.
 
1º Festival Culturaberta
Data: 27 de maio, sábado, das 13h às 23h.
Local: Matura Floripa - SC-405, 3451 - Campeche, Florianópolis - SC
Entrada gratuita por ordem de chegada. Sujeito a lotação. Chegue cedo.
Evento com área coberta.
Evento acessível em libras.
Estacionamento parceiro: R$10,00 - Rod. Aparício Ramos Cordeiro, 361 - Campeche, Florianópolis – SC
 
Incentivo:
 
Programa de Incentivo à Cultura PIC
Governo do Estado de SC
 
Apoio:
Atelier de Percussão
@pandeiros.fabiano.raposa
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página