Blog Top Society - Karla Cruz

Doação de picolés ajuda no tratamento de câncer em pacientes do Hospital Marieta

13/05/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11868_post_7764.jpg
Um gesto simples, porém, cheio de representatividade. Quem chega à Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Marieta por vezes se depara com pacientes saboreando picolés. São produtos oferecidos há vários anos pela Sorvetes Stringari, tradicional fábrica alimentícia de Itajaí, a quem está na fila do tratamento de câncer. O que pouca gente sabe, é que as delícias geladas ajudam a conter náuseas e incômodos na boca, efeitos típicos desse tratamento e que abalam o apetite dos pacientes.

Desde fevereiro de 2020, a empresa fornece cerca de 100 picolés por mês ao hospital. Eles ficam em um freezer da empresa emprestado à Unacon. São oferecidos pela equipe multidisciplinar àqueles que estão no processo de quimioterapia e que sofrem com os efeitos deste tratamento.

“Por um período chegamos a criar uma receita especial de sorvete de copinho à base de água, mas como tinha uma validade mais curta e os próprios pacientes gostaram mais dos picolés de palito, optamos por centralizar o fornecimento nesses produtos”, conta a assistente administrativa da indústria, Caroline Stringari. Os sabores que mais se destacam são os cítricos, como limão e maracujá, mas há ainda os de uva, abacaxi e morango. 

A coordenadora da Unacon, Vanessa Manfrin, explica que são ofertados picolés aos pacientes que fazem quimioterapia, exceto alguns protocolos que têm sensibilidade ao gelado e devem ser evitados. “Essa é uma grande contribuição, porque nosso foco é na humanização, no bem-estar de quem está nesse dolorido processo”, defende Vanessa.

A doação ajuda os pacientes, mas também traz alento para a família Stringari. Três dos sócios já passaram pela doença e sabem da importância desses detalhes durante o tratamento. “E para o Hospital Marieta é uma alegria poder contar com esta contribuição. Esta ação delicada e discreta nos ajuda a aliviar o desconforto físico e a dor emocional dos nossos pacientes. Fica aqui registrado nosso sincero agradecimento à família Stringari”, comenta a diretora geral do hospital, Irmã Simone Santana. 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página