Blog Top Society - Karla Cruz

Substâncias sintéticas ou naturais auxiliam no gerenciamento do envelhecimento

28/04/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11730_post_435.jpg
Você sabia que o colágeno é uma proteína importante para a saúde da pele, cabelos, unhas, ossos e cartilagem? Porém, com o passar da idade, sua produção diminui naturalmente, resultando em mais rugas, flacidez e perda de densidade óssea. Uma forma de gerenciar este envelhecimento natural é utilizando bioestimuladores de colágeno, que são potentes ativos que estimulam nosso próprio organismo a formar novas fibras de colágeno e elastina, de forma gradativa e natural.
 
“Nós envelhecemos um pouco todo ano, por isso, é necessário realizar tratamentos anuais para formar uma poupança de colágeno para amenizar o processo natural do envelhecimento”, comenta Shaieli Roedel, profissional que realiza procedimentos de harmonização orofacial. “Ele é um protocolo não cirúrgico, realizado com anestesia local e com baixo tempo de recuperação”, complementa.
 
Quando devo iniciar um tratamento com bioestimuladores de colágeno?
 
A idade mínima pode variar dependendo do objetivo do tratamento e do tipo de produto utilizado. “A partir de 25 anos o ser humano vai perdendo colágeno, em torno de 1% ao ano. Sabendo disso, é possível iniciar aplicações para prevenir uma queda muito grande da produção de colágeno ou tratar uma flacidez já presente”, explica Shaieli.
 
Os resultados são vistos de forma imediata?
 
O estímulo do colágeno inicia-se após 30 dias e seu pico maior de produção é após três meses, podendo manter produtividade por até seis meses com uma durabilidade de até dois anos. A profissional salienta que, dependendo do grau de flacidez, são necessárias mais aplicações aliadas a outros tratamentos. “Em alguns casos, podemos aliar o tratamento de bioestimuladores de colágeno a preenchimento com ácido hialurônico, peelings, ultrassom micro e macro focado entre outros protocolos, tudo depende do objetivo e da resposta ao tratamento em cada paciente”.
 
Skincare pós procedimento
 
Além de realizar procedimentos em clínica, é necessário ter cuidados e rotinas em casa. “Após o procedimento de bioestimulação de colágeno, é importante seguir cuidados de skincare específicos para garantir a recuperação adequada da pele, maximizando os resultados”, explica Shaieli. Segundo ela, “é importante seguir as recomendações do profissional que realizou o procedimento, pois as necessidades de cuidados pós-procedimento podem variar dependendo do tipo de bioestimulador de colágeno usado e do objetivo do tratamento”, enfatiza.
 
Dentre as recomendações estão: Evitar a exposição solar direta por pelo menos uma semana e aplicar protetor solar regularmente; manter a pele limpa e hidratada com produtos suaves e não irritantes; evitar o uso de maquiagem e produtos com ingredientes irritantes.
 
Dependendo do tipo de bioestimulador de colágeno usado, pode haver algum inchaço, vermelhidão ou dor no local da injeção. Nesses casos, o uso de compressas frias pode ajudar a reduzir a inflamação e o desconforto.
 
Assim como qualquer procedimento estético, o uso de bioestimuladores de colágeno deve ser realizado por um profissional qualificado e experiente, e os pacientes devem estar cientes dos possíveis riscos e efeitos colaterais associados a esses tratamentos. Esses riscos podem incluir reações alérgicas, infecções e complicações no local da injeção.
 
Tipos de bioestimuladores de colágeno
 
Existem vários tipos de bioestimuladores de colágeno disponíveis no mercado, eles podem ser compostos de substâncias sintéticas ou naturais, sendo que alguns dos mais comuns incluem:
 
Ácido Poli-l-lático: Mais comum dos Bioestimuladores de colágeno, melhora a flacidez sem gerar muito volume na face, pode ser utilizado tanto na face como no corpo.
 
Hidroxiapatita de Cálcio: Além de estimular o colágeno, atua como preenchedor, gerando uma volumização no local aplicado, também utilizado para procedimentos corporais.
 
Coprolactona: É o bioestimulador que mais preenche, podendo ser substituído em alguns casos pelo ácido hialurônico. Seu tempo de ação pode ser até o dobro dos outros bioestimuladores.
 
Shaieli ainda ressalta que cada tipo de bioestimulador de colágeno tem características e propriedades específicas. “A escolha do produto a ser utilizado dependerá das necessidades e objetivos individuais de cada paciente”, diz.
 
Sobre Shaieli Roedel
 
Ortodontista, Cirurgiã-dentista e Ortopedista Funcional dos Maxilares e Harmonização Orofacial, membro da Associação Brasileira de Odontologia e da Associação Brasileira de Harmonização Orofacial. Integra a equipe de professores de Valéria Dalcoll, criadora e desenvolvedora do Protocoll e referência nacional em procedimentos de harmonização orofacial. Atende no Vale do Itajaí e Alto Vale de Santa Catarina. Saiba mais em: www.shaieli.com.br.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página