Blog Top Society - Karla Cruz

Afeto e memória inspiram o novo cardápio da Decanter Blumenau

28/04/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11723_post_12831.jpg
A chef de cozinha Janaina Rickman mergulhou em memórias, histórias e afetividades para criar o mais novo cardápio do Wine Bar Decanter Blumenau, que já está sendo servido aos amantes do vinho e da boa gastronomia. O menu da temporada tem toques da Itália e do Mediterrâneo que se encontram com a Bahia e a Amazônia, valorizando os ingredientes brasileiros - uma das assinaturas da chef. 

Entre os pratos que Janaina considera imperdíveis estão duas criações que invocam a Bahia e os sabores brasileiros: a entrada “Camarãopiry” - camarão rosa empanado no catupiry e na farinha de tapioca - e a sobremesa “Só Coco” - cocada cremosa com bolinho do estudante e leite de coco. “São lembranças afetivas de amigos que fiz na Bahia e que me inspiraram a fazer uma espécie de ‘homenagem’. A sobremesa é inspirada no Morro de São Paulo”, explica. 

A região amazônica está presente em duas versões de guioza: o de pato no tucupi - sobrecoxa de pato confitado e desfiado ao tucupi - e o “da Amazônia” - camarão e creme de pupunha. Já a Itália se faz presente em vários pratos como o Linguine ale vongole, o Croquete de vitela em molho tonato - uma entrada da região de Piemonte - , e o Risoni di polpo, que segundo a chef é um dos pratos imperdíveis da estação. “Foram vários testes muito elaborados para desenvolver esse prato e, por fim, uma receita tão simples como risoni grano duro, caldo de peixe e polvo grelhado foi a melhor alquimia”, revela. 

Menu harmonizado

É claro que um menu tão rico em detalhes está harmonizado com os melhores rótulos disponíveis no portfólio da enoteca. A combinação entre os sabores dos pratos e vinhos foi construída em conjunto entre a chef Janaina e o sommelier Sydney Lucas, para oferecer a melhor experiência.

Confira algumas das harmonizações mais interessantes do cardápio: 

Risoni de polvo
img/topsocie_blog/11723_post_12831.jpg
Harmonização: Valpolicella Classico Campo del Biotto 2020


Linguine ale vongole 
img/topsocie_blog/11723_post_4986.jpg
Harmonização: Brunel de la Gardine Côtes-du-Rhône Branco 2020


Croqueta de vitello tonnato 
img/topsocie_blog/11723_post_6699.jpg
Harmonização: Luis Cañas Rioja Tinto Tempranillo Viura 2020


Camarãopiry

Harmonização: Grain de Lune Sauvignon Gris 2021


Só coco
img/topsocie_blog/11723_post_610.jpg
Harmonização: José Maria da Fonseca Moscatel de Setúbal Alambre 2017


O novo cardápio harmonizado pode ser apreciado no Wine Bar da Decanter Blumenau de terça a sexta-feira, das 18h às 23h. O espaço funciona na Avenida Brasil, 630, no bairro Ponta Aguda, em Blumenau. 




A Decanter
Uma das maiores e mais destacadas importadoras de vinhos do Brasil, a Decanter foi eleita a Importadora do Ano, na edição anual de vinhos da revista Gula. Fundada em Blumenau, em 1997, conta com mais de 50 distribuidores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter. Seriedade, respeito ao cliente e uma política de preços convidativos têm sido alguns dos suportes desse crescimento. No entanto, é a esmerada seleção de vinhos que dá corpo à empresa.
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página