Blog Top Society - Karla Cruz

Filhotes de Raia Manteiga nascem no Oceanic Aquarium

21/04/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11654_post_7392.jpg
A equipe técnica do Oceanic Aquarium trabalha para o bem-estar, pesquisa e conservação de espécies. A Raia Manteiga – Gymnura altavela - é uma espécie em perigo de extinção.
 
Devido as excelentes condições propiciadas no habitat em que vivem, uma das fêmeas engravidou e para ter um acompanhamento ainda mais de perto nesse momento especial ela foi levada para o setor extra do aquário.
img/topsocie_blog/11654_post_5497.jpg
img/topsocie_blog/11654_post_5562.jpg
 
“Essa espécie tem a particularidade de ser vivípara, o que quer dizer que tem fecundação interna, desenvolvimento e a gestação dos filhotes acontece dentro do útero da mãe”, explica Federico Armani, biólogo do Oceanic Aquarium.
 
Em outubro de 2022, mamãe raia deu à luz um total de nove babys: seis machos e três fêmeas. O maior filhote, uma fêmea, nasceu com 157 gramas e hoje está com 714 gr e mede total 58,5 cm (com ferrão e cauda). O menor foi um macho com 70 grama e agora pesa 294 gr medindo 41 cm. Eles continuaram no setor extra, onde tiveram cuidados especiais, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, avaliados periodicamente, além da medição do tamanho e peso. A mamãe raia depois de algum tempo foi levada de volta ao aquário e agora os filhotes voltaram a viver com ela no Habitat Oceânico, junto com os tubarões, moréias e outras espécies.
 
O transporte delas do setor extra até o Oceanic Aquarium foi feito pela equipe técnica, com veterinários e biólogos acompanhando e realizando o manejo, dentro de todas as normas estabelecidas pelos órgãos responsáveis.
 
A Raia Manteiga costuma se esconder na areia, por isso é comum vê-las no fundo do aquário. Bem ambientadas, como é o caso das que vivem no Oceanic Aquarium, nadam bem rentes aos visores e proporcionam uma experiência única aos visitantes.
 
Posteriormente os filhotes machos devem ser transferidos também, mas para outro habitat, a fim de evitar a reprodução entre irmãos.
 
“Nós estamos muito felizes de ter concluído esse passo importante. Nossa equipe se dedicou muito, desde a gestação, que dura média seis meses, até atingirem tamanho e velocidade necessárias para virem para o aquário. Isso reforça nosso compromisso com a conservação da espécie, pesquisa e educação ambiental. As novas moradoras são muito bem-vindas ao Oceanic Aquarium”, comemora Cristiano Buerger Filho, diretor do Grupo Oceanic.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página