Blog Top Society - Karla Cruz

Blumenau Lança a Rota da Gastronomia Alemã

21/04/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11657_post_7921.jpg
Voltar no tempo por meio da gastronomia e trazer experiências únicas pelo paladar. Com esta proposta foi lançada nesta quarta-feira, 19, a Rota da Gastronomia Alemã, um movimento de valorização da cultura germânica.
 
Inicialmente serão sete restaurantes de Blumenau que vão participar e serão os responsáveis por traduzir toda uma cultura em pratos típicos variados.
 
“Hoje estamos lançando uma nova ferramenta turística, que alia cultura e gastronomia. Com este projeto estamos propiciando a todos que nos visitam e ao blumenauense uma Rota organizada, com qualidade e mais do que isso, que valoriza as tradições do nosso povo durante todo o ano”, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.
 
O projeto foi concebido após um longo trabalho de pesquisa, análise e treinamento, que levou quase dois anos. Durante o processo, também tivemos a consultoria do Senac, que resultou na escolha dos pratos e na definição dos critérios e indicadores para adesão.
 
O secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, aponta que o estudo transitou da influência local até os primeiros restaurantes que foram pioneiros na venda de pratos típicos.
 
“Para chegar até a Rota todos os aspectos que moldaram esta gastronomia rica foram levados em consideração. Ao final chegamos a este resultado que demonstra todo o potencial turístico gastronômico de Blumenau”, completa.
 
A Rota da Gastronomia Alemã é uma verdadeira viagem no tempo, desde a Colônia Blumenau, quando o fundador Dr. Blumenau e os primeiros 310 imigrantes chegaram da Alemanha até os dias atuais. Os registros históricos apontam que Blumenau recebeu imigrantes dos 16 estados da Alemanha, por isso, a cidade tem uma forte influência alemã vinda de diversas regiões.
 
Muita dessa influência foi empregada na alimentação, pois os primeiros imigrantes tiveram que se adaptar com os ingredientes locais, para se aproximar aos alimentos consumidos na Alemanha ou até mesmo criar novos pratos com ingredientes familiares da terra natal. Os pratos que estão na Rota são exemplos disso, o Eisbein surgiu na região de Berlim, o Schweinshaxe é da Baviera, assim como o Spätzle, acompanhamento do Schnitzel, que também é da região da Baviera.
 
A Rota presta uma homenagem aos imigrantes e seus descendentes, por meio dos pratos típicos de suas regiões de origem germânica e com pratos que foram editados com ingredientes locais. Desta forma, aproximando os turistas de maneira autêntica a nossa história. Este movimento contribui para o fortalecimento da Gastronomia Alemã, com o propósito de impulsionar produtos e serviços que promovam experiências germânicas, alinhadas aos princípios do turismo sustentável.
 
Experiência cultural
 
Quem prestigiar os locais pertencentes a Rota em Blumenau terá a oportunidade de experimentar todo o sabor germânico em uma rota exclusiva, incluindo uma indicação de harmonização com cervejas da região, algo que não pode faltar na Capital Brasileira da Cerveja.
 
Mas além disso, para completar a experiência, os restaurantes receberam uma série de sugestões como receber o cliente com boas-vindas em alemão, oferecer uma programação de música e dança típica ao vivo, utilizar ingredientes e artesanato local como forma de contribuir com a economia criativa, promover a sustentabilidade, entre outros indicadores que irão enriquecer ainda mais a imersão na cultura germânica.
 
A Rota da Gastronomia Alemã é uma promoção da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Parque Vila Germânica, com apoio da Teka. Acompanhe as novidades no site oficial e nas redes sociais.
 
Conheça os restaurantes participantes e os pratos escolhidos que fazem parte da Rota. Todos os estabelecimentos participantes terão uma placa identificando que fazem parte do projeto:
·         Alemão Batata – Batata Recheada
·         Bier Vila – Eisbein
·         Senac Blumengarten – Schnitzel
·         Flaggendorff – Sanduíche de Schnitzel
·         Moinho do Vale – Hackepeter
·         Restaurante Vila Germânica – Guimis
·         Thapyoka – Schweinshaxe

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página