Blog Top Society - Karla Cruz

INC promove Simpósio de Nutrição e Gastronomia Hospitalar

12/04/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11568_post_13595.jpg
Desde a sua fundação, há 20 anos, o Instituto de Neurologia de Curitiba (Hospital INC) sempre demonstrou uma preocupação com a dieta hospitalar, para que fosse uma aliada na recuperação dos pacientes. Para afastar a fama de que “hospital serve comida ruim”, o INC levou a humanização para dentro da cozinha e tornou o cardápio, servido para pacientes e funcionários, um dos pontos fortes da instituição. Isso foi possível graças ao trabalho permanente de aprimorar o preparo dos alimentos para combinar as prescrições do médico e qualidade nutricional com refeições atrativas e saborosas. E foi assim que o hospital encontrou o caminho certo para oferecer uma comida afetiva na gastronomia hospitalar.
 
Os bons frutos colhidos deste trabalho, da experiência de preparar e servir 15 mil refeições, por mês, e do atendimento das diferentes necessidades dos pacientes, levaram o INC a promover o Simpósio de Nutrição e Gastronomia Hospitalar, evento que ganhará a sua segunda edição, nesta quinta-feira (13). O simpósio será realizado na sede do hospital, no Campo Comprido, e terá entrada gratuita. “Fomos pioneiros, em 2019, quando realizamos a primeira edição do simpósio. O INC preza pela qualidade e humanização do atendimento, em todos os aspectos. Mesmo sendo algo trivial, entendemos que uma simples refeição pode oferecer um momento de conforto para quem passa por uma situação de fragilidade, como um paciente internado”, explica Regina Montibeller, diretora administrativa do Hospital INC.
img/topsocie_blog/11568_post_11482.jpg
img/topsocie_blog/11568_post_4913.jpg
img/topsocie_blog/11568_post_4800.jpg
img/topsocie_blog/11568_post_14605.jpg
img/topsocie_blog/11568_post_3711.jpg
O simpósio propõe uma atualização do que está sendo empregado hoje na gastronomia hospitalar, além da troca de experiências com os profissionais do INC, de outras instituições e da área gastronômica. A programação inicia às 8h30 e contará com palestras da nutricionista chefe de cuisine do INC, Suellen Nascimento da Silva, da coordenadora do curso de Gastronomia da Uninter, Ana Paula Garcia, da professora e especialista em gastronomia funcional Patrícia Araújo, e da idealizadora do Projeto Brotou, Melissa Crema. A programação ainda terá a participação do renomado chef e criador do conceito da gastronomia orgânica e funcional, Renato Caleffi, e do chef Celso Freire, que também é assessor do INC.
 
Ao receber alta, pacientes pedem receitas preferidas

No INC, o trabalho desenvolvido pela gastronomia hospitalar se reflete no sabor, aroma e na apresentação das refeições. A comida do hospital é tão gostosa e reconfortante, que se tornou comum os pacientes pedirem as receitas no momento da alta hospitalar. Risoto de beterraba, fricassê de frango com milho, filé mignon suíno, peixe com farofa de castanhas e sopas são as preferidas.
 
Esse trabalho vem sendo feito por uma equipe engajada, que gosta de cozinhar e sente alegria em fazer uma comida caprichada. “Para preparar uma boa refeição, não é preciso gastar mais. Você pode fazer uma canja ruim ou bem gostosa, usando os mesmos ingredientes. O tempero mais importante é o carinho que você coloca na hora de cozinhar. Todo mundo sente, com olhos, boca e olfato, quando uma comida é feita com carinho”, acredita Regina Montibeller. Por isso, na hora de recrutar profissionais para equipe, que conta com 31 funcionárias e atua 24 horas, por dia, o INC seleciona pessoas que “gostam de cozinhar de verdade” e demonstram o cuidado com o outro.
 
O almoço servido no INC, por exemplo, é composto de prato principal, guarnições, legumes, três opções de saladas e sobremesa. O mesmo cardápio serve pacientes, acompanhantes e também médicos, enfermeiros, técnicos, pessoal do administrativo e RH, equipe da limpeza e a diretoria. As datas festivas, como Páscoa, São João e Natal, ganham cardápios especiais (e até decoração no refeitório e na bandeja que vai ao quarto) como forma de celebração. E graças ao trabalho de humanização na gastronomia hospitalar, a cozinha consegue atender até mesmo pedidos específicos como comida kosher (dieta judaica ortodoxa).
 
2º Simpósio de Nutrição e Gastronomia Hospitalar
A gastronomia fazendo parte da terapia dos pacientes internados
 
Data: quinta-feira, 13 de abril de 2023
Hora: 8h30 às 17h
Local: Auditório do Hospital INC (Rua Jeremias Maciel Perretto, 300)
Participação: gratuita
Inscrições: www.eventosinc.com.br
 
Sobre o Hospital INC
O Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) é uma instituição hospitalar referência no atendimento de pacientes neurocirúrgicos, neurológicos e cardiológicos de alta complexidade. Possui Centros de Tratamento completos em Tumores Cerebrais, AVC, Parkinson, Epilepsia, Doenças da Coluna, Neuroimunologia, Demência, além de áreas de cardiologia clínica, hemodinâmica e cardiologia intervencionista e cirurgia cardíaca. O centro neurocirúrgico é o mais tecnológico do país, sendo pioneiro na América Latina com Ressonância Magnética intraoperatória de alto campo e no uso do corante 5-ALA em cirurgias de tumores cerebrais. Também foi o primeiro hospital do Brasil a contar com a tecnologia Gamma Knife Perfexion (cirurgias cerebrais sem corte). Seu corpo clínico é composto por mais de 300 profissionais responsáveis pelo atendimento a pacientes de todo o Brasil e de diversos países da América Latina. 
 
O INC também é um hospital-escola, com o Centro de Estudos e Pesquisas integrado à instituição. É referência em Residência Médica nas áreas de anestesiologia, neurologia, neurocirurgia, cardiologia e cirurgia cardíaca. Além disso, o Centro de Educação Profissional INC (CEPI) forma, desde 2020, técnicos em Enfermagem e está em constante expansão na formação de novos profissionais.
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página