Blog Top Society - Karla Cruz

Projeto de Dança do Instituto Guga Kuerten é um poderoso instrumento de inclusão social

12/04/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11556_post_1452.jpg
Assim como diversos esportes, a dança permite o desenvolvimento de habilidades físicas e funcionais de pessoas de todas as idades. Além disso, é uma ferramenta muito eficiente de desenvolvimento biopsicossocial, principalmente, em crianças e jovens. Por isso, a dança tem sido muito utilizada como instrumento de inclusão social. E no Instituto Guga Kuerten não é diferente.
 
Entendendo a dança como um mecanismo que promove a integração de pessoas, o Instituto Guga Kuerten mantém o IGK Dance, um grupo infanto-juvenil de danças urbanas. O Projeto foi formalizado em 2013 e participa de concursos e festivais. Os professores e coreógrafos Guilherme Fant e Julia Milan trabalham a dança como um dispositivo educacional, de arte e cultura.
 
O IGK Dance, um projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, contabiliza 67 educandos que já participaram do grupo de danças urbanas. Além disso, o projeto guarda no mural de troféus as premiações conquistadas em diversos festivais, entre eles: Encontro Catarinense de Dança; Festival Santa Catarina Dança; Matrix Produções; Garopaba em Dança; Festival Arte em Movimento; Festival Internacional de Hip Hop (FIH2) e Connection Dance Festival e o maior festival de dança do mundo, o Festival de Dança de Joinville.
 
Outra grande experiência celebrada é o fato de o grupo ter sido selecionado diversas vezes para o Festival Internacional de Hip Hop onde, além de competir, os educandos participam de workshops com professores e jurados internacionais e reconhecidos mundialmente, no cenário das Danças Urbanas.
 
Nas competições individuais, alguns educandos começaram a despontar com os jogos de batalhas. Um deles é Wesley Braz que, junto ao professor e coreógrafo Guilherme Fant, participou da seletiva da Red Bull BC One Cypher em Curitiba, um dos principais eventos de Breaking no âmbito mundial.
 
Atualmente, o IGK Dance conta com 30 dançarinos, sendo que 20 deles fazem parte do grupo avançado e os outros 10 educandos, do grupo base (iniciantes).
 
Saiba mais em www.igk.org.br .
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página