Blog Top Society - Karla Cruz

Lançamento o Festival Colheita do Pinhão

21/03/2023    Karla Cruz

img/topsocie_blog/11383_post_10511.jpg
“Este evento irá fomentar os negócios, gerar mais emprego e renda para Lages e região” – prefeito em exercício, Juliano Polese
Nesta terça-feira (21 de março), no Centro Cultural Aristiliano Ramos, no calçadão da praça João Costa, a Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Fundação Cultural, com a parceria da ACIL, CDL e Escola de Gastronomia Chef Gourmet, fez o lançamento oficial, à imprensa, do Festival Colheita do Pinhão.
img/topsocie_blog/11383_post_1924.jpg
Neste lançamento, estiveram presentes o prefeito em exercício Juliano Polese; o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo Álvaro Joinha Mondadori, o superintendente da FCL Giba Ronconi; o presidente da CDL Zulmiro Klan e o coordenador da Escola Chef Gourmet, Marcus Delcolli.
img/topsocie_blog/11383_post_1634.jpg
“Este evento irá fomentar os negócios, gerar mais emprego e renda para Lages e região. Segundo dados da Epagri, são colhidos por ano na região em torno de sete mil toneladas da fruta-semente, envolvendo, diretamente, 900 famílias nesta atividade econômica (cerca de R$ 7 milhões de movimentação com a comercialização)”, destaca o prefeito em exercício, Juliano Polese.

“Idealizamos e realizaremos um Festival de resgate do tradicionalismo serrano, de nossa cultura, usos e costumes, de valorização da gastronomia. Esse Festival é um start para a nossa Festa Nacional do Pinhão programada para o mês de junho de 2023”, disse o secretário, Álvaro Joinha.
img/topsocie_blog/11383_post_14801.jpg
A programação artístico-cultural do Festival será desenvolvida no calçadão central de Lages, no dia 1º de abril, dia em que, conforme legislação ambiental, inicia-se oficialmente, a colheita do pinhão na região da Serra Catarinense. Neste dia, às 8 horas, será feita a colheita e debulha da 1ª pinha, em uma fazenda de Turismo Rural, com a participação do prefeito em exercício de Lages. Também está programado para a noite de 1º de abril, uma sapecada de pinhão (“sapecadaço”), no calçadão da Praça João Costa.

No dia 1º de abril, o Festival Colheita do Pinhão terá a participação de sete cervejarias artesanais de Lages, e ao longo do mês (de 1º a 30 abril) contará com a integração de 20 estabelecimentos gastronômicos da cidade (bares e restaurantes) todos eles servindo, diariamente, pratos típicos à base de pinhão, às suas seletas clientelas.

Destaque especial do festival será o Concurso Gastronômico, que será julgado no dia 30 de abril, na Escola Chef Gourmet. As inscrições, tanto para chefs amadores como profissionais, estarão abertas de 1º a 15 de abril.

Além disso, também será servido almoço especial (à base de pinhão) em quatro restaurantes de Lages, nos dias 8 de abril (Fazenda Pedras Brancas-homenagem a Júlio Ramos); 15 de abril (Fazenda Cavalhada-Coxilha Rica); 21 de abril (Rancho Recanto Nativo- Lambedor); 26 de abril (Fazenda Boqueirão); 30 de abril (Hotel Lago Di Venezia).

Programação do Festival Colheita do Pinhão (1º de abril)

8 horas - Colheita e debulha da primeira pinha, no Hotel Fazenda Boqueirão 
9 horas – Abertura oficial do Festival, no calçadão, com apresentação dos alunos do projeto Fábrica de Gaiteiros Lages -  Parceria Sesc Centro Cultural Vidal Ramos e Instituto Renato Borghetti de cultura e música
10 horas - CTG Planalto Lageano
10h30 – Apresentação artística CTG Barbicacho Colorado 
11 horas - Show Eder Goulart
12 horas – Show Paulinho Guazzelli e Welington Graeff
14 horas – Apresetação CTG Tauras da Serra 
15 horas – Apresentação CTG Anita Garibaldi 
16 horas -  Tiro de Laço Vaca Parada 
17 horas – Show Zetti Gaudéria e Zezinho da Coxilha
18 horas - Sapecada de Pinhão (Sapecadaço)
18h30 - Mostra de Chula e Trova
19 horas -  Trança de Cordas
20 horas - Apresentação Quarteto Coração de Potro

Restaurantes participantes do Festival, de 1º a 30 de abril, com a comercialização de pratos típicos à base de pinhão: 
1- Dindos lanches
2 - Casa de Vó
3 - Burguer da Joca
4 - Dompi
5 - Jenifer's Doces - Fast Cake
6 - VIVABURGUER
7 - American Place
8 - Galpão Gaúcho
9 - Bistrô
10 - Bom Apetite
11 - Bistrô Garden
12 - Boka’s Serrano
13 - Jimmy burger
14 - Caracol Chocolates
15- Lagos de Gramado Chocolates Artesanais
16- BURT’S Food
17- Forno Santa Fé
18- Café Brasil
19- Café Catedral
20- Garage Pizza Delivery

Texto: Iran Rosa de Moraes
Fotos: Toninho Vieira
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página