Blog Top Society - Karla Cruz

Cinco benefícios da Odontologia Digital

17/02/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11115_post_9395.jpg
O ano é 2023 e já vivemos em um mundo onde a tecnologia está presente em absolutamente tudo o que fazemos. Olhe ao seu redor: equipamentos que facilitam e otimizam desde o cafezinho da manhã ao mais complexo problema a ser resolvido no trabalho estão ao alcance das mãos. Na área da saúde não é diferente - e um dos setores mais atendidos pela tecnologia é o da saúde bucal.
 
O termo Odontologia Digital já é aplicado com sucesso para descrever essa linha de atendimento que utiliza alta tecnologia para oferecer as melhores soluções para os pacientes. Há quem pense que este tipo de atendimento é voltado principalmente para a área estética, porém, o especialista em Ortodontia, Dentística e Aperfeiçoamento em Estética Luciano Teodoro destaca que o tratamento odontológico vai além da aparência. 

“Em muitos casos acontece até mesmo um resgate da autoestima, porque estamos falando do sorriso, da expressão facial e há problemas que afetam diretamente essa questão. Com a Odontologia Digital nós conseguimos avaliar todo o quadro de forma global, verificar exatamente todos os procedimentos que precisam ser feitos e demonstrar para o paciente como o tratamento vai acontecer e qual será o resultado final”, detalha.
 
Para entender melhor como a Odontologia Digital pode ser um aliado e tanto na busca pelo bem-estar e pela saúde, listamos cinco benefícios práticos da especialidade para os pacientes. Confira:
 
1 - Alta tecnologia
 
A utilização de alta tecnologia é a base da Odontologia Digital, pois é por meio dela que os profissionais e pacientes chegam a um tratamento diferenciado e qualificado. Scanners intraorais, softwares que atuam da gestão de pacientes ao controle de diagnósticos, passando por simulações de cada etapa dos procedimentos e até mesmo impressoras 3D, que permitem a confecção de moldes para demonstrar os resultados passam a fazer parte do dia a dia das clínicas odontológicas.
 
2 - Visualização do resultado
 
Com a tecnologia disponível, a primeira etapa do tratamento é justamente mapear o paciente e planejar como seriam o tratamento e o resultado final para que ele possa visualizar de maneira concreta como vai ficar ao final dos procedimentos. Os softwares, por exemplo, oferecem modelos em 3D construídos a partir das imagens do próprio paciente, captadas por scanners especializados. Para o especialista Luciano Teodoro, esse é um dos pontos altos do atendimento digital. “Ver como será o resultado final do trabalho oferece muito mais confiança e segurança para o paciente entender a importância do tratamento”, aponta.
 
3 - Tratamento humanizado e amigável
 
Quem nunca sentiu um arrepio ao ouvir aquele zumbido do “motorzinho do dentista”? Pois bem, a Odontologia Digital cruza a fase de planejamento do tratamento e chega na execução para proporcionar mais conforto e tranquilidade durante a execução dos procedimentos. Por exemplo, o "motorzinho" - que na verdade se chama Caneta de Alta Rotação - atualmente pode ser substituído por um motor elétrico com velocidade controlada pelo profissional através de um Mini IPad para ser mais ou menos intensa, a depender da necessidade do trabalho. Com isso, o zumbido que tanto assusta muitos pacientes, é eliminado.
 
4 -  Maior precisão
 
A tecnologia permite que os resultados sejam muito mais precisos. Por exemplo, com as medidas precisas de cada paciente, as próteses têm o tamanho e encaixe exatos, acabando com qualquer incômodo que o paciente possa sentir. Outro ponto de destaque é a coloração, pois a avaliação digital permite que se chegue à coloração mais próxima do natural.
 
5 - Acessibilidade
 
E com tudo isso, a questão que fica é: mas esse tipo de tratamento é para todo mundo? A resposta é sim. Com o avanço da Odontologia Digital é possível encontrar tratamentos com valores acessíveis e possibilidades de pagamentos que permitem com que uma parcela maior da comunidade possa acessar serviços de alta tecnologia, que vão colaborar com a saúde e resgatar a autoestima de quem sofre com questões da saúde bucal.
 
 
Sobre o Dr. Luciano Teodoro Eleotério
img/topsocie_blog/11115_post_7354.jpg
 
Graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro em São Paulo e especialista em Ortodontia, tem ainda formação nas áreas de Implante, Prótese, Cirurgia e Estética. É pós-graduado em Halitose pela SOBREHALI (Sociedade Brasileira de Estudos da Halitose) e membro da ABHA (Associação Brasileira de Halitose). Também é especialista em Dentística e Aperfeiçoamento em Estética pela Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas.
 
Com quase 20 anos de experiência na área, inaugurou em 2022 uma unidade da clínica Ortoestética em Blumenau, especializada em tratamentos por meio de Odontologia Digital.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página