Blog Top Society - Karla Cruz

Advogada de Blumenau é a terceira mulher a presidir a OAB-SC em 90 anos

11/01/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10831_post_13368.jpg
A advogada de Blumenau Maria Teresinha Erbs é a terceira mulher a exercer a presidência da OAB/SC em 90 anos de história da instituição. Ex-presidente da OAB Blumenau e atual secretária-geral da Seccional, ela responderá de forma interina pelo cargo até o dia 20 de janeiro, em razão das férias da atual presidente, Cláudia Prudêncio, eleita para o período 2022/2024. Antes delas, a primeira presidente, de forma interina, foi Luciane Mortari, advogada de Jaraguá do Sul e atual presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB/SC, que substituiu o então presidente Rafael Horn em 2019.

Teresinha tem longa trajetória na OAB. Em quase 20 anos, já exerceu cargos como coordenadora da Comissão de Ensino Jurídico, secretária da Comissão de Cultura e conselheira da Subseção de Blumenau, vice-presidente e presidente da OAB Blumenau. É graduada em Direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau e atuou como coordenadora de pós-graduação do Centro de Ensino Superior de Blumenau de 2005 a 2009. Na advocacia, atua com ênfase em Direito Privado.

A interinidade de Teresinha fortalece o compromisso da gestão conduzida por Cláudia de interiorização do Sistema OAB Santa Catarina no Estado, princípio que busca descentralizar a instituição da Capital e ampliar a presença da OAB/SC no interior. Também destaca a representatividade feminina na Seccional, que já conta com maioria de mulheres dentre os advogados inscritos e tem, desde 2022, um recorde de advogadas presidindo Subseções, com 18 presidentes.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página