Blog Top Society - Karla Cruz

Professor da universidade australiana de Perth lança obra em Blumenau

29/11/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10556_post_6892.jpg
O Núcleo de Práticas Jurídicas da Furb recebe, na quinta-feira, 1, o brasileiro-australiano Augusto Zimmermann, professor titular de Direito e vice-diretor do Conselho Acadêmico do Sheridan Institute de Perth, na Austrália. Ele fará o lançamento do livro de sua autoria “Cosmovisões do Direito no Mundo Ocidental”. 
 
O evento será na sala do Núcleo de Práticas Jurídicas, no Fórum Universitário, às 19h, e será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do Diretório Acadêmico da Furb (https://www.youtube.com/@daclobe-furb3922)
 
Sobre o livro:
 
“Cosmovisões do Direito no Mundo Ocidental” consiste predominantemente de uma obra sobre as teorias do Direito oriundas da civilização ocidental. Ao se concentrar nessas teorias, o livro demonstra que a Teoria do Direito se apresenta como um rico mosaico indispensável à formação de operadores do Direito mais competentes e esclarecidos. Certamente, suas riquezas e ensinamentos determinam que este livro seja uma leitura necessária e obrigatória para todos os verdadeiros estudiosos do Direito, a fim de possibilitar-lhes uma educação jurídica holística e intelectualmente satisfatória. 
 
Um dos aspectos mais significativos do livro repousa sobre a habilidade do autor em demonstrar o alcance de sobreposições, ou intercâmbios, entre as diferentes teorias jurídicas. Por exemplo, o autor assinala que “a noção de que nazismo e comunismo são pólos opostos no espectro político oculta o fato de que eles na realidade possuem espíritos afins.” Comentando as principais teorias do direito do Ocidente, Augusto Zimmermann também explica como grandes lutas da civilização ocidental – por exemplo, a luta pela liberdade e contra a escravidão, e a luta para promover direitos humanos fundamentais – foram profundamente impactadas por essas diversas teorias do Direito.
 
 
Sobre o autor:
 
Augusto Zimmermann é bacharel em Direito e mestre em Direito Constitucional pela PUC-Rio, doutor (PhD) em Filosofia do Direito pela Universidade Monash (Austrália), e possui certificado em arbitragem internacional (CIArb) pela ACICA (Austrália). É atualmente professor titular de Direito e vice-diretor do Conselho Acadêmico do Sheridan Institute de Perth, na Austrália Ocidental. Zimmermann também é ex-comissário da Comissão Legislativa da Austrália Ocidental (2021-2017), ex-professor adjunto de Direito da Universidade de Notre Dame da Austrália, e ex-diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade Murdoch (2009-2013), recebendo o Prêmio vice-chanceler de Excelência em Pesquisa da Universidade Murdoch em 2012. Zimmermann é também ex-vice-presidente da Sociedade Australiana de Filosofia do Direito (ASLP), fundador e presidente da Associação de Teoria Jurídica da Austrália Ocidental (WALTA), fundador e editor-chefe da revista de Direito The Western Australian Jurist, membro eleito da Academia Internacional de Estudo da Jurisprudência da Família (IASJF), membro do Instituto Federalista do Brasil (IF), membro da Associação Brasileira de Juristas Conservadores (ABRAJUC), e membro do Instituto de Juristas Cristãos do Brasil (IJCB). Zimmermann é autor de diversos livros e artigos acadêmicos, incluindo-se “Teoria Geral do Federalismo Democrático” (1999), “Global Perspectives on Subsidiarity” (2014), “Direito Constitucional Brasileiro” (2015), “Fundamental Rights in the Age of Covid-19” (2020), dentre diversas outras publicações acadêmicas.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página