Blog Top Society - Karla Cruz

Com 90 anos, um dos maiores bioparques do Sul do Brasil reserva atrações para toda a família

21/11/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10489_post_6859.jpg
A temporada de Verão se aproxima e um dos destinos mais procurados pelos turistas do Brasil e da América Latina, Santa Catarina, reserva atrações para todas as idades e estilos. Para quem colocou o estado na sua programação de férias e quer conhecer algo além das praias, uma opção é um dos maiores bioparques do Sul do Brasil: o Zoo Pomerode. Com 90 anos, é referência nacional no acolhimento de animais ameaçados, possui mais de mil animais e 200 espécies. Para essa temporada, torna real o sonho de muitas crianças, jovens e adultos de conhecer de perto os animais selvagens e réplicas de dinossauros animatronics.
img/topsocie_blog/10489_post_6615.jpg
 
Quem visitar o bioparque Zoo Pomerode poderá ver de perto leões, hipopótamogirafa, elefante asiático, onça-parda, primatas, tigre, pinguins, grande diversidade de aves, entre outros. Nessa temporada, a equipe ficou ainda mais completa com o nascimento do filhote de bugio-preto, e o abrigo de dois pumas e dois tamanduás-bandeira, que foram resgatados de situações de risco.
 
Há nove décadas, o bioparque realiza o tratamento de animais selvagens que sofreram ferimentos fora de cativeiro e precisaram passar por atendimento humano e especializado. Por isso, se tornou referência nacional no acolhimento espécies, sendo muitas ameaçadas de extinção.
img/topsocie_blog/10489_post_9508.jpg
 
“Nós tratamos e devolvemos ao habitat, com toda a orientação dos órgãos responsáveis. Mas quando a situação é grave e o animal não pode mais regressar ao seu ambiente, nós também conseguimos garantir um abrigo adequado para que ele seja acolhido e possa viver de acordo com as suas necessidades”, explica o procurador da Fundação Hermann Weege, Maurício Bruns.
 
Bioparque recebe dinossauros
 
Nessa temporada quem passear pelo bioparque Zoo Pomerode poderá ver Tiranossauro Rex, Triceratops, Velociraptor entre outros dinossauros. O que para muitos pode parecer um sonho de criança, se tornou real com a exposição de 12 animatronics réplicas dos répteis da Era Mesozoica. Para tornar o encantamento ainda maior, todos eles possuem sons e movimentos similares de acordo com a particularidade de cada espécie. Os dinossauros estão expostos em um habitat específico em que os visitantes podem se aproximar, interagir e fazer sem registros fotográficos, sem pagar nada mais por isso.
 
Ações sustentáveis beneficiam a comunidade
 
Zoo Pomerode é destaque na adoção de medidas sustentáveis e possui dezenas de ações em prol do meio ambiente e que beneficiam e garantem o bem-estar da comunidade em geral.
 
“Todos os investimentos realizados refletem nas presentes e futuras gerações. Isso servirá como um grande divisor de águas, que determinará a perpetuidade do bioparque”, conta Maurício.
 
Entre as principais ações está a recomposição da mata ciliar em um trecho de 16 mil metros quadrados do Ribeirão Jerusalém, em Pomerode, que transpassa parte do bioparque. A técnica foi essencial para assegurar mais qualidade da água no local.
 
Outro grande foco sustentável está na utilização de energia solar e, para isso, 700 placas fotovoltaicas foram instaladas, tornando o local autossuficiente na produção de energia elétrica. A reutilização de água da chuva também está entre as medidas adotadas. O sistema abastece uma cisterna com capacidade para cerca de 15 mil litros. O aparelho automatizado garante que a água coletada seja tratada e bombeada de forma regular para as caixas dos banheiros.
 
A equipe do bioparque Zoo Pomerode preza também pelo consumo consciente, por isso, opta pelo reuso dos materiais no seu cotidiano. Possuem parceria com empresas da região, que fornecem utensílios em bom estado, mas que poderiam ser descartados.
 
“Por exemplo, aceitamos a doação de tubos e chapas de ferro que aqui recebem tratamento e solda, e utilizamos no parapeito dos passeios, colunas de telhas e cercas”.
 
O bioparque conta com um sistema de compostagem e plantio de mudas através da estaquia, em que são aproveitados os galhos podados na multiplicação do banco de mudas. O sistema de captação de esgoto também é diferenciado, com o tratamento por zona de raízes, que atende a demanda do Zoo Pomerode e casas da Rua dos Imigrantes, em Pomerode.
 
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página