Blog Top Society - Karla Cruz

Dia do Hoteleiro é comemorado em grande estilo em Santa Catarina

20/11/2022    Henrique Harmonia

img/topsocie_blog/10485_post_57.jpg

Uma comemoração pensada em quem trabalha pela excelência da hotelaria em Santa Catarina

Na quinta-feira (10/11), a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH-SC reuniu a hotelaria catarinense para comemorar o Dia do Hoteleiro. Uma ampla programação para sócios, autoridades, fornecedores, imprensa e parceiros movimentou o Faial Prime Suítes, oportunizando troca de ideias, novos conhecimentos e muito relacionamento.

A programação iniciou com às 14h com a reunião de planejamento do setor financeiro de 2023 e, na sequência, a Assembleia do Conselho Deliberativo da ABIH-SC. O destaque da pauta foi a eleição da nova diretoria gestão 2023/2024. 

Rui Schürmann foi reeleito para gestão 2023/2024
Conduzida pelo presidente do Conselho Deliberativo, Osmar Vailatti, os conselheiros reconduziram ao cargo de diretor-presidente da ABIH-SC, por aclamação, para mais dois anos de gestão, o hoteleiro Rui Schürmann. 

Além do diretor-presidente, também foram eleitos o diretor administrativo/financeiro Nery Cardoso, que também já fazia parte da diretoria 2021/2022, e o diretor de operações Allan Kreutz que, há muitos anos vem realizando um grande trabalho na região da Fronteira como diretor regional e, a partir de agora, passa a ter uma atuação mais estadual. Os demais cargos da diretoria executiva, bem como, os diretores regionais serão empossados em janeiro. 

Após as atividades restritas, as portas se abriram para receber associados, sócios colaboradores, profissionais da imprensa, autoridades, profissionais do setor e convidados especiais para uma programação muito especial, com recepção feita pela Vitivinícola Jolimont e sua seleta carta de vinhos e sucos. 

Rui Schürmann iniciou seu discurso agradecendo às pessoas que ao longo dos dois anos de gestão prestaram sua solidariedade. “Agradeço aqui o empenho das nossas colaboradoras, aos conselheiros, associados e também aos fornecedores e parceiros que ao longo desse ano caminharam junto com a ABIH-SC”. 

Para o empresário, Santa Catarina é diferenciada e junto às outras ABIH’s mostra a força do associativismo. “Realizamos um dos maiores encontros de hoteleiros do país, temos uma publicação que enaltece e valoriza o trabalho e o setor turístico catarinense. Unimos forçar com as demais entidades do trade, buscando de forma conjunta soluções para o desenvolvimento do setor”. 

Ele enfatiza também o trabalho realizado pela entidade no suporte à informação, “trabalhamos com o objetivo principal de fornecer dados e informações para que os hoteleiros e empresários possam fazer uma melhor gestão dos seus negócios, e preparar melhor sua equipe”. O empresário também falou do novo momento da entidade, o lançamento do site e da nova plataforma de envio de e-mails. “Investimos na modernização do nosso site e nas ferramentas de comunicação, permitindo que nossa atuação seja cada vez mais ampla e relevante para o setor, em especial, nossos associados”.

Rui finaliza seu pronunciamento parabenizando todos pela passagem do seu dia “Dia do Hoteleiro”, lembrando que ser hoteleiro é descobrir que atender pessoas é muito bom e se realizar ao fazer isso!

Chieko Aoki e as tendências para o turismo e a hotelaria 
Com uma larga experiência no meio turístico e hoteleiro, Chieko Aoki retorna para mais uma palestra de sucesso para os hoteleiros de Santa Catarina. A presidente da rede Blue Tree fechou com chave de ouro a última edição do Encatho, falando sobre a arte de bem receber.  Dessa vez, a dama da hotelaria abriu a programação do Dia do Hoteleiro falando sobre as mudanças e tendências no turismo e na hotelaria.

Redução de custos de captação com mais reservas online via celular, competitividade do canal diretor com a melhor tarifa, Chat bot competitivo e com atenção continuada, divulgação sem limitação e Canais de divulgação também foram alguns dos tópicos abordados. “Se prepare para ser atraente, fácil e prático. O primeiro contato é muito importante para saber como é o seu hotel”. Chieko lembrou ainda que as flutuações das tarifas devem ser acompanhadas 24h. “Se o mercado está saturado, aumenta a tarifa. E isso não pode perder o momento”, enfatizou ela.

“High tech com High Touch” 

“Alta tecnologia, mas com o toque humano”, assim explicou Chieko. “Nossa equipe precisa estar preparada para trabalhar com tecnologia, mas não podem deixar de ser humanos neste atendimento. Precisamos de hoteleiros com alma de hoteleiros. Que tenham prazer em servir as pessoas”. Ao falar sobre tecnologia e pessoas, ela enfatizou: “Criem e treinem pessoas para gostarem da hotelaria, que conheçam a cultura e tenham o sorriso no rosto na hora de estar em contato com o hóspede”.

Chieko finalizou lembrando que venda, marketing e distribuição devem contar com o apoio da tecnologia. “Empresas devem se preparar para as transformações, não deixando a banda passar, mas sambar com ela para garantir a continuidade e crescimento da empresa em um mundo mais tecnológico e mais humano”.

Por fim, Chieko reforçou a importância do olhar para o próximo ano. “2023 será o ano de preparativo para a revolução tecnológica e ações ESG para quem pretende colher o crescimento e grandes avanços entre 2025-2030”.

Para simbolizar o agradecimento à Chieko Aoki, a jornalista e escritora Ana Lavratti, também mestre de cerimônias do evento, presenteou-a com o livro “Você Mulher Ainda Melhor”. A obra de sua autoria, que é uma coletânea de biografias de mulheres catarinenses, foi vencedora do Prêmio Catarinense de Literatura.

Lançamento 34º Encatho & Exprotel 
A noite também foi de lançamentos. Primeiro da 34ª edição do Encontro Catarinense de Hoteleiros - Encatho & Exprotel, que será realizada de 8 a 10 de agosto de 2023, no CentroSul, em Florianópolis. 

O tema central será “Pessoas, Gestão e Experiência”, dando enfoque para o principal capital da hotelaria: as pessoas. “Apesar de todas as inovações e recursos tecnológicos na hotelaria, não podemos esquecer que a principal ferramenta de hospitalidade continua sendo o ser humano. Então já coloca na agenda o nosso convite para o Encatho e Exprotel, um evento que oportuniza negócios, qualificação, atualização na operação, gera networking e divulga as potencialidades do turismo nacional”, salientou o diretor-presidente da ABIH-SC, Rui Schürmann. 

Na última edição, o Encatho & Exprotel recebeu mais de 3 mil pessoas, vindas de 205 cidades, 15 estados e 2 países. Os participantes tiveram acesso às palestras de mais de 40 especialistas, além de 12 reuniões de entidades do trade turístico catarinense. 
A planta da Exprotel também foi apresentada. O evento que é reconhecimento como a principal vitrine de negócios do setor reúne as melhores marcas do mercado, abrindo espaço para que o empresário negocie diretamente com o fornecedor, obtendo condições exclusivas e preços vantajosos.

Para saber todas as formas de participar e reservar o seu espaço, entre em contato com Juliana Bossi Castro pelo e-mail comercial@abih-sc.com.br ou WhatsApp (48) 98843-7659.

Lançamento da 5ª edição da Revista ABIH-SC, 
Outro lançamento da noite foi da 5ª edição da ABIH-SC. traz a cobertura do Encatho & Exprotel 2022, Mercado & Negócios. São mais de 50 páginas abordando gestão, inovação, metaverso, A&B, sustentabilidade, liderança, LGPD, retrofit e as tendências em hotelaria. 

No kit entregue para cada convidado do Dia do Hoteleiro um exemplar da publicação com a retrospectiva das palestras e reuniões do Encatho, as novidades em produtos e serviços da Exprotel, lista dos associados da ABIH-SC em todo estado, bem como, conteúdo relevante sobre a atuação da entidade e instituições. 

A publicação, que tem a veiculação tanto no formato impresso quanto digital, tem novamente a assinatura da jornalista Vânia Monteiro. Lançada na gestão de Osmar Vailatti, o veículo tem como principal objetivo registrar a atuação da entidade, e as ações desenvolvidas para o fomento do turismo e a representação do setor.

Novo site da ABIH-SC
O novo momento pede uma comunicação digital cada vez mais otimizada, sites relevantes, facilmente identificados pelos motores de busca e com layout que favorece a navegação dos usuários. Assim é o novo portal da ABIH-SC, também lançado nas comemorações ao Dia do Hoteleiro. 

Com uma estrutura robusta, utilizando as melhores práticas de SEO. Um design leve, permitindo velocidade no carregamento para ser facilmente acessado em qualquer dispositivo. Também segue as melhores práticas de acessibilidade mostrando a preocupação da entidade em conversar com todos os públicos.

Com atualização periódica, o site da ABIH-SC é um canal para os hoteleiros e profissionais do trade se manterem atualizados com as principais notícias do setor, buscarem qualificação e networking, conhecerem os hotéis e muito mais. Além do site, o novo informativo da entidade também está com novo layout, facilitando ainda mais a leitura e acesso às informações. Acesse o www.abih-sc.com.br confira como está o novo portal e inscreva-se para receber a news.

Apresentação Eventos Brasil Summit 
A presidente da ABEOC - Associação Brasileira de Empresas de Eventos, Jane Balbinotti, também apresentou em detalhes o Eventos Brasil Summit, que acontece dias 6 e 7 de dezembro, no Expocentro, em Balneário Camboriú.  

Entre os destaques da programação do evento, Tendências e novos desafios para o mercado de eventos, Tecnologias aplicadas aos eventos, Cibersegurança e proteção de dados, Segurança em eventos, Cases de sucesso, Panorama dos eventos no Brasil, Representatividade e muito mais. Mais informações e inscrições www.eventosbrasil2022.com.br

Almanach Santur: Dados sobre o turismo catarinense 
Quem também compartilhou informações de extremo valor foi a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina, a SANTUR. A diretora de estudos e inovação, Luana Emmendoerfer, e o gerente de Inteligência de mercado, Edgar Tramontim, falaram sobre análise de dados da ocupação hoteleira e como os empresários podem tanto consultar dados do setor, quando se cadastrar, de forma voluntária para fornecer dados e abastecer esse rico banco de informações. 

O Sistema de Inteligência Turística da SANTUR foi finalista no Prêmio Catarinense de Inovação na categoria Governo Inovador. A divulgação junto a rede hoteleira reforça ainda mais a importância de uma gestão focada em dados para decisões cada vez mais assertivas.

Apresentação dos patrocinadores 
O agradecimento especial ficou para os patrocinadores da edição: ALIBIN, ALTENBURG, COLAU QUIMICA, DESBRAVADOR, COLCHÕES ECOFLEX, HARUS, RENTV, VITINÍCOLA JOLIMONT, TOTVS.

Com um vídeo institucional, as empresas que estavam com representantes no evento, puderam parabenizar os presentes pela passagem do dia do hoteleiro, reforçando a importância de construir relacionamentos e fortalecer o posicionamento de marca em um ambiente de confraternização. 

Homenagens
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC, também prestou sua homenagem a Altenburg pelo centenário da empresa. Uma empresa catarinense, criada por uma mulher visionária que, atualmente, gera mais de 1,7 mil empregos diretos, e entrega um mix completo de produtos para o bem atender os hóspedes na área têxtil, com roupas de cama, banho, travesseiros, colchas e muito mais. Suas peças são encontradas em mais de 7 mil pontos de venda, além de 13 lojas próprias e no e-commerce. Uma empresa que contribui significativamente para o desenvolvimento do turismo e da hotelaria catarinense. Quem recebeu a honraria entregue pelo diretor-presidente da ABIH-SC foi Rose Rulenski Molon, gerente nacional de vendas da empresa.

Outras duas homenagens realizadas foram para governantas que tiveram destaque em sua atuação nos empreendimentos hoteleiros. Josiane Cis, hotel Belluno Carla Correia que entregou

A parceria entre a ABIH-SC e o Comitê de Governança Hoteleira de Santa Catarina, ultrapassa uma década. Entre os destaques, o tradicional Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira que, em 2023, chega à 12ª edição. 

O evento busca sempre tratar diversos assuntos de extrema importância na operação hoteleira. Os temas do evento são cuidadosamente escolhidos e desenvolvidos de forma a permitir aos participantes aprender novos conceitos e aprimorar competências. O simpósio é todo planejado para que seja um encontro agradável, bastante produtivo, disponibilizando novos conhecimentos e informações de forma prática e de fácil implantação para gerar resultados já a curto prazo. 

Além de anunciar o jantar de homenagem ao Dia da Governanta, que acontecerá no hotel costão do Santinho, no próximo dia 17, o Comitê de Governança Hoteleira de SC confirmou a parceria para o Encatho & Exprotel 2023.

CP Hotéis e suas soluções para a hotelaria
Os hoteleiros também puderam conhecer o serviço da CP Hotéis , que tem a chancela da Chieko Aoki Management Company. Cássia Alvarenga, Gestora de Vendas e Novos Negócios da CP Hotéis apresentou as principais soluções da empresa para hotéis e pousadas, proporcionando aos convidados uma avaliação digital gratuita do empreendimento. 

Jantar comemorativo
Após a ampla programação, os convidados confraternizaram com um saboroso jantar regado aos vinhos e sucos da Vitivinícola Jolimont, no restaurante do charmoso hotel boutique Faial Prime Suítes, local escolhido pela organização tornar o momento ainda mais inesquecível.

Vencedor dos prêmios Líderes LIDE, top de Marketing ADVB, pela excelência dos serviços na opinião dos hóspedes, o empreendimento realmente cuidou de cada detalhe para que o conforto e atendimento fossem o melhor exemplo para todos que alí estavam comemorando a arte do bem receber e encantar os clientes.

Confira os melhores momentos no site www.abih-sc.com.br

Fotos crédito: Imagem & Arte
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página