Blog Top Society - Karla Cruz

HÉLIO COSTA PEDE AO TJ APOIO AOS CONSELHOS TUTELARES

03/08/2021    Henrique Harmonia

img/topsocie_blog/6478_post_13651.jpg

O deputado federal Hélio Costa visitou nesta segunda-feira (02) o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, o Desembargador Ricardo Roesler. Na conversa, a atuação do Poder Judiciário nos últimos anos, os desdobramentos da pandemia e as ações futuras no Estado.

No encontro, o deputado pediu o apoio do TJ nas causas que envolvem os conselhos tutelares dos municípios catarinenses. “Eles são órgãos que precisam de ajuda e mais estrutura para desenvolver o trabalho que é brilhante e de alto risco. O Poder Judiciário, que costuma colaborar com as entidades públicas, poderá ser um grande parceiro dos conselhos que carecem de equipamentos”, disse o parlamentar.

Compartilhe nas redes sociais:

OSA Arquitetos aposta na sustentabilidade para dar tom original a ambiente da CasaCor SC

03/08/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/6477_post_7700.jpg
Originalidade e sustentabilidade andam juntas.  A proposta da OSA Arquitetos ao projetar o Quarto Suna – areia em japonês – para a CasaCor SC 2021 era celebrar a beleza imperfeita, a impermanência da vida ao mesmo tempo em que mostra o que é essencial e leva conforto para a saúde emocional sem esquecer que a sociedade vive novos tempos. Este conceito se encaixou perfeitamente ao tema da mostra, “Casa Original”. O projeto contempla a temática sustentabilidade em todos os detalhes – do papel de parede, ao teto de madeira, e do piso do espaço de banho até a escultura que ornamenta o ambiente de 60m².

Produzido com materiais naturais como o algodão, a seda e as fibras de celulose, com aditivos minerais decorativos e seguros para o meio ambiente, o papel de parede líquido tem textura de fácil aplicação. É antialérgico, antifogo e confere boa acústica. “O material tem exatamente a aparência de areia que buscávamos, mas com toque aveludado. Une praticidade, estética e sustentabilidade, características que buscamos na arquitetura inteligente”, ressalta Martina Hasse, arquiteta coordenadora do projeto. Após a mostra, o produto pode ser retirado e reaplicado, com zero desperdício. Ele possui o selo CE, certificação que confirma que o produto respeita os padrões de qualidade europeus, e teve segurança para a saúde atestada pelo Instituto de Saúde Russo.

O Quarto Suna utiliza no piso do ambiente de banho madeiras Tauari sustentáveis de florestas com plano de manejo e certificadas pelo Ibama, da mesma forma que o teto de madeira ripado, que lembra os painéis japoneses Sh?ji e também os antigos estrados de colchões. A modulação do teto foi pensada para também ser reaproveitada após o término da mostra. O mesmo vale para a marcenaria, feita em painéis MDF com selo de certificação sustentável, paginada para ser reutilizada posteriormente.

Os 40 vasos de cerâmicas que compõem o ambiente são de uma cooperativa de artesãos do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, que abriga mais de mil sítios arqueológicos e é reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. A fabricação das cerâmicas obedece às normas de licença ambiental e de sustentabilidade, além de empregar cerca de 30 artesãos, antigos funcionários do parque, agora exímios ceramistas.

img/topsocie_blog/6477_post_13144.jpg
img/topsocie_blog/6477_post_12737.jpg
img/topsocie_blog/6477_post_4638.jpg
img/topsocie_blog/6477_post_10228.jpg
img/topsocie_blog/6477_post_8172.jpg
Há ainda a Cadeira Pesca nº 24, de Elaya Design, objeto feito em madeira maciça (Grápia) resgatada de um barco às margens do Rio Itajaí-açu com assento e encosto feitos com corda de reuso provenientes de um estaleiro de pesca de Itajaí e detalhes em couro antigo. Ao lado da cama, uma grande escultura formada por raízes residuais de uma árvore centenária de imbuia já caída, enfatizam o tema da CasaCor, “Casa Original”.

Estes novos tempos trazidos pela pandemia pedem por paz, calma, conforto, clamam pela retomada da essência. “É neste ponto que a arquitetura pode influenciar a vida das pessoas. É chegada a hora de despertar nossa consciência para a sustentabilidade, para a empatia e para o cuidado com os excessos”, considera a arquiteta Martina.

Sobre o Quarto Suna

Quarto Suna Reveev – Osvaldo Segundo & Arquitetos Associados. “Suna” significa areia em japonês e assim como nome diz, este ambiente busca sensações de calma e fluidez. Celebra a beleza imperfeita, a impermanência da vida. A arquitetura traz diferentes texturas e elementos naturais, unidos por tons claros e linhas sóbrias. O contemporâneo aliado às raízes culturais, o minimalismo combinado ao tradicional, o senso estético puro embasado à função.

Sobre a OSA Arquitetos

A OSA Arquitetos atua há 20 anos com projetos de edifícios, casas e arquitetura de interiores residenciais e corporativos. Atualmente, possui escritórios em Blumenau e em Balneário Camboriú. A convite da European Cultural Centre, o escritório participou da exposição Time Space Existence durante a Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza de 2018, e em 2020 participou da London Design Festival. Em 2021, recebeu destaque na revista francesa Artravel com a publicação do projeto da Casa Bravíssima.

Sobre a Reveev na CasaCor

Presente como fornecedora na CasaCor nas edições de Santa Catarina e do Paraná há nove edições, a Reveev Colchões é uma empresa genuinamente catarinense, com fábrica em São Bento Sul, uma região de colonização germânica conhecida pela forte tradição na produção mobiliária. A empresa é referência em camas e colchões voltados ao mercado de alto padrão, com forte apelo pela excelência na qualidade dos produtos, nos acabamentos e zelo pelos detalhes e pela estética. A empresa será a fornecedora oficial de colchões da CasaCor 2021 e estará presente em todos os ambientes de dormir da mostra.

Além das novidades no Quarto Suna, mais spoilers da nova coleção poderão ser conferidos nos ambientes assinados pela Progetta Studio e por Jeferson Branco Architecture. Os produtos demonstrados são uma prévia do que será a coleção Reveev 2022, com previsão de lançamento para o final do ano.

CASACOR Santa Catarina CASACOR SC 2021 | Florianópolis
Período: de 18 de julho a 29 de agosto
Horário: de terça a sábado das 13h às 21h; domingos e feriados, das 13h às 19h
Local: ESPAÇO+UM (Rod.José Carlos Daux, SC-401, 6977) - Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis (SC)
Fotos: Fabio Jr.

Compartilhe nas redes sociais:

Central de Libras facilita comunicação em atendimentos médicos no Vale do Itajaí

03/08/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/6476_post_3812.jpg
Unimed Blumenau e a Associação Blumenauense de Amigos dos Deficientes Auditivos (Abada) firmaram uma parceria de intercooperação para atendimento a pessoas com deficiência auditiva por meio da Central de Libras, utilizando a língua brasileira de sinais. O serviço 100% virtual está disponível desde 2 de agosto para consultas eletivas nos consultórios de médicos cooperados em toda a área de cobertura da cooperativa.
 
Todas as informações de consulta são sigilosas e confidenciais e a central pode ser acionada das 7h às 21h, de segunda a sexta, para facilitar a comunicação entre médico e paciente, sempre que houver necessidade.  Tudo isso com objetivo de possibilitar um tratamento adequado à necessidade do paciente com deficiência auditiva e garantir uma consulta com qualidade e efetividade. 
 
A coordenadora de libras da Abada, Thaís Tavares Pompêo comenta que a Central de Libras tem por objetivo possibilitar a comunicação entre surdos e ouvintes, que até então era bastante falha em diversos atendimentos.
 
“No âmbito da saúde, por exemplo, existe uma dificuldade enorme de compreensão a respeito do que o paciente realmente sente, daquilo que o médico orienta, com falhas de comunicação que comprometem inclusive a saúde da pessoa. Com a Central de Libras, anula-se essa barreira e o atendimento flui normalmente, como com qualquer outra pessoa. É uma relação onde todos ganham”, destaca. 
 
“A Unimed Blumenau trabalha para atender cada vez melhor e de forma inclusiva, todos os beneficiários e pessoas que confiam suas vidas em nossos serviços e atendimentos. E a Central de Libras é de suma importância para garantirmos que todas as necessidades do paciente sejam acolhidas em consultório”, destaca o diretor presidente da Unimed Blumenau, Dr. Alexandre José Ferreira. 

img/topsocie_blog/6476_post_6003.jpg
 
Como funciona o serviço:  
  • O beneficiário com deficiência auditiva agenda a consulta de forma presencial ou através dos canais de atendimento da Unimed Blumenau, ou diretamente com o médico da especialidade desejada, através do guia médico no aplicativo Unimed Cliente ou no site; 
  • Ao iniciar a consulta, o médico sinaliza ao paciente que está acionando a Central de Libras da Abada;
  • O médico pode acionar o serviço pelos aplicativos Skype, Hangout, WhatsApp, Google Meet, Teams, Zoom, entre outros, ou entrar em contato diretamente com a Abada. 
  • Uma equipe preparada irá acolher a chamada de vídeo. Os intérpretes irão confirmar o nome do médico cooperado à Unimed Blumenau, CRM, nome do paciente e CPF. Essas confirmações são necessárias para registros e conferências internas da cooperativa.  
 
Além da parceria com a Central de Libras, a Unimed Blumenau trabalha ativamente em projetos que contribuem com a sociedade. Entre os princípios de governança da cooperativa destacam-se a pluralidade, a inclusão, a diversidade, a responsabilidade social, e a sustentabilidade. “Tornar os atendimentos e serviços cada vez mais acessíveis a todos e contribuir com a comunidade sempre foram prioridades para a nossa cooperativa”, ressalta o diretor presidente, Dr. Alexandre José Ferreira.  
 


Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página