Blog Top Society - Karla Cruz

Grupo varejista incentiva colaboradores a buscarem rápida ascensão profissional

01/08/2021    Gustavo Siqueira

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O varejo é uma das grandes portas de entrada no mercado de trabalho. Só no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Supermercado (ABRAS), são 3 milhões de pessoas empregadas direta ou indiretamente, em cerca de 91 mil supermercados, atacarejos e hipermercados. Nesse setor, que representa 7,5% do PIB nacional, os 15 mil colaboradores do Grupo Pereira, que atuam em diversas áreas nas bandeiras Fort Atacadista, Comper, Bate-Forte e Farmácia SempreFort, têm a possibilidade de rápido crescimento na companhia. Criado em 2019, o Programa Carreira Acelerada já impulsionou as carreiras de mais de 2.500 pessoas.

O programa, desenvolvido para atrair novos talentos e reter funcionários, oferece ferramentas para que os colaboradores sejam responsáveis pelo seu desenvolvimento profissional, e, assim, consigam traçar planos de crescimento e evolução de cargo. “Uma empresa que evolui de maneira acelerada faz com que as pessoas cresçam junto. Funcionários que trabalham com foco e querem melhorar suas habilidades, multiplicam seus salários em um tempo muito menor do que ocorre no mercado”, diz Paulo Silva, diretor corporativo de Gente e Gestão do Grupo Pereira.
 
Processos, capacitação e oportunidades
 
Não há limites no Carreira Acelerada. Na operação, a iniciativa permite que o funcionário que começou como empacotador chegue ao cargo de Gerente de Loja, ou ainda mais longe, como foi o caso de Paulo Nogueira, que, atualmente, é Gerente Nacional de Operações do Fort Atacadista, alocado em Santa Catarina. “Comecei na base, como empacotador, e tive oportunidade de crescer e me desenvolver como profissional. Hoje, ocupar uma posição de liderança e ajudar o Grupo Pereira, mais especificamente o Fort Atacadista, em sua expansão é, para mim, motivo de satisfação e muito orgulho”, destaca Nogueira.
 
Na área administrativa, é possível começar como aprendiz e traçar um plano para se tornar um diretor corporativo. “Além disso, nada impede que alguém que tenha chegado ao topo da carreira operacional possa migrar para outras áreas e escritórios da empresa”, acrescenta Paulo Silva.

Para essas movimentações se tornarem realidade, a companhia oferece oportunidades e disponibiliza uma série de cursos e treinamentos para ajudar os profissionais a alavancarem suas carreiras. Um exemplo é a EFG – Escola de Formação Gerencial, programa exclusivo de desenvolvimento para a formação de novos líderes de lojas, com aulas teóricas, práticas e de vivência na operação e gestão de unidade.
 
Ainda com foco na carreira dos colaboradores, o Grupo Pereira busca promover as pessoas internamente, por meio de seleções exclusivas para funcionários. É o PROVATI, o Programa de Valorização dos Talentos Internos. Com ele, por exemplo, foi possível montar toda a liderança da loja Fort Atacadista de Biguaçu, em Santa Catarina, com aproveitamento interno. Todos os gerentes e encarregados já faziam parte do quadro em outras lojas e foram promovidos. “Sempre que temos vagas, tanto na operação quanto no administrativo, a prioridade é oferecê-las aos efetivos da empresa e promover colaboradores e, só depois, abrir as vagas para o mercado, caso não seja possível promover alguém”, explica o diretor.

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Presidente da OAB/SC, Rafael Horn, cumpre roteiro em Itajaí nesta segunda-feira (2)

01/08/2021    Gustavo Siqueira

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O presidente da OAB/SC, Rafael Horn, cumpre roteiro em Itajaí na próxima segunda-feira (2/8/2021), onde o Sistema OAB vai inaugurar o 26° Escritório Compartilhado disponível para a advocacia atender aos cidadãos. A agenda terá início às 9h com uma conversa com a advocacia da região, uma atividade para informar sobre as ações da Seccional em andamento em prol da advocacia e da sociedade e também para colher demandas regionais.

Entre os assuntos em debate estão a ampliação do modelo de Parlatório Virtual implementado de forma pioneira no início deste ano no Complexo Penitenciário de Canhanduba, em Itajaí, permitindo o atendimento de réus presos e apenados por videoconferência, medida para a preservação da saúde e da segurança de todos os que atuam no sistema carcerário. Pelo sucesso do sistema em Itajaí, o Conselho Pleno da OAB/SC já aprovou dotação orçamentária para a aquisição de equipamentos que viabilizem a sua implantação também nas unidades prisionais de São Pedro de Alcântara, Joinville, Florianópolis, Criciúma, Lages e Chapecó.

Outro assunto em debate é a ampliação do atendimento prestado pelos advogados dativos no Estado, que atendem gratuitamente a população carente de recursos nas cidades onde não há Defensoria Pública ou onde a sua estrutura é insuficiente para dar conta da demanda. A OAB/SC acaba de oficiar o governo do Estado requerendo um aporte de recursos financeiros para o fundo que mantém essa Assistência Judiciária Gratuita (AJG), pois os dativos passaram a atender também mulheres vítimas de violência e a propor ações em nome dos cidadãos - antes só podiam defendê-los em ações.

“Como a Defensoria Pública não tem estrutura em 87 comarcas, necessário que haja um investimento na advocacia dativa para que esses profissionais possam dar conta dessa lacuna. Os valores pagos aos profissionais, mesmo com o reajuste que estamos pleiteando, custariam 15 vezes menos aos cofres públicos se comparado ao investimento em estruturas físicas, tecnológicas e contratação de servidores públicos para implantar a Defensoria Pública em todas as comarcas”, compara o presidente da OAB/SC. Em pouco mais de dois anos de funcionamento do sistema AJG, foram realizados mais de 129 mil atendimentos gratuitos pelos advogados dativos em todo o Estado. Itajaí conta atualmente com mais de 1.500 advogados cadastrados para esse atendimento gratuito à população.

Outros temas também estarão em debate em Itajaí, como a recente retomada gradual das atividades na Justiça Estadual, conquistada pela OAB/SC, o anúncio de retomada para 23 de agosto na Justiça Trabalhista e o pleito para que o mesmo ocorra na Justiça Federal. A Seccional catarinense considera que há atos processuais mais complexos que o meio digital não tem dado conta, por isso a necessidade de retorno do atendimento presencial, com observância dos critérios estabelecidos pelas autoridades médicas e sanitárias. Os encaminhamentos realizados pelo Observatório da Vacinação da OAB/SC, criado para identificar e apurar casos de irregularidades na vacinação contra a Covid-19 no Estado, serão outro assunto em destaque.

Itajaí terá o 26° Escritório Compartilhado da OAB no Estado

Após a conversa com os advogados da região, às 16h o presidente da OAB/SC acompanhará a inauguração do 26° Escritório Compartilhado da Caixa de Assistência dos Advogados (CAASC), na Rua Uruguai, 233, sala 1.611 (Centro). Os escritórios são espaços de trabalho para que os advogados possam fazer seus atendimentos à população, localizados próximos aos fóruns, e contando com living, estações de trabalho no modelo de coworking, equipamentos de informática, sala de estudos e área para reunião. Até agosto o Sistema OAB deverá implantar 32 Escritórios Compartilhados no interior do Estado.

“São estruturas importantes no sistema OAB, pois servem de local de apoio para que a advocacia possa atender adequadamente aos cidadãos e cumprir com o seu trabalho também em condições condizentes. Esse é um projeto muito importante e é o retorno da anuidade paga pela advocacia catarinense. No espaço, os advogados e advogadas, não apenas de Itajaí, mas de todo o Estado que estiverem na cidade, podem exercer a profissão e utilizar os serviços”, destaca Rafael Horn.

A agenda em Itajaí encerra à noite, com uma solenidade para o jubilamento de profissionais da advocacia com maior tempo de carreira e para a concessão de homenagens a ex-presidentes da Subseção de Itajaí (Rua Vereador José Carlos Mendonça, 100), que serão agraciados com a maior honraria da OAB/SC, a Medalha Florisvaldo Diniz.

Sistema Prisional - na última semana a OAB/SC também interveio judicialmente para garantir o pleno atendimento da advocacia nas unidades prisionais de Santa Catarina, em razão dos relatos de profissionais que tiveram prerrogativas violadas ao enfrentarem dificuldades para ingressarem nos espaços. “Intervimos judicialmente para assegurar o exercício da nossa profissão e o atendimento aos réus que estão presos. Jamais vamos tolerar que as prerrogativas da advocacia sejam comprometidas. Estamos atentos e prontos para sempre defender os colegas que estão lá na ponta fazendo o seu trabalho, o qual é indispensável para a cidadania e o Estado Democrático de Direito”, ressaltou Horn. Na petição judicial, a OAB/SC requereu que o Estado de Santa Catarina não limite o horário para a advocacia atender seus constituintes nas unidades prisionais.

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Espaços abertos são tendência também para o pós pandemia

01/08/2021    Gustavo Siqueira

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Com o avanço da vacinação e a reabertura de diversas atividades pela cidade, começa-se a pensar no que continua e o que muda na rotina das pessoas. O funcionamento de estabelecimentos é um desses pontos de interesse. Os bares, geralmente mais descontraídos do que restaurantes, acabaram por funcionar de maneira mais restrita. Uma tendência que vinha se desenvolvendo e acabou se estabelecendo de vez foi o conceito de espaços abertos.
 
Bares híbridos (com uma área interna e outra externa) e os street markets que agregam diversas operações em ambientes amplos tiveram maior atenção. Pela facilidade de seguir protocolos de distanciamento, ganharam destaque como opção viável nos momentos mais brandos da pandemia. “Ambientes pequenos e fechados, antes vistos como acolhedores, passaram a ser encarados como lugares de risco”, opina José Araújo Netto, sócio-fundador de bares como o Quermesse e Bar do Açougueiro, e as redes Porks – Porco & Chope e Mr. Hoppy.
 
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No Quermesse, por exemplo, além da parte interna da casa existe uma área externa. Mesas afastadas entre si e cobertas com ombrelones proporcionam mais conforto enquanto seguem os protocolos. Mesmo em dias mais frios, os lugares da parte aberta do bar recebem bastante luz solar e são um grande atrativo. A tendência é que, no verão, com maior número de vacinados e menores riscos, a área seja ainda mais disputada.
 
Os street markets são outra opção que se destacou no período. O Tropicool, localizado próximo à Praça do Japão, é voltado de frente para a Av. Sete de Setembro, em ambiente bem ventilado, e ao mesmo tempo protegido pela marquise que faz cobertura da calçada. Um corredor com mesas também é boa pedida do local – com dispenser de álcool em gel logo na entrada. Mesas altas na área externa, sem bancos, servem de apoio para bebidas e lanches.
 
O foco das seis operações do Tropicool são as comidas de rua mais práticas e variadas, como sanduíches, cafés, sucos naturais e pastéis, entre outros. O público aproveita, de maneira descontraída, o GoGo Sushi, Pacs Burger, Go Coffee, Papaya, Pastel de Feira e Gus Sanduíches & Banoffees. “O sucesso do formato levou à inauguração do Tropicool em São Paulo, nesta semana”, comenta Fabio Cardoso, CEO do Tropicool.
 
O serviço híbrido já vinha sendo visto como grande pedida para o futuro dos bares, como a pesquisa da consultoria francesa Food Service Vision apontou em 2016. Intensificada com a pandemia, esta tendência se estrutura e se firma de vez no mercado brasileiro. “As pessoas estão optando por bares que ofereçam atendimento em área externa, seja um garden ou na própria calçada em frente ao estabelecimento. Essa é uma tendência que veio para ficar e os empreendimentos precisam estar preparados”, completa Netto.

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[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
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