Blog Top Society - Karla Cruz

População autista tem até 7.59 vezes mais chances de ser transsexual, segundo pesquisa

03/10/2022    Alex Ferrer

Pesquisadora mineira, trans e autista desenvolveu tese falando sobre o assunto
img/topsocie_blog/10104_post_5045.jpg
 
Dois diagnósticos, autismo e transsexualidade, trouxeram para a vida de Sophia Mendonça desafios que, somente com muita coragem e apoio, foram superados.
Hoje, aos 25 anos esta mineira é Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), palestrante, pesquisadora e escritora, mas o caminho para chegar até aqui não foi fácil.
Quem vê Sophia conversando sobre autismo em seu canal Mundo Autista, no Youtube, criado em 2015, percebe a naturalidade com que a jovem fala sobre diferentes assuntos dentro do universo do TEA (Transtorno do Espectro Autista) e aborda outras particularidades que podem estar relacionadas ao transtorno. O canal é uma parceria entre Sophia, que foi diagnosticada com autismo aos 11 anos e sua mãe, diagnosticada tardiamente, aos 53 anos de idade.
Mãe e filha portadoras do TEA usam o canal para falar sobre vários assuntos, dentre eles também, a transsexualidade. Sophia conta que sempre se percebeu uma menina num corpo de menino, embora na infância e adolescência isso soasse para as demais pessoas como homossexualidade. Sua transição começou aos 23 anos, em 2020.
Entre o início do tratamento e a cirurgia de redesignação sexual foram apenas dois anos. O procedimento final, que a deixou com um corpo feminino foi realizado na Transgender Center Brazil, em Blumenau, neste ano, sob cuidados do médico Dr. José Carlos Martins, referência no assunto.
Autora de dez livros, com obras de diferentes estilos, de poesia a fantasia e negócios a crônicas, tornou-se referência para milhares de mães, pais e autistas, que buscam através dos seus canais, mais informações sobre o tema.
Entre os assuntos abordados se discute uma maior incidência da transsexualidade em portadores do TEA. O tema, que serviu até para sua tese de mestrado na UFMG, discorre sobre pesquisas que apontaram ser de 7,59 vezes maior a possibilidade de uma pessoa autista também ser transexual.
Foi pesquisando sobre o assunto que ela descobriu que, já na década de 1990, à medida que um número crescente de crianças buscava atendimento relacionado à sua identidade de gênero, médicos e pesquisadores começaram a notar uma tendência maior de que estas crianças tinham traços de autismo.
Desde então, através dos avanços nos estudos genéticos e de comportamento, pesquisas científicas têm constatado a transgeneridade, assim como as orientações afetivas e sexuais dissidentes, são mais comuns na população autista do que entre os neurotípicos, como são chamadas as pessoas não neurodivergentes.
O termo foi criado em 1998, quando a socióloga e ativista Judy Singer criou o termo neurodiversidade como sinônimo de biodiversidade neurológica, pontuando que somos todos neurodiversos, precisamente porque, embora pertençamos à mesma espécie, não existem dois cérebros iguais.
Dentro da neurodiversidade humana, entretanto, algumas pessoas compartilham uma série de características em comparação com outras. Na verdade, a maioria dos indivíduos segue um desenvolvimento neurológico que, sem considerar as diferenças individuais, pode ser considerado típico. Essas pessoas são chamadas de neurotípicas.
Uma parte menor da população (que está entre 15 e 20%) compartilha um desenvolvimento neurológico em alguns aspectos diferente da maioria, descrito do ponto de vista estatístico como atípico. Essas pessoas são definidas como neurodivergentes ou neuroatípicas, e entre elas podemos encontrar indivíduos com autismo, dislexia, TDAH, síndrome de Tourette, discalculia, disgrafia, etc.
Para John Strang, o neurologista pediatra que coordenou o estudo onde se observou uma incidência sete vezes maior de trans em autistas, crianças e adolescentes com o transtorno podem ser menos influenciadas pelas normas sociais (neurotípicas) e, portanto, podem apresentar seu eu interior de forma mais autêntica.
“Sempre fui comunicativa, um lado menos desenvolvido em autistas. Gosto de ajudar as pessoas e uso minha história pra isso, seja como portadora de TEA ou como mulher trans. Observar e entender que uma proporção maior de autistas pode ser trans, ou outra orientação afetiva dissidente, pode ajudar outras famílias a perceberem cedo o tipo de ajuda e apoio que seus filhos precisam”, explica Sophia.
Além do site e do canal do YouTube, mãe e filha possuem páginas em redes sociais onde dividem informações sobre os temas e abrem espaço para outras pessoas compartilharem experiências similares.
 
 Fotos: Arquivo pessoal


Compartilhe nas redes sociais:

Selo Turismo Qualificado BC é lançado em Balneário Camboriú

01/10/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10103_post_913.jpg
Na noite de quinta-feira, (29), o PZ Ecomall, em Balneário Camboriú, foi palco para o lançamento do programa "Selo Turismo Qualificado BC", iniciativa da prefeitura que tem o objetivo de promover a qualificação de estabelecimentos ligados ao setor, como bares, restaurantes, hotéis, museus, parques e outros do gênero.
 
Na ocasião, estiveram presentes o CEO da PZ Empreendimentos Filipe Pitz, responsável pelo PZ Ecomall, o prefeito em exercício Gelson Rodrigues, o secretário de turismo de Balneário Camboriú Thiago Velasques, a diretora de planejamento e desenvolvimento econômico da Secretaria de Turismo Cler da Silva, a secretária executiva do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) Dirce Fistarol e outras autoridades locais.
img/topsocie_blog/10103_post_5978.jpg
 
O selo do programa “Turismo Qualificado BC” tem 5 eixos, que serão lançados semestralmente, começando pela sustentabilidade, iniciada ontem. Os demais eixos vão avaliar itens como: atendimento ao turista, acessibilidade, segurança e medidas sanitárias. Com a adesão ao programa, o estabelecimento ganha o selo que serve como ‘termômetro de boas práticas’ ao turista.
 
Entregue em 2021, o PZ Ecomall, espaço gastronômico e sustentável, contribui para a geração de mais de 120 empregos diretos, além de entrar para a rota dos destinos turísticos gastronômicos no Sul do país. A obra no modelo construtivo dry construction, garantiu agilidade no andamento da obra em 60%, além da economia de materiais.
 
O local, além de atrair o total de 12 operações gastronômicas, em um ano de funcionamento também comemora números alcançados em favor da sustentabilidade: mais de 250 mil litros de água captados da chuva, 20 toneladas de lixo e resíduos orgânicos transformadas em húmus, 5 toneladas de lixo reciclável coletadas e economia no porte de R$ 20 mil por ano em energia elétrica. O lançamento de ontem no local confirma que o design biofílico está ligado com objetivos próximos ao que o Selo Turismo Qualificado busca.
Crédito das fotos: Bruno Kotaka

Compartilhe nas redes sociais:

Clientes participam de evento exclusivo no Neumarkt após o fechamento das lojas

01/10/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10102_post_13313.jpg
No momento em que o Neumarkt fechava as portas, por volta de 21h50 desta quarta-feira (28), mais de 50 mulheres tiveram a oportunidade de viver uma noite exclusiva na loja Le Lis.
 
O evento “Só Elas - Após 21h” proporcionou uma experiência de compras inédita, em que a loja foi fechada somente para as convidadas. Marcado pela elegância e sofisticação, o evento ainda promoveu muita diversão, entretenimento e informação sobre as novas tendências de moda para a próxima Primavera/Verão.
 
As clientes foram recepcionadas com um coquetel, recheado de iguarias deliciosas, vinhos e espumante, ao som do DJ e modelo Anderson Schneider. Em seguida, assistiram a um desfile das marcas Le Lis, Live!, Óticas Zeiss e Sepha.
img/topsocie_blog/10102_post_2385.jpg
img/topsocie_blog/10102_post_5956.jpg
img/topsocie_blog/10102_post_6912.jpg
img/topsocie_blog/10102_post_8075.jpg
img/topsocie_blog/10102_post_10217.jpg
 
Enquanto as coleções eram apresentadas, as convidadas ouviram comentários e dicas sobre as tendências de moda e maquiagem, em um bate-papo descontraído com a influenciadora Roberta Dalsenter, o especialista da Lancôme Róges Perin e a consultora de imagem Lu Testoni, mediado pela produtora de Moda Carlota Di Pietro.
img/topsocie_blog/10102_post_9936.jpg
img/topsocie_blog/10102_post_3908.jpg
 
Gerente de Marketing do Neumarkt, Girlaine Caldas contou que o evento foi preparado para surpreender as convidadas, além de possibilitar maior aproximação para entender as necessidades e desejos das clientes do shopping.
 
“A ideia desta parceria entre as marcas e o shopping era oferecer um momento exclusivo para as nossas clientes. Em um espaço lúdico e criativo montado dentro da Le Lis, elas tiveram a oportunidade de conferir looks das novas coleções em primeira mão e imediatamente já consumir as peças. Foi uma noite incrível, de muita interação entre as clientes e as marcas, e de total descontração”, destacou.


Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a idealizadora e responsável pelo Programa, pela Revista e pelo Blog Top Soci...
Curta Nossa Página