Blog Top Society - Karla Cruz

ARTISTA VISUAL SE INSPIRA NO QUÂNTICO PARA DESENVOLVER SUAS OBRAS

06/09/2022    Rosilene Bejarano

img/topsocie_blog/9819_post_11822.jpg
Estudiosa da física quântica aliada a espiritualidade há 22 anos, a artista visual Elizabethe Biscarra, desenvolve seu trabalho quase que de forma inédita, no mundo da arte contemporânea, ou seja, alia traços, cores, sensações, em suas telas. Utiliza a quantização de energia em sua arte. A princípio o tema quântico pode ser algo complexo e subjetivo, mas a física, a química e a filosofia, se beneficiaram e se beneficiam das contribuições teóricas da física quântica. Albert Einstein, Max Planck, Rutherford e Bohr, foram alguns renomados estudiosos da física quântica.
A própria NASA utiliza-se da mecânica quântica na Estação Espacial Internacional, bem como, o multimilionário e investidor tecnológico Elon Musk. Nas artes, Hilma af klint foi uma artista e mística sueca e pioneira do abstracionismo, cujas pinturas foram consideradas uma das primeiras obras abstratas na história da arte ocidental. Uma parte considerável de sua arte, antecede as primeiras composições puramente abstratas de Kandinsky e Mondrían, a artista que viveu até 1944, é uma das grandes inspirações para Elizabethe.
Sendo sempre uma artista que teve sua sensibilidade aguçada, Elizabethe compreende as ciências da mente como ninguém. Famosa em toda região sul do Brasil, onde aperfeiçoou sua técnica de mapeamento e arte, atendendo pessoas do mundo inteiro, foi a partir dos traçados cheios de cores do mapeamento de seus pacientes, que pediam para ela emoldurá-los, obtendo também uma demanda que extrapolava seu cotidiano, que a artista sentiu a necessidade de cada vez mais aperfeiçoar-se, investir em materiais, visitar grandes galerias e artistas, que decidiu expor, mostrar e se dedicar cada vez mais na sua arte. Além também de começar a ter a consultoria com o renomado curador e crítico de arte: Walter de Queiroz Guerreiro.

Segundo Walter, no caso de Elizabethe, o mesmo nota três vertentes nas quais busca validar, em maior ou menor grau, quanto ao conteúdo artístico de forma a situá-la em um movimento. Embora as três vertentes confluam para uma mesma origem. A primeira delas, é um trabalho elaborado em que o espaço pictórico está dividido em áreas de cor através de linhas curvas, absolutamente precisas, criando setores como enclausurados, que o remete ao trabalho de Sonia Delaunay (1885-1879), Simultaneísmo. A segunda vertente com grande número de trabalhos, contempla um confronto entre as “reservas” de linhas paralelas de uma cor com pinceladas largas e soltas, que podem ser lidas como símbolo arquetípico, no caso de um coração. Nessa vertente em particular quando as pinceladas largas correm soltas na cor roxa (que Jung define entre o humano e o divino, a harmonia entre opostos de Nicolau de Cusa na Alquimia e, portanto, do pensamento mágico). Não induzindo à leitura de um símbolo, surgem obras que podem ser lidas como no movimento do Expressionismo Abstrato, e, diga-se, com grande mérito. A terceira vertente em pequeno número, leva à uma leitura zoomórfica, aves primitivas extremamente coloridas, que situam os trabalhos dentro da Arte Ingênua, Primitiva ou Naif; noutro caso como representações claras de Galos, em si fortes símbolos maçônicos, associados à Câmara das Reflexões, ao despertar do Homem e triunfo da Luz da Verdade sobre as Trevas da ignorância e da eterna vigilância sobre os atos. Pela conotação esotérica e por se afastar da sutileza de seus outros trabalhos, para mim é o de menor relevância quanto a Estética.
A primeira individual de Elizabethe Biscarra está sendo preparada, com curadoria de Walter, prevista ainda para o início de 2023, onde o grande público poderá conhecer e mensurar a arte e o conceito deste segmento artístico, bem como sua artista. A exposição se chamará: “Ondas do Universo”.

img/topsocie_blog/9819_post_11013.jpg
“A arte quântica é a própria celebração do universo, a arte quântica é o poder das cores, da luz em nossas vidas, é o movimento das linhas, é pura alegria, produtividade, atividade, iluminação, amor, paz.  Ela vem para trazer uma conexão sincrônica, entre nós e o universo, é uma facilitadora de energias positivas. É assim que funciona, é assim que se trabalha, com pinceladas profundas intensas, para transformar realmente nossas vidas e trazer para realidade nossos sonhos.
Elizabethe Biscarra