As vendas no comércio eletrônico
cresceram substancialmente nos últimos anos. Exemplo disso é que em 2025 elas
devem chegar a marca de 7,4 trilhões de dólares mundialmente. Esses dados são
da consultoria E-marketer. Uma projeção feita pela Global
Payments Report, aponta que no Brasil, até 2025, as vendas do
e-commerce devem crescer em até 95%.
Muito do que se considera como uma compra online
pode ser visto como um mix entre uma loja virtual e física. Por isso, a jornada
de compra do consumidor se tornou um processo mais complexo. De acordo
com Marcel Alessi Soccol, da DATAFRETE,
atualmente o consumidor busca um produto na internet, experimenta em uma loja
física, compara os preços nos mais diversos canais de venda e fecha a
compra através de aplicativos que geram descontos, e por fim, retira o produto
na loja física. “Hoje, isso pode ser chamado de Phygital, ou seja, uma junção
das experiências offline e o online. Esta palavra representa o comportamento
cada vez mais multifacetado, tornando-se mais complexo segmentar somente
online ou offiline”, explica.
Soccol ainda explica que a tendência de integrar
o ambiente físico e virtual vem crescendo constantemente, visando gerar uma
melhor experiência ao consumidor. “Esta possibilidade de integrar lojas
físicas, virtuais e compradores significa: implementar ferramentas de
integração de estoque, de preços, de meios de pagamento, entre outras”.
Atualmente, segundo uma pesquisa recente
da Dunnhumby, dois terços dos brasileiros fazem compras de
empresas com estratégias omnichannel. “No omnichannel não basta oferecer mais
canais de compra. É preciso integrá-los”, alerta.
Frete de qualidade: desafios de atender
o consumidor Phygital
Na busca de oferecer melhores serviços a um
público cada vez mais exigente, muitas empresas buscaram criar estratégias de
frete para seus mais diversos canais: e-commerce próprio, marketplace, loja
física e outros. Uma empresa de Blumenau, SC, viu seus negócios expandirem com
soluções focadas para atender empresas que operam com o omnichannel. A DATAFRETE é
uma plataforma que unifica os processos de frete dos mais diversos canais,
facilitando a gestão de frete e de indicadores. A plataforma permite que sejam
criadas regras de frete específicas para cada canal de venda, acompanhando a
estratégia de marketing da empresa.
Soccol conta que existem vários desafios para
atrair e satisfazer o cliente final. “Podemos citar como exemplo a parte do
frete, em garantir a chegada do produto no menor tempo possível e com preço
acessível. Se não tiver uma boa gestão neste processo, dificilmente o
sucesso desta etapa será alcançado”.
DATAFRETE
Localizada em Blumenau, Santa Catarina,
considerada cidade polo nacional da tecnologia, a DATAFRETE é
uma empresa com foco no desenvolvimento de soluções para a gestão de fretes
embarcador. O sistema integra e-commerces e indústrias com as transportadoras,
facilitando os processos.
Com onze anos de expertise na área, as
principais soluções oferecidas são cotação de frete, gestão de expedição,
rastreamento de entregas, auditoria de faturas, ferramentas de business
intelligence (BI) e serviços de consultoria logística. Um software desenvolvido
para entregar a melhor gestão dos fretes, com redução de custos, melhoria na
visibilidade das entregas e aumento das vendas.