Blog Top Society - Karla Cruz

Ator Giuseppe Oristanio estreia monólogo Pormenor de Ausência

30/08/2022    Rosilene Bejarano


img/topsocie_blog/9747_post_10349.jpg
Para comemorar os 50 anos de carreira, o ator Giuseppe Oristanio estreia dia 2 de setembro,  Casa de Cultura Laura Alvin no Rio, um monólogo para retratar os últimos anos de vida do escritor Guimarães Rosa.  

Com texto de Lívia Baião e direção de Ernesto Piccolo, “Pormenor de Ausência” apresenta um Guimarães Rosa com toda a sua erudição, mas – e principalmente – desvenda toda a humanidade de um dos maiores escritores brasileiros. No texto, o grande Rosa está às voltas com seus problemas de saúde, os pensamentos sobre as perspectivas da morte e os desejos quase insuportáveis da imortalidade da Academia Brasileira de Letras. Um dilema pessoal que revela as fraquezas humanas nunca abordadas quando se pensa, se escreve ou se lê sobre o grande Rosa.
Apesar da saúde fragilizada, vemos ainda um escritor em franca atividade, criativo e de linguagem inovadora, exercendo suas funções de diplomata – muitas vezes com entusiasmo, outras tantas não – mas, e sempre, com o raciocínio afiado e comentários ferinos – por vezes agradecido, por vezes ressentido por críticas à sua forma inovadora de escrever:
“Certamente mudará de ideia quando ficar mais velho e sábio”,  disse  Rosa sobre a crítica de Ferreira Gullar.
Poliglota e erudito, Guimarães Rosa viajava pelos sertões do Brasil no lombo de cavalos, conversando com os sertanejos, em busca de captar a linguagem e a forma brasileira de pensar e expressar seus pensamentos. Sua obra nos prova que obteve muito êxito nessa busca.
Quanto à peleja entre a Morte e a Imortalidade da Academia, também venceu, mas foi uma disputa cabeça a cabeça, numa corrida definida no Foto Finish.
Eleito para a Cadeira 2 da Academia, cujo patrono é Álvares de Azevedo, morreu três dias depois. “As rosas que enfeitaram minha cerimônia de posse sequer tinham começado a murchar...”
Se pudesse comentar sobre sua própria morte, teria dito: “Eu sabia...”
Serviço
“Pormenor de Ausência”
Temporada: de 2 a 25 de setembro de 2022
Texto: Lívia Baião
Direção: Ernesto Piccolo
Elenco: Giuseppe Oristanio, comemorando 50 anos de carreira
Trilha Sonora:  Rodrigo Penna
Local: Casa de Cultura Laura Alvin, Sala Rogério Cardoso, Ipanema, Rio de Janeiro
Ingresso: R$ 60,00 - Meia R$30,00
Horário:  Sexta e sábado 19h
Domingo 18
Informações para Imprensa
JP Assessoria em Comunicação
Luiz Claudio de Almeida


Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página