Blog Top Society - Karla Cruz

Atração Amazônia Mundi é prorrogada em Balneário Camboriú

17/08/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/9672_post_8272.jpg
O valor da cultura amazônica e a representação da maior biodiversidade de uma floresta tropical no mundo por meio de fotografias, texturas, sons, cores e aromas chamaram a atenção de visitantes de várias partes do país e do exterior. A exposição “Amazônia Mundi’, que acontece na cidade catarinense de Balneário Camboriú, na Barra Sul, foi prorrogada e seguirá até o março de 2023 com potencial de tornar-se atração permanente. A mostra passará por renovações em setembro e os ingressos podem ser adquiridos no link https://bit.ly/amazoniamundibc.
img/topsocie_blog/9672_post_11979.jpg
img/topsocie_blog/9672_post_1964.jpg
img/topsocie_blog/9672_post_13824.jpg
 
A mostra, que está localizada na Avenida Normando Tedesco, esquina com a Rua 4300, conta com espaços onde é possível surpreende-se com a textura de animais, tocar sementes de diferentes árvores, e conhecer um pedacinho da riqueza da maior floresta tropical contínua do planeta, que vem sendo ameaçada a cada dia. As sementes de diversas iguarias como cuiarana, olho-de-boi, castanha-do-Brasil, tento vermelho e caroços de tucumã, entre outras, foram coletadas em reservas extrativistas do Pará.
 
“É gratificante poder receber uma avaliação tão positiva de diferentes públicos, principalmente de crianças que desde cedo podem valorizar a importância da conservação da região amazônica. Em junho, abrimos parceria com as secretarias de educação da região do Vale do Itajaí, e recebemos gratuitamente mais de 1000 crianças. Para agosto, temos outras 1000 crianças agendadas. Nossa proposta, desde o início, é apresentar a Amazônia de forma que o público perceba que não há divisão entre o homem e a natureza. Na Amazônia, os povos tradicionais, ribeirinhos são os verdadeiros guardiões da floresta. Nós, nas cidades, não percebemos, mas somos intimamente ligados à floresta amazônica por meio dos “rios voadores” - grandes camadas de umidade que são produzidas pela floresta e chegam até nossas plantações no centro-oeste e sudeste”, comenta Anna Agazzi Migotto, curadora da mostra Amazônia Mundi.
 
A exposição agrada também aos adultos e atrelada a exposição, são realizados vários eventos e dinâmicas de saúde, aromaterapia, yoga e outras. Siga o evento no Instagram @amazoniamundi.
 
Espaços imersivos são destaque da mostra
 
Entre os destaques da exposição, estão fotografias do amazonense Ricardo Oliveira, que mostram a árvore Sumaúma, uma das mais extraordinárias da Amazônia devido ao seu gigantismo. A foto é proporcional ao tamanho real da árvore, que pode atingir 40 metros de altura.
 
Em parte do teto, há uma revoada de aves Guaruba, também conhecidas por ararajuba, típica da região Norte. É uma espécie em estágio de extinção por conta da redução das áreas de habitat e também por contato do tráfico ilegal de animais e que na mostra está representada pelo rico artesanato em Miriti.
 
Outra atração é o barco gaiola, uma embarcação típica da Amazônia. Pelo fato de ser uma região de cheia e vazante, os rios são as estradas. E a tecnologia também se faz presente. Com a realidade virtual, o visitante pode adentrar um ambiente da gruta de Monte Alegre, sítio arqueológico de importância mundial.
 
Máscaras ritualísticas do povo Ticuna, que vive na região da Amazônia brasileira, Peru e Colômbia, também estão expostas na Amazônia Mundi, além de diversos painéis com informações sobre as terras indígenas e dos povos que existem no Brasil, que passam de 180.
 
A mostra é resultado de pesquisa realizada por um coletivo de especialistas e artistas, capitaneados pela produtora Fare Arte. Entre as instituições presentes estão o Instituto Peabiru, Instituto de Pesquisa da Amazônia (Inpa) e o Museu Emilio Goeldi.
 
Os ingressos para a “Amazônia Mundi” podem ser obtidos pelo valor de R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia), para estudantes e crianças até 12 anos, sendo que nas segundas-feiras a visitação é gratuita, mediante agendamento pelo link www.penha.amazonfunparks.com.
 
Para visitas monitoradas de escolas ou grupos de turistas, entre em contato no: amazoniamundi@amazonfunparks.com.
 
A exposição Amazônia Mundi é um oferecimento da Amazon Parques & Resorts

Foto: Marlon Andrei

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página