Blog Top Society - Karla Cruz

AS TRADIÇÕES GASTRONÔMICAS DE NOVA TRENTO

22/07/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/9429_post_12809.jpg
Assim como seus antepassados, que vieram de Trento, na Itália, para os moradores de Nova Trento, na Grande Florianópolis, receber as visitas com uma mesa farta, muito vinho, músicas e danças típicas é uma tradição que passa de geração em geração. Parte desta fartura gastronômica poderá ser degustada durante a 28ª Incanto Trentino, que acontece de 04 a 07 de agosto na cidade.
 
O prato tradicional da festa é o Piatto Nostrano ou “Prato Nosso”, como é comum usar no dialeto italiano para algo nosso, feito em casa ou artesanal.  O prato foi criado para representar a gastronomia da festa, pois é composto por elementos do cotidiano do colono, do imigrante neotrentino, como polenta, queijo, linguiça e verduras.
img/topsocie_blog/9429_post_11659.jpg
img/topsocie_blog/9429_post_7756.jpg
img/topsocie_blog/9429_post_10484.jpg
img/topsocie_blog/9429_post_12021.jpg
img/topsocie_blog/9429_post_1815.jpg
 
O Piatto Nostrano é servido com a tradicional polenta brustolada, que é a polenta cozida e, depois de fria, cortada em fatias e assada na chapa até formar o brustolado, que são aqueles pontinhos mais escuros, típicos daquilo que é assado na chapa ou na grelha. Ainda acompanha o queijo, que no caso é a “tosella”, que é uma fatia de um queijo branco fresco, frito na manteiga; a “lugànega, que é a linguiça, e dela é feita a massa da lugànega ou a pasta da linguiça. Depois é feita uma polpetta, um bolinho, que é achatado, assado e servido com as verduras comuns da temporada. Pensa na delícia!!!
 
E claro, não pode faltar um bom vinho. A sugestão para harmonizar com o Piatto Nostrano é um colonial tinto seco, que sempre acompanhou  esses ingredientes no dia a dia na colônia. Os vinhos tintos finos que algumas vinícolas de Nova Trento já produzem, como o Merlot e o Cabernet Sauvignon também garantem uma harmonização perfeita.
 
Curiosidade: Na foto, temos o nosso Piatto Nostrano e, ao fundo, um chapéu, clássico dos Alpes, da região do Tirol, de onde vieram a maioria dos colonizadores de Nova Trento.
 
Anote na agenda:
28ª Incanto Trentino - Festa das Tradições Trentino Italianas
4 a 7 de agosto
Centro de Eventos – anexo ao Ginásio de Esportes Inácio Gullini, Centro - Nova Trento
Realização: Associação Neotrentina de Turismo – Neotur
Apoio: Prefeitura Municipal de Nova Trento -  ecretaria Municipal de Cultura e Turismo.
@incantotrentino
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página