Blog Top Society - Karla Cruz

Malbec Day: veja dicas para harmonizar o clássico argentino

14/04/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/8609_post_13730.jpg
O mês de abril tem uma data especial para os amantes de vinhos, o Malbec Day, celebrado no dia 17 de abril. Originária da França, a uva Malbec fez fama e tornou-se muito popular na Argentina, onde encontrou as condições mais favoráveis para seu desenvolvimento. 

Apesar de ser originária da França, foi na Argentina que a uva Malbec encontrou o terreno ideal para florescer e fazer transbordar sua cor escura e seus taninos - os compostos responsáveis pela textura do vinho - mais robustos. Inclusive, foram os hermanos que criaram o Malbec Day, ainda no século 19. Em 17 de abril de 1853, o presidente Domingo Faustino Sarmiento decidiu transformar a indústria vinícola argentina e contratou um especialista em solo francês para levar novos tipos de videiras para a América do Sul. Entre essas variedades estava a Malbec, que encontrou nos terroirs portenhos o ambiente ideal para frutificar. 

A partir deste ponto, a variedade se desenvolveu tanto a ponto de ser considerada uma qualidade argentina. Todo esse caminho justifica o “Día Mundial del Malbec”, no idioma original. E para celebrar a data e o vinho a chef Jana Rickmann e o sommelier Sidney Lucas criaram um menu especial, harmonizando diferentes rótulos com pratos exclusivos. 

Confira:

Entrada  

Steak tartar com farelo de pistache

Harmonização: O sommelier da Decanter Sidney Lucas sugere a harmonização com o rótulo Luigi Bosca La Linda Old Wine Malbec 2019, um vinho feito apenas com uvas Malbec de vinhas com mais de 30 anos. De cor purpúrea brilhante e vivaz, sugere uma aroma de ameixa, cereja, baunilha e incenso. É um vinho complexo, redondo e com boa estrutura tânica, que deve ser servido entre 16 °C e 18 °C. 
 
Prato Principal 

Carré de cordeiro com arroz de cogumelos

Harmonização: Para o prato principal, a sugestão da Casa é a combinação com o Luigi Bosca Viña Alicia Malbec 2016, de coloração rubi com reflexos de tom violeta. Nobre representante do terroir de Las Compuertas, com riquíssimos aromas de cereja madura, ameixas doces, violeta, chocolate, torrefação e especiarias. Exuberante e suculento na boca, deve ser servido a 18 °C. 


Sobremesa 

Quemada de leche (creme brullé de doce de leite)

Harmonização: Kir - o clássico coquetel de licor de cassis e vinho branco - Chardonnay ou Chablis -  é servido nesta versão com 100 ml de La Linda Malbec Rosé e 20 ml de licor para acompanhar a quemada de leche,  com doçura na medida certa para finalizar a refeição. O La Linda Malbec Rosé tem coloração rosa cereja pálido e brilhante, aromas frescos e expressivos que lembram morango e ameixa e é vibrante no paladar, com excelente acidez e balanço. A temperatura de serviço sugerida é de 12 °C.
img/topsocie_blog/8609_post_1644.jpg
O menu harmonizado para o Malbec Day, incluídos pratos e vinhos, será servido até o dia 28 de abril e o valor é de R$ 135,00 por pessoa. O Wine Bar da enoteca Decanter funciona de terça a quinta-feira, das 18h às 23h e está localizado na Avenida Brasil, nº 630, no bairro Ponta Aguda, em Blumenau.
 
A Decanter
Uma das maiores e mais destacadas importadoras de vinhos do Brasil, a Decanter foi eleita a Importadora do Ano, na edição anual de vinhos da revista Gula. Fundada em Blumenau, em 1997, conta com mais de 50 distribuidores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter. Seriedade, respeito ao cliente e uma política de preços convidativos têm sido alguns dos suportes desse crescimento. No entanto, é a esmerada seleção de vinhos que dá corpo à empresa.
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página