Resolver problemas e apresentar
soluções inovadoras. Este foi o desafio proposto a 56 estudantes da
Aprendizagem Industrial no Grand Prix SENAI de Inovação, realizado nesta
quarta (13) e quinta-feira (14) em Blumenau.
O objetivo do Grand Prix é fazer com
que os alunos busquem as melhores soluções para a indústria blumenauense. Para
isso, eles receberam uma demanda real de uma das mais significativas empresas
de Blumenau, a Cia Hering.
Para chegar ao resultado, os
estudantes, que atuaram divididos em equipes, passaram por diferentes etapas
do Grand Prix. No primeiro dia do evento os times desenvolveram um
Mapa de Empatia - que identifica o cliente que está em busca da solução -,
delimitaram as ideias e criaram um modelo com a proposta de valor.
No segundo dia, os estudantes
desenvolveram um protótipo e apresentaram a ideia à banca de jurados, formada
por professores do SENAI, representantes do Centro de Inovação de
Blumenau (CIB), da empresa que propôs o desafio e de startups da região.
A proposta vencedora foi conhecida no
final da tarde desta quinta-feira (14) foi da equipe “Butter Blue”, formada
pelas estudantes Ana Carolina Garcia Camargo, Beatriz Ribeiro de Castro,
Julia Grazielle de Sá Santos, Larissa Deschamps e Layza Berto.
Os estudantes premiados receberam os
certificados das mãos da gerente executiva do SESI/SENAI/IEL Vale do
Itajaí, Silvia De Pieri, e do vice-presidente regional da Fiesc para o Vale do
Itajaí, Ulrich Kuhn. “Todos vocês já são vencedores, mas o que é
gratificante é ver jovens como vocês discutindo problemas tão complexos como
esse que foi apresentado, que muita gente com experiência não consegue
encontrar essas soluções. Levem isso para a vida de vocês”, declarou Kuhn.
As vencedoras ganharam uma
visita técnica a Cia. Hering direcionada especialmente a elas, além de um
jantar e um kit com brindes personalizados. A gerente executiva do
SESI/SENAI/IEL Vale do Itajaí, Silvia De Pieri, destacou que o Grand Prix
SENAI de Inovação tem o objetivo de colocar os alunos em contato com demandas
reais da indústria, com as quais eles vão se deparar ao longo das carreiras que
almejam desenvolver.
“Os desafios que eles encontram aqui
são questões que eles vão encontrar nas empresas onde vão atuar, então essa
vivência, esse desafio de propor uma solução em um tempo tão pequeno, é
importante para que eles entendam as necessidades do mercado e saibam como vão
lidar com elas”, concluiu.