
A ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil),
que representa 110 marcas do varejo de moda do País, acaba de lançar seu Relatório Anual com o balanço das
atividades de 2021. Em formato de revista eletrônica, o documento reúne as
principais iniciativas, aprendizados e conquistas da entidade e seus associados
durante o ano.
Período em que grandes marcas se associaram à
ABVTEX como o Magalu, maior plataforma digital do varejo
brasileiro; a americana GUESS; a Rip Curl, líder global de mercado na produção
e distribuição de roupas de borracha para o surf; a Shoulder, marca
brasileira especializada em moda feminina com 40 anos de existência; a La Moda e suas marcas Lança Perfume, Lança Perfume Easy, My Favorite Things e Amarante; além da BOARDRIDERS Inc., empresa líder global em
esportes radicais e estilo de vida que cria, produz e distribui vestuário,
calçados e acessórios sob as marcas Quiksilver, Billabong, ROXY, DC Shoes, RVCA e Element.
Estas marcas também se tornaram signatárias do Programa ABVTEX, considerado o maior esforço
setorial da moda no Brasil em prol da responsabilidade socioambiental, do compliance e
na promoção do trabalho digno. “Esta é a única iniciativa setorial na
América Latina de grande impacto positivo. Por isto, o Programa ABVTEX recebe
destaque em um capítulo inteiro”, enfatiza Edmundo Lima, diretor executivo da
entidade.
O Programa registrou números expressivos no
monitoramento e desenvolvimento da cadeia produtiva de moda brasileira. Em
2021, foram 3.674 empresas aprovadas, localizadas em 629 municípios de 18
estados. Foram beneficiados 381.533 trabalhadores diretos na produção com
trabalho digno e os direitos garantidos. Desde 2010, 45.369 auditorias foram
realizadas.
A sustentabilidade promovida pelo Programa
ABVTEX vem ampliando cada vez mais sua área de alcance; mais varejistas
aderiram à causa; e a parceria com entidades setoriais, representantes do
governo e da sociedade civil para a capacitação e desenvolvimento da cadeia
produtiva.
Entre os aprendizados, está o compromisso de
intensificar os esforços na direção da sustentabilidade (Agenda ESG –
Ambiental, Social e de Governança) no segmento de moda.
Somam-se o incentivo e engajamento dos
consumidores no Movimento ModaComVerso, lançado em 2021 e protagonizado
pela ABVTEX, impulsionando a transição rumo a um setor mais ético, humano e
transparente.