Blog Top Society - Karla Cruz

Devo tomar a vacina da gripe mesmo tendo tomado a vacina da Covid-19?

10/03/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/8371_post_3985.jpg
A Influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. Esses vírus têm comportamento sazonal e apresentam aumento no número de casos nas estações climáticas mais frias, como é o caso do inverno, que acontece no Brasil entre os meses de junho e setembro. 

A vacina da gripe trivalente garante proteção contra as cepas Victoria (Influenza A - H1N1), Darwin (Influenza A - H3N2) e Austria (Influenza B). Na rede particular, a proteção é maior, tendo também proteção contra a cepa Phuket (Influenza B). Porém, mesmo com a campanha antigripal acontecendo todos os anos desde 2009, muitas pessoas ainda ficam em dúvida por que devemos fazer a vacina contra gripe todos os anos e se ela é totalmente eficaz. 

Duas cepas de vírus A e duas cepas de vírus B

O médico pneumologista do Hospital Dia do Pulmão de Blumenau, Dr. Ricardo Albaneze, esclarece que a vacina é segura sim. “Nós aplicamos  a vacina da gripe todos os anos, porque os vírus são bastante modificáveis e essa ‘inquietação’ do vírus leva a mutações constantes, ou seja, a vacina que você  fez  no ano anterior não é capaz de garantir proteção 100% eficiente para o ano seguinte, porque pequenas mutações (variações) sempre acontecem”, explica o especialista.

Outra dúvida muito frequente é em relação à indicação de tomar a vacina da gripe mesmo já tendo tomado a vacina contra a Covid-19. Albaneze lembra que cada imunizante protege contra um determinado tipo de vírus, por isso, uma não isenta a necessidade da outra. 
“Aqueles que já forem tomar a primeira, segunda ou dose de reforço contra a Covid-19 podem receber sem problema nenhum também as demais vacinas do calendário vacinal, o que inclui a vacina da gripe.”
Sobre o Hospital do Pulmão

O Hospital Dia do Pulmão (HDP) atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira, a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica. Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital Dia do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos que permitem o atendimento, diagnóstico e tratamento em regime de Hospital Dia nas dependências do HDP.
 
Essa abordagem permite conduzir 99.39% dos pacientes na estrutura do Hospital Dia do Pulmão, o que permite a desospitalização do atendimento. Somente 0,61% dos pacientes atendidos pelo HDP são encaminhados para os hospitais convencionais. No início de 2010, o HDP reestruturou o Setor de Pronto Atendimento, separando os atendimentos dos pacientes adultos e pediátricos.
 
Com a ocorrência da Pandemia de Covid-19, o Hospital do Pulmão reposicionou a sala de vacinação para a área externa do HDP, transformando-a no Centro de Imunizações com salas de vacinas temáticas para crianças, adultos e para empresas
 
Outro diferencial do Centro de Imunizações é a estrutura física e pessoal dentro de parâmetros sanitários e técnicos internacionais, passando pela monitorização do transporte, conservação (central de refrigeração com sistema de backup que inclui gerador de energia) e manuseio por equipe certificada e treinada especificamente com experiência nesta atividade há cerca de 20 anos. Mais recentemente a chegada dos ultra refrigeradores permitiu  ao HDP disponibilizar para a Secretaria de Saúde de Blumenau um refrigerador, que integra sua unidade de imunização, para armazenamento das vacinas da Pfizer.

Atualmente, não há mais necessidade deste armazenamento, mas o diretor técnico do Hospital do Pulmão, Mauro Kreibich, destaca que as nossas posturas confluem muito para o bem coletivo A disponibilidade deste  armazenamento faz parte das nossas convicções sanitárias e esta estrutura permitirá  a utilização de qualquer vacina para a prevenção do Covid-19, quando as mesmas estiverem disponibilizadas para as entidades privadas.
 
Outro destaque é a consultoria de Vacinas, que permite análise via WhatsApp das carteiras de vacinação, orientações e até agendamentos como o diferencial que caracteriza o HDP ao longo dos seus 38 anos.
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página