Blog Top Society - Karla Cruz

Instituto JM abre temporada de exposições

08/03/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/8357_post_14089.jpg
O mês de março de 2022 será concorrido no Instituto Internacional Juarez Machado. Três novos eventos artísticos simultâneos abrem a temporada de exposições, todos com entrada gratuita ao público em sua inauguração no sábado dia 12 à partir das 10 horas.   

O Gênio Da Vinci
       
"As Máquinas de Guerra de Leonardo da Vinci" é uma das exposições, reunindo uma curiosa coleção de 44 miniaturas produzidas pelo engenheiro mecânico Denis Soncini, elaboradas a partir dos desenhos do inventor italiano Da Vinci existentes nos Códices Atlântico e Arundel há mais de 500 anos. 

Além do modelismo das máquinas medievais de guerra, o autor mostra em paralelo 24 gravuras em metal e nas técnicas de ponta-seca, água-forte e água- tinta, segundo o curador Walter de Queiroz Guerreiro da Associação Internacional de Críticos de Arte.  Responsável pela programação do Instituto, o gestor cultural e pesquisador Edson Machado destaca na exposição "As Máquinas de Guerra de Leonardo da Vinci " a oportunidade única de conhecimento do público catarinense, principalmente estudantes, para um dos períodos mais ricos da história da civilização - o Renascimento - através das obras de um gênio ao mesmo tempo   inventor, pintor, matemático, arquiteto, escultor, construtor bélico, escritor e anatomista.  
                               
Fotojornalismo
       
A arte da fotografia também está presente na programação do Instituto com a abertura do 14º Prêmio Internacional New Holland de Fotojornalismo, concurso lançado em 2021 à profissionais e amadores da fotografia temática. São 32 painéis fotográficos mostrando a realidade dos trabalhadores e moradores das zonas rurais dos países da América do Sul selecionados e premiados no Brasil, Colômbia, Peru e Uruguai. 

Segundo o Edson Machado " esta exposição cumpre a sua função artística e social por meio do olhar atento de cada fotógrafo revelando imagens comoventes e esperançosas da força do trabalho para quem vive no campo". Dois fotógrafos catarinenses são destaque:  Ricardo Wolffenbüttel de Florianópolis com o Primeiro Lugar na categoria Profissional/Campo, e Daniel Machado de Joinville, com duas obras em P x B selecionadas.  

A exposição é uma realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da New Holland e apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina.
                                  
Técnicas Mistas
       
A dialética entre a arte contemporânea e as origens e tradições dos povos é explorada com originalidade e extrema delicadeza por outro artista que está em cartaz no Instituto. Fábio Crisanti nasceu numa pequena e distante aldeia na Patagônia, Argentina, e expõe pela primeira vez no Brasil a convite do Instituto Internacional Juarez Machado, uma série de obras produzidas com técnicas mistas. 

O artista se apropria das lendas, da história e da filosofia latino-americana com a intervenção de tintas metálicas, tecidos, pedras preciosas, madeiras, papéis transparentes, amarras de corda, e instrumentos que utiliza para transformar pipas, ou pandorgas, em objetos de arte.   

A exposição de Fábio Crisanti tem a expografia na Biblioteca do Instituto, leva o título de " Seda", reúne 22 trabalhos inéditos e é resultado da curadoria de dois pesquisadores de suas obras, o argentino Guillermo Torres e o catarinense Edson Machado.
          
Juarez Machado, música e gastronomia
     
Além das aberturas programadas, o público poderá ver ou rever " Cidadão do Mundo" exposição de pinturas, desenhos e esculturas de diversas fases artísticas de Juarez Machado, do acervo da instituição cultural e " Pintor de Paisagens" em exposição no antigo casarão da família, reunindo 65 telas originais produzidas em vários países sob a temática da paisagem.
     
Ainda no período do sábado dia 12 nos jardins do Instituto também haverá atividades ligadas a 1ª Semana Clubber de Música com apresentações dos DJs Stereo, Waltervelt, Ra7a, e performances dos artistas Elô Maia e Igor Göri.
     
A gastronomia estará por conta da Zeit Bier e Arquitetos da Pizza, das 10 h às 17 h, e você poderá adquirir e degustar nas nossas mesas e jardins.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página