Blog Top Society - Karla Cruz

Bolo Rei: Receita tradicional portuguesa que encanta o Natal

29/12/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/7887_post_12906.jpg
Bolo-rei, bolo de reis ou bolo de Natal é um bolo festivo em forma de coroa incrustada de frutas cristalizadas e secas, que simbolizam os presentes oferecidos pelos Reis Magos: a cor dele, o ouro, as frutas a mirra e o aroma do bolo o incenso. A receita é muito tradicional na tradição portuguesa, e se come tipicamente na Quadra Natalícia, que é Dia de Reis (6 de janeiro). O chef luso-brasileiro Júnior Ventura, da Portus Padaria Artesanal (Blumenau/SC), ensina a receita original.
 
Ingredientes:
660 g de farinha de trigo
25g de fermento
160ml de leite 
160g de açúcar
10 gemas
160g de manteiga
1 colher chá de sal
100g de passas 
80g de amêndoas
80g de nozes
100ml de Rum
100ml vinho do Porto
 
Modo de Preparo:
1.    Deixar de molho as passas no rum e vinho do Porto por aproximadamente 2h antes de começar o preparo. 
2.    Em um bowl, adicione a farinha de trigo, açúcar, fermento, sal, as gemas, manteiga, leite e bata na batedeira, velocidade baixa, com o gancho de massas ou amasse na mão se preferir. 
3.    Leve a massa à mesa e sove até ficar bem lisa. Abra a massa e adicione os frutos secos juntamente com as passas demolhadas previamente. 
4.    Volte a amassar suavemente, até as frutas estarem totalmente incorporadas à massa.
5.    Divida em 3 partes iguais (de aproximadamente 550g), boleia-as e deixe-as descansar por 10 min. Com o cotovelo, ou um rolo de massa, faça um buraco ao centro, e vá modelando, de maneira a formar uma rosca, com aproximadamente 25cm de diâmetro. 
6.    Coloque em uma assadeira untada e deixe crescer até dobrar de volume. Quando estiver crescida, pincelar com dois ovos batidos. A seguir, adicione à volta do Bolo Rei, amêndoas laminadas e as frutas.
Dica: Comece colocando três montinhos de açúcar de confeiteiro e depois intercale com as frutas para decorar. Use figo, pêssego, cereja e açúcar de confeiteiro para decorar.
1.    Leve ao forno pré aquecido em 180ºC por 35 minutos. 
 
Harmonize com um Vinho do Porto e delicie-se!
 
Diz a tradição que dentro da massa deve ser colocada uma fava ou um pequeno brinde ou moeda. Quem encontrar a fava tem que trazer o Bolo Rei no ano seguinte, mas terá muita sorte também. Porém é uma tradição que não se segue mais pelo perigo da pessoa que encontrar se machucar ou engolir os objetos.
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página