A Audiba, empresa paranaense de aparelhos auditivos, registrou crescimento nos atendimentos residenciais ao longo do período
de pandemia. A empresa, que realiza o procedimento desde o início de suas
atividades, viu as solicitações de acompanhamento domiciliar saltarem cerca
de 80% ao longo desse mais de um ano de isolamento social necessário.
O Paraná responde hoje por mais de 883
mil casos de Covid-19, com 19.073 mortes. No momento, a capital Curitiba se
encontra em bandeira laranja, com algumas atividades e serviços em
funcionamento com regras menos rígidas – mercados, farmácias, comércios de
produtos e alimentos para animais e materiais de construção – e a suspensão de
estabelecimentos destinados a eventos culturais, sociais e comerciais, como
casas de shows, baladas, congressos, convenções e reuniões com aglomeração de
pessoas. Manter o serviço neste período foi a maneira encontrada pela Audiba de
prosseguir com os atendimentos oferecendo mais segurança e comodidade a
seus pacientes.
As visitas são realizadas com hora
marcada. Todos os protocolos de segurança necessários para garantir a
segurança e as determinações das autoridades sanitárias são cumpridas à
risca pela empresa durante as consultas domiciliares, que duram, em média, meia
hora. Uma fonoaudióloga faz até cinco atendimentos diários. Nesse
serviço, faz as adaptações e ajustes necessários, realiza a troca de baterias,
se for o caso, a higienização da prótese e esclarece eventuais dúvidas dos
usuários quanto ao uso do material. Todo o procedimento é gratuito. O paciente
da Audiba paga apenas pela substituição de baterias e por demais equipamentos
que necessitem de reposição.
A rede trabalha com soluções em
tecnologia e aparelhos auditivos em todos os níveis, desde perda de audição
leve a mais profunda. A demanda pelos atendimentos em domicílio, uma tradição
da Audiba, começou a registrar crescimento a partir de março do ano passado,
sobretudo entre a terceira idade, devido à pandemia do novo coronavírus.
“Realizamos o projeto de atendimento domiciliar desde o início das atividades
da Audiba”, explica Márcia Bonetti, fonoaudióloga e responsável técnica da
empresa. “O atendimento domiciliar é feito com todos os nossos pacientes que já
fazem uso de aparelho e que precisam de acompanhamento”, informa. Somado
ao atendimento domiciliar, a empresa faz o acompanhamento dos pacientes também
via WhatsApp.
Hoje, o modelo de atendimento
residencial está disponível em Curitiba e em todos os municípios da Região
Metropolitana da capital do Estado. Ao todo, são cinco consultas diárias
realizadas pela Audiba, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, a empresa
oferece atendimento presencial nos endereços no bairro do Portão, e também
em Campo Largo e Araucária.
O trabalho de reabilitação auditiva,
por meio da adaptação com aparelhos auditivos, significa devolver qualidade de
vida ao paciente. Por isso, o conceito do atendimento da Audiba é o de tornar
viável o acesso às tecnologias disponíveis para todas as classes sociais.
”Quando trabalhamos com saúde, jamais podemos fazer distinção de quem
pode ou não voltar a ouvir”, resume Marcia. “O atendimento é igual para todos
os pacientes, e o pós-venda é presente, a partir do trabalho de uma equipe treinada
para esse tipo de serviço”, destaca Márcia.